Pontos Fortes
Revestimento Interno de Aço Aluminizado
Bom controle de temperatura
Design Único e Discreto
Pontos Fracos
Temperatura da porta elevada (95°C)
Dificuldade no uso da função Favoritar
Limpeza interna mais complicada
Avaliação
Dez 15, 2025, 5:31 PM
12 min de leitura
Compartilhar












Revestimento Interno de Aço Aluminizado
Bom controle de temperatura
Design Único e Discreto
Temperatura da porta elevada (95°C)
Dificuldade no uso da função Favoritar
Limpeza interna mais complicada
Desempenho
Design e Acabamento
Praticidade e Versatilidade
Limpeza
Segurança
Outros Pontos
Conforto Sonoro
É impressionante a mudança que teve no portfólio de air fryers da Philips Walita nesses últimos 5 anos. A empresa sempre foi referência no assunto, mas tinha apenas dois modelos de air fryers no mercado. Desde que começaram a tirar o destaque da Liva, praticamente a pioneira das air fryers no planeta, a marca vem trazendo modelos novos com frequência e cada vez mais ousados!

Essa airfryer Philips Walita Série 3000 tem o design mais inovador que já passou por nossos testes. Uma unidade com janela e curvas futuristas muito diferentes. Goste ou não, é pouco provável que vai passar despercebida.

O visual do produto agradou, com muitas curvas e uma área acrílica contornando o produto na área da janela. O topo levemente inclinado e um painel digital que quase desaparece quando desligado também foram bem quistos pela simplicidade e elegância.
Na frente é um conjunto largo, todo em plástico fosco. O pegador pintado de prata, faz conjunto com a fita de inox que circunda o corpo próximo da janela de acrílico.

O encontro entre as peças está bom. Mesmo em transições de materiais como o metal para o plástico preto, assim como no acrílico transparente para as junções do topo e chaminé. Não há deformações no plástico visíveis, algo surpreendente em uma air fryer grande como essa.
A Philips Walita soube muito bem esconder a entrada de ar desta air fryer. É somente uma fresta entre o acrílico e o topo, tão sutil que a maioria nem vai perceber que existe!

A porta abre suavemente deslizando sobre as guias de nylon no fundo da cavidade. Há uma peça acrílica no topo da alça que facilita empurrar a porta para ser aberta. Internamente o cesto e coletor são peças separadas. A estética das peças agrada e o encontro entre o cesto e coletor estão bem ajustados. Não há excesso de folga e ao mesmo tempo tem um encaixe suave.

A empresa declara ser uma air fryer 7,2 Litros de volume, mas este é o volume do coletor. O cesto, peça que realmente comporta os alimentos, possui um total de 4,8 litros de volume. É uma capacidade grande, e por não ser excessivamente fundo tem uma grande área útil. Medindo o volume do coletor chegou a dar 7,3 Litros.

Ambos coletor e cesto possuem antiaderente e no centro do coletor há uma borracha para travar o movimento do cesto, dessa formas as peças de metal não se riscam. Pelo mesmo motivo adicionaram um “bico” de nylon no coletor dessa air fryer Walita 3000, ajuda a evitar riscos ao manusear.

Internamente a cavidade é toda metálica, similar a outras air fryers Philips Walita já testadas. A diferença maior está no topo da cavidade, pois ali há uma janela de vidro, iluminação com invólucro em vidro e um direcionador de ar.
Essa peça metálica guia o fluxo de vento para os cantos. Estava presente no modelo Liva, uma das primeiras air fryers do mercado, mas depois sumiu. Imagino que tenha sido adotada na air fryer Walita 3000 para melhorar o desempenho, pois a resistência fica mais deslocada para trás e aí vale um auxílio extra para conseguir chegar nos cantos antes do ar se dispersar.

O painel é todo por toque, com ótima resposta e boa visibilidade independente da luz ambiente. Quando desligado fica praticamente impossível perceber os LEDs e botões. Muito discreto e bem feito.

Quase todos os LEDs da Airfryer Philips Walita Série 3000 são botões, o que facilita a programação do menu. Em muitas air fryers, há somente um botão no painel para os programas e se torna necessário ficar apertando várias vezes até chegar no programa desejado. Aqui não é o caso.
São 10 opções pré-programadas no menu de receitas, 9 delas de 40 a 200°C de temperatura e um tempo máximo de 180 minutos. O único programa com outras configurações é o desidratar que vai de 40 a 80°C e que pode ficar ligado até 24 horas.

Fora do círculo central, onde ficam as receitas, estão as opções de configuração básicas como tempo e temperatura e algumas extras, mais exclusivas.
Uma delas é a opção de Mexer os Alimentos. Dependendo do programa escolhido ela já será habilitada, mas você sempre pode optar ou não por ela. Sua função é parar no meio do ciclo para te lembrar de mexer os alimentos no cesto. Batatas é um exemplo clássico dessa utilidade.

Outra opção é o Manter Aquecido, que trabalha a 80°C. É possível usar a função isoladamente, mas também é possível configurá-la junto com algum programa. Nessas situações o Manter Aquecido inicia assim que o ciclo termina e mantém os alimentos em 80°C.
A Luz também possui seu botão, permitindo ser ligada e desligada em qualquer momento. Por sinal, a janela é grande e proporciona boa visibilidade interna.

Por último tem o botão para Favoritar uma configuração. Neste caso é possível escolher uma temperatura e um tempo e deixar gravado na opção. Assim, sempre que iniciar a air fryer Walita 3000 e apertar ali, a configuração desejada já está disponível em um clique.
Apesar do fácil entendimento, configurar o Favoritar é um tanto chato. Você precisa selecionar a função, alterar tempo e temperatura como desejar, e depois segurar o botão Favoritar para salvar suas escolhas. O ruim, é que se for editar novamente, o Favoritar te ignora e volta para o padrão de fábrica. Só após retornar ao padrão é possível configurar a função novamente.
Esta foi a única opção pouco intuitiva do painel. De resto é bem simples, acendendo somente os botões pertinentes a cada momento. O som agradou também. É diferente do bip da maioria das air fryers e há sons diferentes para confirmação quando favoritando e quando atinge os limites mínimo e máximo de temperatura e tempo.
O controle de temperatura fica bem ajustado ao valor programado. Há flutuações de 7°C em torno da média, as mais baixas que já vimos. Normalmente air fryers oscilam por volta de 20°C.

Testes com Alimentos
No preparo de batatas fritas ela se destacou. Entregou um ótimo resultado em somente 15 minutos! No ponto certo de crocância, ótima homogeneidade e bem douradas. A Philips sabe muito bem fazer batatas.
No preparo de carnes também não decepcionou. Fez a carne no ponto em 10 minutos. Está muito bem na entrega, ficando próxima da Philips Ri9270 (avaliada no passado).

Algo que acaba pecando um pouco é no preparo de alimentos que ocupam vários pontos do cesto e não são mexidos no processo. No preparo de pães de queijo, os pães mais próximos da frente da air fryer douraram menos. Isso provavelmente é devido à resistência ficar deslocada para trás para acomodar a janela.

Ainda assim, está consideravelmente superior a outras que já vimos com essa configuração. O resultado do pão de queijo na air fryer Walita 3000 não ficou tão bom quanto nas Ri9270 e Ri9280, mas se deixar a unidade trabalhar em 150°C por 15 minutos, o resultado é homogêneo com pães crescidos e crocantes.
Se tratando de consumo, a unidade se saiu bem considerando ser uma air fryer walita grande. Marcou 0,74 kWh por hora de funcionamento, próximo da média.

O ruído sonoro dela está abaixo da média, emitindo pouco mais de 52 dBA. Ainda está mais barulhenta que outras Philips como a Ri9270 e a NA130. recentemente avaliada. O barulho se torna mais notável quando desliga sua resistência e o ventilador ganha mais velocidade.

Na área externa esta air fryer Philips Walita é uma das mais simples de limpar. Não tem cantos de acúmulo no topo e o plástico fosco não deixa marcas de dedo, a não ser que use com as mãos engorduradas.
Vale cuidar quando limpando o acrílico externo. É uma peça que risca com materiais abrasivos.
Internamente há um destaque que está vindo para ficar nas air fryers Philips Walita. A empresa migrou do aço galvanizado para o aço aluminizado nas chapas internas. Esse aço tem mais resistência a manchas e corrosão, então espera-se um produto mais robusto nessas áreas que sofrem respingos.
Não foram testes que realizamos na Harpyja, mas a Philips compartilhou conosco alguns comparativos entres os materiais galvanizado e aluminizado, uma evolução inegável. Lembrando que ainda assim não é tão robusto quanto o aço inoxidável ou esmaltado.
O cesto e coletor possuem um bom antiaderente. Dos testes realizados só foram riscar quando esfregados com bucha verde fortemente. Está comparável com os mais robustos já testados aqui. Ainda assim vale usar bucha alaranjada (para vidro) ou no máximo a azul (para antiaderentes).

Os parafusos do coletor estão mais altos que o fundo do cesto, tornando possível deixar o cesto submerso em água. Além disso, a Philips adicionou uma borracha de vedação nos parafusos. Evita enferrujar o cesto e contaminação em áreas inacessíveis.
O ponto mais chato de limpeza é no topo da cavidade interna. A região é difícil em todas as air fryers, mas aqui acaba sendo acima da média, pois tem uma guia extra de metal e um local onde fica a lâmpada. A área do vidro também é um extra na limpeza, mas pelo menos a Philips deixou a área muito bem acabada, com uma borracha bem vestida entre o vidro e o metal.

A área entre o vidro e o acrílico parecem muito bem vedados, o que deve garantir a visibilidade durante a vida do produto.
A unidade é larga com quatro pezinhos de borracha que mantém a estabilidade do produto em qualquer instância. Mesmo abrindo a porta abruptamente o conjunto não desliza à toa.
As temperaturas externas foram brandas em grande parte das regiões. Na porta pode ser preciso mais atenção, com pontos acima de 90°C. Pelo menos a alça está distante do corpo e segue fria.

O encaixe do cesto e coletor são bons. Mesmo com bastante peso a peça não flamba à toa. O botão para liberar o cesto é prático, mas ao mesmo tempo não fica em posição de ser apertado sem intenção.

A Philips finalmente aumentou o cabo de alimentação, deixando a air fryer Walita 3000 com cabo acima de 1 metro. Além disso, atrás há espaço para enrolar o cabo. A peça também serve como meio fácil de segurar para transportar o conjunto. Seu consumo com a resistência ligada é em torno de 1800W, ou seja, plug de 20A para 127V e 10A para 220V.

Lembrando que a Philips Walita oferece 2 anos de garantia no produto desde a data de compra.
A airfryer Philips Walita Série 3000 conseguiu superar no design, trazendo junto uma janela de respeito. Mesmo com um cesto grande, ainda garantiu ótimos resultados e um baixo ruído. No geral é uma air fryer prática de usar e com muitas qualidades extras; certamente irá satisfazer a grande maioria.
Acessórios
Acionamento contínuo
Altura (cm)
Aviso Sonoro?
Comentários


