Pontos Fortes
Consumo de Energia abaixo da média
Jarra em Inox com bom acabamento
Medidor de água na jarra
Pontos Fracos
Parede externa fica na temperatura da água fervendo
Corta pingos e Filtros de plástico
Sem controle de temperatura
Avaliação
Dez 10, 2025, 3:17 PM
13 min de leitura
Compartilhar

















Consumo de Energia abaixo da média
Jarra em Inox com bom acabamento
Medidor de água na jarra
Parede externa fica na temperatura da água fervendo
Corta pingos e Filtros de plástico
Sem controle de temperatura
Seja para preparar um chá, lavar a louça, passar um café ou qualquer uma das várias utilidades, vale buscar maneiras rápidas de esquentar água. E já mostramos que chaleiras elétricas fervem mais rápido que uma boca de fogão comum.
Atualmente existem 2 modelos de Chaleira Elétrica Walita: o modelo Série 3000 de Inox, avaliada neste texto, e o modelo Série 5000 com controle de temperatura todo em plástico.

O corpo da Chaleira Elétrica Philips Walita Série 3000 é construído em aço de inox escovado, trazendo um aspecto mais robusto pro conjunto. Seu design lembra bastante o modelo de inox EKA23 da Midea, porém sem o visor central característico e bico mais largo.

Seu bico é soldado no corpo, e o acabamento fica bem discreto com evidências completamente escondidas pelo corta-pingos na região interna.

Por dentro do bico há uma vedação de silicone entre a junção do corpo. É incomum encontrar esse tipo de acabamento, mas ajuda a evitar água acumulada em frestas bem estreitas.
A parte de baixo do corpo é construída em um plástico resistente na cor preta e fosca. Fica bem encaixado no corpo com ótimo acabamento. Seis bolinhas servem como pés que estabilizam e possibilitam as saídas de água do ladrão.

O conector elétrico da base é da fornecedora Strix, a mesma encontrada nos modelos EKA23 da Midea e Hamilton Beach com jarra de vidro. Há diferenças no design, portanto as bases podem não ser intercambiáveis entre as chaleiras, mas é o mesmo conector.

Essa base é construída no mesmo plástico que do corpo da chaleira. Em uma espécie de disco com o centro mais levantado, permite um bom encaixe da jarra e movimentação livre.
Embaixo é possível enrolar o cabo de alimentação, quando for necessário guardar o produto, deixa apenas uma sobra para fora. Apesar disso, o tamanho de 71 cm poderia ser um pouco mais longo.

No contorno da base, há bolinhas seguindo a mesma lógica da chaleira: servir de pés de apoio. São 2 maiores e outros 4 menores, além de 1 pé de borracha para ajudar na aderência. A borracha ajuda, mas a base ainda desliza sobre a bancada. Seria mais interessante se os outros 2 “pezinhos” maiores também fossem de borracha.

Atrás da chaleira está o pegador, que possui uma boa ergonomia. Construído em um plástico preto fosco e resistente. Seu acabamento é de qualidade com uma boa fixação sobre a parte de inox.

Atrás da alça fica o medidor de volume da chaleira, com visibilidade razoável devido ao lugar em que está localizado.
O indicador de capacidade tem um reservatório à parte do restante da chaleira. A água passa através de 2 furos no interior, permitindo entrada para medição.

As marcações são predominantemente em xícaras (cada uma representando 250 mL). Por isso a marcação de 1 Litro é compartilhada com a de 4 xícaras. O nível máximo serve de exceção, registrando 1,7 Litros.

Parece que a marca está utilizando a referência de 250 mL para medidas em xícaras ao invés de 240 mL. É um tanto incomum, mas com as marcações de volume bem precisas, é nítido que foi uma escolha intencional da marca.
Caso seja necessário uma medida menor, é possível utilizar a medida de 1 xícara. Ela se encontra no interior da chaleira localizada perto do pegador. Ela possui um erro de 10 ml, mas certamente para o dia a dia será difícil acertar essa medida com precisão por possuir pouca visibilidade.

As únicas partes plásticas são a dobradiça e tampa, os furos siliconados para o medidor de volume e o corta pingos com filtro removível.

Essa peça é construída em plástico PP, e alguns podem se incomodar por este material estar em contato com água quente. A qualidade do filtro não é das melhores, mas cumpre suas funções.

É muito comum associá-lo à filtragem de folhas de chá, impurezas na água e também a pedras de cálcio que podem ser encontradas em regiões de água dura. Porém, não há nenhum indicativo no manual do produto de que a chaleira possa receber chá ou preparar outras misturas em seu interior que não sejam água. A Philips Walita declara que o filtro possui a capacidade de conter partículas de 200 micrômetros (0.2mm).
Caso não queira utilizar o filtro, é possível removê-lo. O corta pingos também pode ser retirado, porém com mais dificuldade e de forma específica: empurrando levemente para baixo e soltando até que as presilhas de cima se desprendam. Se feito de forma mais abrupta pode danificar a peça.
De qualquer modo, o manual não fala sobre a retirada do corta pingos ou do filtro. A jarra é apresentada com corta pingos embutida no inox, assim como a Midea EKA23.

O produto como um todo possui cerca de 25 centímetros de altura, 15 centímetros de largura e 23 centímetros de comprimento. Um tamanho bem convencional entre as chaleiras.

Para inserir água é necessário abrir a tampa do produto. A chaleira possui um botão acima do pegador que ao pressionar se abre de forma rápida.

Sua posição facilita ser pressionado, já que o dedo polegar naturalmente se posiciona em cima ao segurar a chaleira.
O pegador é ergonômico, deixando bastante espaço para os dedos. O visor também serve como uma barreira plástica, impedindo encostar no metal quente.
Para ligar, o produto deve estar sobre a base, a qual encaixa bem e permite rotacionar a chaleira Philips Walita por completo em cima.
Com essa etapa concluída, basta descer a alavanca logo abaixo do pegador. O mecanismo permanece bem leve, sem necessidade de força, e nem se ativa com a chaleira fora de sua base. Da mesma forma, levantar a alavanca ou tirá-la de sua base desliga a chaleira.

O material é de um plástico transparente translúcido, destacado pela chaleira ligada devido a um LED azul que se acende na região.
Ao servir, a água sai de forma controlada e sem escorrer pela lateral. Tanto o ângulo escolhido para o bico como o corta pingos, ajudam a não ter esse tipo de problema.

A tampa veda bem durante o uso, mesmo se a jarra estiver muito inclinada a água vai seguir o caminho do bico.
Porém, abrir após ter recém fervido água pode fazer com que algumas gotículas que se acumulam na tampa escorram para o pegador. Apesar de ser visto o esforço para controlar este problema com o design no final da tampa em espécie de canal, ainda não soluciona plenamente a situação.
A jarra pesa cerca de 750g, é leve devido ao material de inox. Se utilizado em sua capacidade máxima de água pode chegar a 2,4 kg; pode cansar um pouco se segurado por muito tempo.
Com 1 L de água a chaleira elétrica Walita alcança a fervura em pouco menos de 5 minutos. Com metade dessa quantidade esse tempo cai para cerca de 2 minutos e meio. O tempo de espera é relativamente perto da maioria das chaleiras elétricas testadas por nós.

Vale ressaltar que esse tempo foi medido com o modelo de 127v que possui 1250W. Na versão de 220v esse tempo será menor devido à potência maior de 1850W.
Quando a água chegar a temperatura de fervura, a chaleira continuará ligada por 33 segundos e então desligará. Nesse ponto a alavanca de acionamento sobe.
O consumo de energia para a fervura de 1L de água chega a ser a mais baixa registrada até agora, com 85.6 Wh. O resultado é 15% menor que a média das chaleiras elétricas avaliadas.

O produto demora cerca de 62 minutos para esfriar até 60°C depois de desligar. Comparado a outros modelos esse tempo é baixo. Isso pode ser devido ao interior ter somente uma única camada de revestimento, e sendo metálico a temperatura acaba se dissipando com mais facilidade.

A chaleira elétrica Philips Walita chega a cerca de 60 dBA. É alta se comparado com outros modelos, mas uma característica comum de chaleiras em inox com uma camada apenas.

A quantidade máxima de água que o produto consegue esquentar é de 1,7 Litros. Se adicionado um pouco a mais não irá respingar para fora, porém já é possível ver a água chegando no bico.
Deixar o produto ligado com água e a tampa aberta pode fazer com que a chaleira seque toda a água. Caso isso aconteça, haverá o acionamento do protetor térmico. Enquanto o produto não esfriar o suficiente não será possível ligá-lo novamente.
Pela falta de uma segunda camada de revestimento, essa chaleira elétrica Walita atinge externamente a mesma temperatura que a água do interior. No entanto, locais como o pegador e a base plástica não esquentam muito, ainda sendo possível o toque.
O lugar que chega a ficar quente é o conector que chega aos 78°C. Aqui o contato no dia a dia é baixo, mas caso encoste vai dar um susto.

Apesar de seu corpo ser todo de inox, a chaleira não apresentou fugas de corrente consideráveis em caso de uso de tomadas sem aterramento. Porém, isso não significa que o consumidor possa retirar o terceiro pino do plug da tomada.
O corpo em inox dessa chaleira Philips Walita é fácil de limpar, mas pode incomodar quem não gosta de manchas de dedo no produto. Pode ser que exija mais frequência de limpeza na parte externa para isso com um pano úmido e um pouco de detergente.
É uma recomendação da marca que o produto não seja lavado debaixo da torneira ou submerso em água, com riscos de danificar o produto. Outras marcas recomendam o mesmo. Para fazer a limpeza, use um pano úmido e um pouco de detergente para limpezas na parte externa.
O interior da chaleira elétrica Philips Walita é de inox, sejam as paredes ou fundo. A fresta entre elas fica bem estreita o que pode trazer dificuldades na hora da limpeza.
Além disso, para limpezas internas, uma solução com vinagre ou limão e água fervida ajudam a descalcificar o interior da jarra. Com uma escova depois que o produto esfriar podem ajudar a limpar as frestas entre o fundo e a parede da jarra.
Um lugar que pode acumular água é o medidor de volume. Seu furo inferior está alto o suficiente para que mesmo esvaziando a chaleira, ainda contenha água. Apesar do calor com o tempo conseguir evaporar, a região é envolta de plástico sem ter muito pra onde ir acaba condensando a água.
Apesar do silicone no bico, este consegue acumular poeira e até mesmo pequenos pêlos por estar exposto ao meio ambiente. Se estiver sem uso por muito tempo é importante um enxágue antes do uso.
A Chaleira Philips Walita Série 3000 traz um design robusto e pode agradar quem busca algo simples e eficiente, porém pena no seu revestimento simples que atinge temperaturas altas junto à água. Apesar do esforço em uma chaleira totalmente de metal, o produto entrega partes plásticas, o que pode não agradar parte dos consumidores. Ainda assim, entrega boas medidas e um consumo de energia menor que a média para ferver água.
Acessórios
Altura (cm)
Comprimento do Cabo (cm)
Comprimento incluindo alça (cm)
Comentários


