Avaliação do Fogão a Gás 5 Bocas Consul CSF5VAE | Harpyja
O Fogão Consul CSF5VAE faz parte de uma linha repleta de variações que buscam atender diversos gostos. Desde materiais em inox, mesas em vidro, trempes de ferro fundido, possibilidade de 4 ou 5 bocas e até mesmo opções com timer.

Nesta avaliação abordamos o modelo de mesa de vidro, com trempes de ferro fundido, na cor preta. Único com exclusividade da dupla chama como seu outro modelo todo em Inox, o CFS5VAR.
Além disso, este texto está separado descrevendo a parte da mesa do fogão e a parte do forno para melhor compreensão da avaliação.
Design e Acabamento
As laterais, todas em metal pintado, preenchem todo o espaço com uma boa junção em relação aos cantos da porta. Até mesmo o plástico de proteção usado para embalar as partes, sai com certa dificuldade dessas junções.

A mesa do fogão é construída em vidro temperado com uma espessura de 6mm. Na questão do seu assentamento possui alguns desalinhamentos na lateral do produto.

Os manípulos são feitos de PBT, um plástico para altas temperaturas, são robustos e ficam firmes. Contudo as borrachas de vedação que ficam embaixo são largas e ficam bem aparentes. Outras empresas como a Dako, trazem essas vedações menores para justamente esconder as borrachas.

Os suportes para as trempes em aço esmaltado estão coesos em questão de cor com a mesa e possuem um formato circular para o apoio das trempes.
As trempes são de ferro fundido, dando robustez para o conjunto permitindo maior estabilidade e resistência para o apoio de panelas, no entanto grandes quedas pode quebrar a peça. Ficam repousadas em 4 apoios em seus suportes, porém possuem algumas borrachas que permanecem suspensas.
Como não encostam em nada, as borrachas parecem ser usadas para impedir impactos entre metal e vidro, mas poderiam dar maior suporte se repousadas sobre a mesa.
Já os queimadores são em alumínio fundido, com apenas o queimador de dupla chama apresentando acabamento torneado e fornecido pela EGO. Os demais queimadores possuem uma qualidade menor sem acabamentos e são fornecidos pela DEFENDI.
Seus espalhadores de chama são de ferro fundido esmaltado, e para os queimadores da DEFENDI, possuem uma elevação no centro que resulta numa cavidade interna, algo diferente do que um espalhador totalmente reto. Para o espalhado da EGO a qualidade se difere com uma peças mais espessas que as demais.

Mais atrás temos um amparo metálico, firme e discreto. Essa peça é comum de se encontrar nos modelos com mesa de vidro.

Instalação do Fogão
O conjunto do fogão possui 95.4 cm de altura, 77 cm de largura e 64 cm de profundidade, porém quando aberto a porta essa profundidade chega a 101,5 cm. Além de possuir pés reguladores na parte de trás.

A entrada de Gás fica à direita do produto localizado na parte de trás, e o cabo de alimentação no lado oposto. O produto é bivolt sem a necessidade de virar uma chave para isso.

Usabilidade do Queimadores
A Consul trouxe uma configuração mais equilibrada em relação a potência dos queimadores, sendo: dois médios com 1800W, dois grandes com 2500W, e 3600W para a dupla chama.

Chama a atenção que a Consul adicionou um queimador de boca grande à frente do produto, que sugere ao consumidor a possibilidade de panelas maiores nessa região.
Se estiver trabalhando com apenas uma por vez, pode-se usar panelas com cerca de 28 cm. Esse é o limite, já ficando bem próximo dos manípulos, ou da parede de trás (se estiver nas bocas traseiras).
Quando estiver trabalhando com múltiplas panelas de uma vez o limite fica entre 18 cm e 25 cm no máximo. No centro, porém é possível usar panelas maiores.
O tamanho mínimo é bem flexível graças à junção das pontas das trempes. Permite utilizar panelas de 12 centímetros no queimadores comuns e 14 centímetros no de dupla-chama.

O uso dos queimadores é feito de forma semi-automática, sendo necessário apertar o botão do faiscador e a rotacionar o manípulo para acender o fogo.
Vale ressaltar que as marcas em geral, como a Consul, têm o costume de anunciar como fogões automáticos os modelos com acendimento pelo botão do faiscador. Nesta linha de fogões a Consul não tem nenhum modelo capaz de acender apenas com a rotação dos manípulos, como faz o Dako Diplomata Grill chamado de "super automático".
O botão do faiscador está localizado na frente do produto, beneficia para a utilização do forno, mas dificulta a visibilidade para os queimadores. Uma escolha que a Consul fez para seus produtos da linha.

Desempenho dos Queimadores
Os queimadores conseguem entregar cerca de 42,7% de variação na sua potência de máxima para mínima, um valor alto para variação, ficando próximo a modelos como Dako Diplomata, Dakolors e o Continental FC5V.

Como efeito dessa variação, é possível atingir uma fervura rápida de 2L de água em cerca de 6,5 minutos com o queimador de dupla-chama em sua potência máxima. Foi o mais rápido entre os fogões testados!
A fervura lenta marcou 18 minutos, usando a boca média na potência mínima.

Limpeza Mesa de Vidro
A mesa inteira de vidro se beneficia no quesito de limpeza devido à facilidade de limpar sua superfície.
Ainda assim, digitais ficam marcadas com facilidade, manchas de gordura e até poeira ficam em evidência sobre a mesa preta.

No suporte dos queimadores para limpeza há pequena brecha entre eles e a mesa, acumulando sujeira, fica bem complicado limpar essa região.

Estes suportes de metal esmaltado não possuem vedação contra transbordamentos. Infelizmente não foi suficiente para impedir que líquidos derramados infiltrem o fogão, que acabam entrando pelos furos dos parafusos na parte superior do suporte.

Se derramar leite fervido, por exemplo, a infiltração implica em sujeira permanente na manta térmica no interior do produto. E não há como impedir.
Líquidos que caem sobre a mesa tendem a escorrer para trás se os pés não forem bem regulados, acumulando no acabamento metálico do vidro. Na traseira há parafusos para retirar a peça e conseguir limpar a região por completo.

Construção do Forno
Analisando agora exclusivamente o forno, sua porta é de metal com frente de vidro. O pegador é no mesmo plástico BPT (para altas temperaturas) dos manípulos, contida por uma moldura metálica preta.

Algo a ser considerado nesse pegador é a falta de ergonomia, sendo possível puxar apenas com a mão voltada para cima, o plástico ainda possui algumas aletas internas que podem incomodar.

Diferente de outros fornos, não há ponto de parada intermediário. Isso significa que se tentar deixar a porta semi-aberta o produto vai fechar violentamente, pode ocasionar em acidentes sérios. A porta só fica estável quando aberta por completa, em 90°.
Internamente o produto é completamente revestido de uma camada esmaltada, o que é ótimo! Fornece longevidade maior (impedindo que o interior fique riscado e enferrujado), facilita a limpeza e ainda se difere de outras marcas que deixam o topo do forno sem qualquer proteção.

No interior do forno temos 2 grades em aço cromado: uma fixa que desliza junto à porta; e outra com deslize manual, podendo ser realocada em 2 níveis. Dessa forma a altura em relação ao nível inferior (fixo) pode ir de 14,2 cm a 6,4 cm.

Para essa mudança de nível , é necessário empurrar toda a grade para o fundo, subir ela e puxar por cima da guia. O que não deixa de ser comum entre os fornos, mas há outros modelos, como o Dako Diplomata que trazem uma maior versatilidade em relação a isso.
As pontas de apoio da grade são bem salientes. Ao deslizar podem riscar e comprometer o revestimento interno do forno com o passar do tempo.
Posicionada no canto superior direito temos a lâmpada do forno, que vem inclusa para tensão 127V. Caso venha utilizar o modelo na tensão 220V é necessário fazer a troca da lâmpada.
Para fogões bivolts, normalmente as lâmpadas instaladas já vem dimensionadas para 220V e ficam mais fracas se usadas em 127V. Apesar de diminuir a iluminação, não há possibilidade do consumidor queimar a lâmpada colocando na tomada errada. Aqui, isso não acontece e a lâmpada vai queimar se usada na outra tensão.
Usabilidade do Forno
O forno possui uma capacidade total de 95L, um pouco abaixo do declarado de 96L. O espaço interno dos fornos nunca é aproveitado por completo devido a geometria das paredes, e a presença de grades ou grill.
Nesse fogão Consul, a marca construiu um forno menor em altura, possibilitando um espaço aproveitado de no máximo 23 cm de altura, 61,3 cm de largura e 46,5 cm de comprimento.

Totalizando 65,5 litros de volume útil, chega a ter menor capacidade útil que modelos com Grill, que tem seu volume útil reduzido por conta da resistência no topo.
O processo para acender o forno é o mesmo que os queimadores. Necessário rotacionar o manípulo, pressionar para baixo e acionar o botão do faiscador.
Importante manter o manípulo pressionado por 10 segundos devido ao mecanismo de segurança que impede do forno ser aceso sem intenção.
O forno possui 5 temperaturas, sendo elas, 160°C, 200°C, 230°C, 250°C e 280°C. São temperaturas definidas, se tentar colocar em uma posição intermediária o forno fica completamente desregulado. Esse comportamento é comum entre fornos.
Desempenho do Forno
A capacidade do forno aquecer a 200°C em 5 minutos impressiona. Está entre os pré-aquecimentos mais rápidos dentre os fornos de mesma capacidade.
O forno possui diferenças consideráveis de temperatura em pontos diferentes no interior do forno, com regiões com cerca de 30°C mais frias que outras.
É comum os fornos não chegarem próximos aos valores esperados dos manípulos, apesar de alguns conseguirem. Mas aqui a diferença foi cerca de 14°C acima, o que traz uma compensação quando for usado o forno com carga.
Com um consumo de gás de 128g/h segundo o INMETRO, rende aproximadamente 102h de autonomia para um botijão convencional de cozinha. O que faz do Cônsul um fogão 8% mais econômico comparado com os modelos de mesma capacidade.

Limpeza do Forno
Como o forno está completamente esmaltado, facilita e muito na hora da limpeza por conservar mais o forno internamente, diferente do galvanizado que deixa manchas e pode sofrer corrosão.
Além da possibilidade de retirar a bandeja para limpar separadamente, após a retirada da grade fixa, sai com facilidade da base do forno.

Infelizmente o vidro interno da porta não pode ser removido, dessa forma, sujeiras internas não possuem acesso fácil para limpeza. Outros modelos com portas de vidro dupla, ou até mesmo vidro triplo permitem a retirada fácil das chapas como Dako Diplomata e o Mueller Decorato Vetro.

Segurança do Fogão Consul Mesa de Vidro
Com o forno totalmente aquecido atingiu algumas temperaturas significantes. Nas laterais próximas à porta, e no vidro da mesma, chegou-se a atingir 97°C.
Além disso, o pegador teve um processo de sobreaquecimento chegando a 79°C. Para usar o forno será necessário proteger as mãos ao abrir e fechar da porta. Na foto abaixo é possível ver que externamente atinge temperaturas de 76°C

A trempe do queimador de dupla chama é o mais estável da mesa, no entanto as trempes dos demais possuem um certo desequilíbrio, tendem a inclinar se não estiverem com uma panela centralizada.
Conclusão dos Especialistas
O Consul CSF5VAE é o fogão mais caprichado da linha. Sua Mesa de vidro temperado e trempes de ferro fundido trazem materiais melhores para um fogão 5 bocas mais acessível. Não há grill, painel digital ou acendimento automático; no entanto atende bem às demandas corriqueiras para um fogão de piso.