Avaliação Cooktop 2 Bocas Atlas Utop
No passado a Harpyja teve a oportunidade de explorar a linha Utop da Atlas, junto com seu cooktop 5 bocas, Depurador e Forno de Embutir. Porém, foi abordado mais sobre a linha como um todo que o cooktop propriamente dito.
Agora, porém, temos a oportunidade de trazer a avaliação do cooktop 2 bocas Atlas Utop.
Design e Acabamento do Atlas UTop
Sua construção é muito similar com o modelo de 5 bocas, com a mesa na cor preta e escritos em cinza e laranja. Por sinal, trazem um destaque ao indicadores dos manípulos. Ajuda a visualizar qual boca está sendo acionada.

Os manípulos são pretos em um plástico brilhante com acabamento em fosco no centro, material habitual usado em cooktops e fogões, peças simples sem muito destaque.

Ficam bem encaixadas e firmes nas hastes metálicas, sem muita folga. Na mesa, ficam as vedações de borracha das hastes de forma discreta debaixo dos manípulos.

Contribuindo para o visual do cooktop, os queimadores fornecidos pela marca Italiana Sabaf são de alumínio fundido com acabamento usinado nas laterais.

O espalhador de chamas é mais simples, como um disco plano de ferro fundido esmaltado preto. Sua construção não traz nada mais complexo em seu desenho como já foi visto em outros modelos como o Muller 5B TC PT ou Dako Turbo Glass.

As trempes de aço esmaltado estão bem construídas, com pontos de solta bem realizados entre as partes da trempe. Possuem um bom padrão de qualidade entre elas e sem desníveis.

Seu formato é o mesmo encontrado no modelo AgileUp, trazendo uma identidade visual parecida entre si. São intercambiáveis, ou seja, podem ser trocadas de lugar sem problemas.
O esmalte das trempes é meio áspero nas suas arestas, o que pode com o passar do tempo descascar e sair com maior facilidade.

Os suportes para as trempes também são de aço esmaltado preto e não possuem borracha de vedação entre a mesa de vidro, dessa forma não previne contenção de líquidos, apesar de impedir sujeiras mais grossas para dentro.

Algo que não agradou foi o processo de dobras e fixação das chapas na parte de baixo do cooktop. Por mais que fique escondido sob a mesa, poderia ter um melhor capricho na área. Há muitos parafusos e furos sem propósito, além de dobras mal feitas nos cantos e fixações.

Algo que já havíamos observado no modelo AgileUp da marca, e que se repete aqui como uma característica em seus cooktops.
Já vimos o mesmo tipo de construção da parte inferior no Mueller 5BTCPT. Por mais que não estivesse totalmente bom, possuía uma qualidade melhor nesse quesito de acabamento. Uma característica Outros cooktops optam por formas de contornar esses problemas.
Instalação do Cooktop 2 Bocas a Gás
A mesa de vidro deste cooktop possui 30 cm de largura e 51 cm de comprimento, se mostrando um cooktop 2 bocas portátil com uma altura de 10,2 cm em relação a bancada.

O espaço da instalação que deve ser feito na mesa é de 26cm de largura e 46.3cm de comprimento com um mínimo de 20cm de altura. Com essas medidas, há uma faixa de 2 a 2,4 centímetros na qual o vidro se apoia sobre a mesa.
Esse espaço de apoio é pequeno, comparado com outros modelos que possuem o dobro desse valor. Mas pode-se notar que até mesmo grandes cooktops como o Electrolux GT75X deixam essa folga nas laterais.
As bordas do vidro são transparentes, assim o vão em que se pode colar fita de borracha (inclusa com o cooktop) de forma imperceptível fica estreito.

A entrada de gás se encontra na região mais atrás do produto e inclinada para fora cerca de 45°. Apesar de compactar mais o produto, complica um pouco mais do que se estivesse totalmente para baixo.

Esse cooktop 2 bocas é bivolt, sem necessidade de alterar uma chave. Seu cabo de alimentação fica mais à frente do produto, com um comprimento de 100 cm e conector em L, que se encaixa no padrão de outras marcas.
Usabilidade do Cooktop 2 Bocas
Algo muito útil nesta linha Utop são os queimadores Automáticos, que ligam simultaneamente todos os faiscadores ao pressionar os manípulos para baixo. Ao rotacionar, liberando o gás, a chama pode ser acesa facilmente sem apertar o faiscador (que nem aparece aqui).
As trempes são de uso apenas para panelas de fundo reto. Apesar de serem bem niveladas, não foram pensadas para panelas abauladas, não fornecendo nenhuma estabilidade para elas.

A Atlas recomenda utilizar panelas com diâmetro de 16 a 20 cm para o queimador médio e 18 a 22 cm para o queimador grande. O que restringe bastante na escolha de panelas.

Na realidade, as trempes comportam panelas entre 8 e 22 centímetros de diâmetro. Até é possível usar panelas menores (de até 3,4 centímetros), mas estas ficam longe das chamas.
Usar panelas de 22 centímetros nas duas bocas ao mesmo tempo pode ser complicado, já que neste tamanho elas ficam encostando umas nas outras. Por ser mais compacto do que seu modelo de 5 bocas, o uso de panelas maiores só será possível utilizando uma boca por vez.

Desempenho dos Queimadores
Com uma configuração de 2 queimadores com potências de 1650W e 2850W, a Altas optou em uma cooktop de média para alta potência.

Capaz de entregar uma variação considerável de calor, cerca de 49% em média, o Utop regula melhor sua chama que outros cooktops como o Mueller e o Dako Turbo. Entretanto não chega a variações altas como os modelos da Electrolux GT57X.

Em termos práticos, uma fervura rápida de 2L de água é feita em cerca de 8 minutos e 45 segundos. Comparando com outros modelos, desconsiderando a chama tripla, o Utop fica levemente atrás.

Para uma fervura lenta da mesma quantidade de água o cooktop consegue entregar em cerca de 23 minutos e meio, ficando atrás dos outros modelos e bem próximo do modelo AgileUp da Atlas.
Limpeza do Cooktop 2 Bocas Atlas
Mesa de vidro facilita e muito na hora da limpeza, e juntamente com o esmalte dos suportes das trempes, formam um bom combo para limpeza da superfície desse cooktop 2 bocas. No entanto, são materiais que necessitam de uma limpeza constante, por deixarem marcas de gordura e digitais com facilidade.

As trempes também possuem um ponto positivo para limpeza devido ao seu aspecto esmaltado, porém vale reforçar que o material está sujeito a sair em eventuais quedas ou esponjas muito abrasivas.
Ao transbordar de líquidos na mesa, por mais que não tenha vedação de borracha, fica contida sobre o vidro não adentrando para a parte interna do Cooktop de duas bocas.

Segurança do Cooktop 2 Bocas a Gás
A distância dos queimadores até os manípulos é a mesma que o Utop 5Q, com 14, 5 centímetros, uma distância razoável para cooktop e mesas de fogões. Outros modelos como o Electrolux GT75X de 5 Bocas possui uma distância menor.
Em exemplos mais práticos, se utilizado uma panela com o fundo de 22cm de diâmetro, como discutimos acima, ainda sobraria 3,5 cm de distância até a panela.
É estreito e deve-se ter atenção, até mesmo utilizando o tamanho recomendado pela Atlas os dedos ficam próximos. Mas se compararmos com o modelo GV75P da Electrolux em que esta distância é extremamente próxima, esse cooktop 2 bocas Atlas Utop se coloca em uma zona aceitável entre os concorrentes.
As temperaturas no vidro são altas próximas às bocas, com suas laterais chegando a temperaturas de 110°C, deve-se manter o cuidado de não encostar nessas regiões, principalmente ao lado direito onde atinge esta temperatura.O centro chega a alcançar 153°C.

Os manípulos chegam a 57°C, o que é bom para o tipo de material o qual foi utilizado.

As trempes ficam levemente encaixadas sobre os suportes e não possuem borrachas como em trempes de ferro fundido, são leves e com movimentações de panelas podem se desencaixar com certa naturalidade.
A Atlas recomenda que panelas com cabo longo fiquem orientadas para as guias das trempes, se não, podem se inclinar com facilidade.
Conclusão
O cooktop 2 bocas Utop da Atlas é capaz de suprir o consumidor que busca um produto mais compacto e com bom design. Apesar de não ser o ideal para o preparo com panelas grandes, por questões de espaço reduzido e eficiência menor em relação a outros modelos.
Ainda assim, pode ser um bom auxiliar para áreas gourmet e para pessoas que moram sozinhas.