Avaliação

Batedeira Planetária Philco PBP800 Turbo Inox

Out 25, 2022, 8:26 AM

9 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Philco PBP800 Turbo Inox
Logo youtube
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 1
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 2
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 3
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 4
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 5
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 6
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 7
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 8
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 9
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 10
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 11
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 12
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 13
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 14
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 15
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 16
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 17
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 18
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 19
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 20
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 21
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 22
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 23
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 24
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 25
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 26
Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem 27

Pontos Fortes

Velocidades altas para bater massas leves e médias

Bom acabamento e pintura

Tigela de inox com alça vertical

Pontos Fracos

Velocidade de partida muito alta

Ruído alto

Estrutura mecânica sofre para bater massa pesada

Nota:

7.0

Desempenho

5.2

Praticidade

7.6

Design e Acabamento

7.9

Limpeza

6.8

Segurança

8.2

Robustez Aparente

6.8

Outros Pontos

5.9

Conforto Sonoro

7.3
banner telegram black friday detalhei

Avaliação da Batedeira Planetária Philco PBP800 Turbo Inox | Harpyja

A Philco criou uma “escadinha” de níveis de batedeiras planetárias, com a PBP600 sendo o modelo de entrada com corpo em preto ou vermelho, o modelo testado aqui (PBP800) com um pouco mais de potência e corpo pintado imitando metal e o modelo acima, a PBP1200 com corpo metálico e mais potência ainda. A linguagem do design das batedeiras é similar, algo interessante para a identidade da marca.

Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem sobre Philco-Batedeira-Planetaria-Turbo-Inox_001

A Philco decidiu manter essa linha de batedeiras somente em cores chamativas: amarela (a avaliada) e vermelha.  O que muda entre elas é somente o seletor e a peça no topo do corpo. De repente, se enjoar da cor é fácil mudar.

Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem sobre amarela e vermelhaPhilco PBP800 Turbo Inox - Imagem sobre amarela e vermelha2

Visualmente o conjunto agrada. O corpo é inteiro de plástico rígido, com todo o corpo pintado de tinta metálica sobre um plástico cinza. O material escrito é em preto, fornece boa leitura além de uma boa qualidade de impressão.

O acabamento da batedeira agradou, não há desencontro de peças nem deformações visíveis no plástico. A cor metálica do corpo combinou com o inox da tigela e da faixa em inox no corpo. Por sinal, o destaque em relevo na faixa de inox ficou agradável também.

Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem sobre Philco-Batedeira-Planetaria-Turbo-Inox_001_005

Tigela e Batedores

A Philco deu uma investida na tigela da batedeira, pois além de ser uma peça de inox também vem com uma alça vertical, similar a utilizada na planetária KitchenAid e na Philco PBP1200. Ficou uma peça visualmente simpática e prática de manusear.

O encaixe é feito por interferência na base plástica. A Philco deixou a base da tigela com o metal arredondado e isso ajuda bastante a poupar a área da base de riscos. Será inevitável com o tempo, mas vai resistir mais por esse detalhe na tigela.

Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem sobre Philco-Batedeira-Planetaria-Turbo-Inox_001_004

Junto com a tigela vem um aparador que fica preso na cabeça da batedeira. É uma peça prática de encaixar e tem abas que vestem na tigela assim que a cabeça é abaixada. Na frente há um alimentador sem tampa. É útil, mas poderia ter uma boca maior e ser um pouco mais espesso. Uma pequena queda pode danificá-lo.

Os acessórios são os mesmos utilizados nos modelos mais simples da Philco, com o gancho e raquete em alumínio rugoso (pode ser que seja Zamac) e o fouet em plástico com arames finos de inox. Nesse quesito seria interessante que esses arames fossem um pouco mais espessos (como vem na Philco PBP1200) para poder bater massas mais viscosas. Pode ser algo interessante para aqueles que somente fazem coberturas e buscam aerar massas bem leves.

Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem sobre batedores small

Ao levantar a cabeça ela trava em 45 graus, um ângulo comum usado em planetárias. Como a tigela é alta, acaba que os batedores ainda ficam parcialmente para dentro da tigela, necessitando dar uma dobrada na tigela caso queira removê-la sem remover os batedores.

A cabeça é erguida com o auxílio de uma mola. A tensão está adequada, se não tiver nada pesado grudado no batedor ele irá subir e sem violência. As ventosas na base garantem boa aderência em superfícies lisas. Quando batendo, o conjunto se manteve estável na bancada.

Desempenho

Apesar da Philco PBP800 possuir 12 posições no seletor de velocidades consideramos que poderia ser somente 6, pois a variação entre várias posições é pequena, tendo somente uma diferença de 24% da velocidade máxima para a mínima. Para dar uma noção, a Philco PBP1200 tem uma variação de velocidade de 70%, proporcionando muito mais flexibilidade na escolha de velocidade para bater.

Ao preparar suspiros, foi rápido em atingir o ponto ideal das claras em neve e também atingiu em poucos minutos o ponto de suspiro com o acréscimo de açúcar. Só vale dar uma misturada manualmente do açúcar com as claras em neve para evitar que o açúcar grude nas paredes da tigela, devido a velocidade mínima ser altíssima.

No preparo de bolos a Philco PBP800 também se saiu muito bem. Não deixou remanescentes no fundo, e trabalhou muito bem na área próxima das paredes. Homogeneizou rapidamente a mistura. Vale usar o aparador pois na partida sai muita farinha para fora da tigela.

Para pães a situação complica mais. Como a velocidade mínima é muito alta, todo o movimento de sovar a massa é agressivo. O conjunto entrega, conseguiu bater a massa, mas é um tanto custoso para a estrutura mecânica da batedeira. Dá para ver o quanto o conjunto mecânico está sendo forçado ao usar o aparador. É uma batedeira bem potente, o motor de 1000W tem potência de sobra em relação a robustez de sua estrutura física.

Levamos a estrutura até o limite para ver quanto de massa a batedeira suporta bater e ela conseguiu entregar um pão de quase dois quilos, com praticamente 1,5kg de massa. Até impressionou que a batedeira da Philco conseguiu atingir esse nível, porém não recomendaria fazer algo assim devido à limitação mecânica da planetária.

Quando se trata de ruído, a Philco PBP800 tem ruído alto, mas similar a batedeiras de seu valor no mercado. Não se compara com produtos mais robustos e versáteis como a Oster OBAT911 ou KitchenAid, onde o ruído mínimo da PBP800 é mais alto que o ruído máximo dessas batedeiras mais completas.

Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem sobre Philco-Batedeira-Planetaria-Turbo-Inox_001_007

Limpeza

Por mais que o corpo seja fácil de limpar, não tem muitas frestas para acúmulo, infelizmente vai demandar uma limpeza grande toda a vez que fizer preparos com farinha. O uso do aparador ameniza a sujeira, mas se for fazer pão é expelida farinha por todos os cantos devido ao trabalho da cabeça.

A tigela de inox é um ponto forte, pois pode ser jogada na lava louças e/ou esfregada sem dó. 

A pintura metálica não deixa marcas de dedos, e se bem cuidada mantém o produto sempre com cara de limpo. O amarelo no topo, mesmo lustroso, não demonstra sujeira com facilidade.

Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem sobre P1700411

Vale cuidar da área do pescoço que tem várias frestas, mas de todos os testes que fizemos não pareceu algo fácil de sujar.

Segurança

O cabo de alimentação tem pouco mais de 90 centímetros. Poderia ser um pouco mais longo, o espaço embaixo da base para retrarir e guardar o cabo agrada. Deixa o conjunto mais seguro para transportar além de prático. 

Philco PBP800 Turbo Inox - Imagem sobre cabo

Não há fuga de corrente na unidade, mesmo nas áreas metálicas como a tigela de aço inoxidável.

Apesar de ficar estável quando batendo, devido às ventosas, a velocidade mínima é alta demais para lidar com alimentos que geram desbalanceamento, como massas pesadas. Nesses casos vale sempre ficar de olho na batedeira quando trabalhando, pois a farinha que cai sobre a bancada diminui a aderência das ventosas e com isso a chance da unidade andar fica cada vez maior.

Outros Pontos

No manual de instruções a empresa cita que o produto pode trabalhar continuamente por apenas 3:30 minutos, o que inviabiliza o preparo de muita coisa. Pelo que vimos, vale mesmo pegar leve no preparo de pães, mas caso queira bater uma maria mole por longos períodos, onde não vai sobrecarregar a área mecânica da planetária, não parece algo para se preocupar muito. A Philco oferece 1 ano de garantia desde a data da compra do produto. 

Conclusão

A Philco PBP800 está realmente com uma aparência agradável e um acabamento bom, mas ter uma velocidade de partida mais baixa teria trazido muito ganho para sua utilização. Seus resultados foram bons para massas leves e médias, mas para pesada vale usar com cautela. Se não pretende bater muito pão, há grande chance de satisfazer.

  • Acessórios

    3 batedores e 1 tampa anti respingos
  • Altura (cm)

    35.8
  • Arame do fouet (mm)

    1.5
  • Comprimento (cm)

    38.6

Comentários