Pontos Fortes
Painel legível e prático
Sensor de nível eletrônico
Possível alterar entre agitador alto e baixo
Pontos Fracos
Filtro de fiapos não funciona bem
Porta de vidro não tem amortecimento
Baixa Movimentação de Roupas acima de 4kg
Avaliação
Set 22, 2025, 6:11 PM
12 min de leitura
Compartilhar



















Painel legível e prático
Sensor de nível eletrônico
Possível alterar entre agitador alto e baixo
Filtro de fiapos não funciona bem
Porta de vidro não tem amortecimento
Baixa Movimentação de Roupas acima de 4kg
A Brastemp está com um catálogo interessante de lavadoras no mercado atual. Dentro da mesma plataforma estão explorando meios de deixar seus produtos mais flexíveis.
Dos três modelos de máquinas de lavar Brastemp 16 kg de capacidade, uma delas segue o padrão tradicional de lavadora, mas as outras duas buscam sanar uma dor: A BWD16 permite colocar um cesto menor dentro da lavadora para lavar duas cargas de diferentes no mesmo ciclo e a BWY16 oferece a opção de aumentar o volume do tambor, possibilitando lavar com agitador alto ou agitador baixo. Esse é o modelo que avaliamos aqui.

Em termos de design essas três máquinas são similares, todas com um painel digital e um seletor no centro. Por sinal, essa é a linguagem de todas as lavadoras top load da Brastemp, desde 12Kg até 18Kg.

Esta lavadora Brastemp 16kg tem o gabinete inteiro em um cinza grafite e os detalhes no topo em preto. Sua tampa é de vidro curvo com armação ao redor. Não há amortecimento do vidro quando baixando a tampa, então é importante não largar por ser uma porta pesada.

A estética dessa lavadora Brastemp 16kg agrada, principalmente àqueles que buscam um eletrodoméstico escuro. Por sinal, nesta configuração de agitador Flex a marca não oferece uma opção em branco.
A seleção de programas fica ao redor do seletor cromado no meio do painel. São 12 opções diferentes.
Na lateral direita está uma membrana com 6 botões para configurar:
o nível desejado,
o tipo de golpe,
o tipo de enxágue,
acrescentar molho extra,
avançar etapas, e
iniciar e desligar o produto

No geral o painel é legível e prático de utilizar. Somente o botão de iniciar e desligar que pode confundir, pois dependendo do que faça o programa começa sem apertar o botão. Nessa situação apertar novamente o botão desliga o programa (o mesmo acontece se há um programa em andamento).
O botão de “Molho Extra” somente acrescenta uma hora de molho na lavagem. Não há como acrescentar mais ou menos. Nas opções de enxágue há somente o enxágue único ou duplo, não possui enxágue econômico.
Internamente o dispenser é simples, mas atende o propósito. A gaveta para sabão em pó tem um bom tamanho, com 297ml, o compartimento para alvejante ou detergente líquido é de 125ml e a de amaciante é de 110ml.
Essa peça desliza suavemente e não tomba quando puxada até o fim. Também é fácil de ser removida para uma limpeza completa.

As laterais do cesto são de aço inoxidável e o fundo e anel de desbalanceamento são em plástico com tons de cinza. O agitador é plástico em branco com alguns detalhes em cinza. Agradou a estética

A capa do tanque possui uma bacia para coletar a água de entrada e jogar direto entre o tanque e o cesto. Assim mesmo, a Brastemp fez uma parte da entrada de água ficar visível através de um “aqua spray”. É algo extra para deixar o consumidor ciente de que está entrando água no produto. Não há funcionalidades que se aproveitem desse jato.

A estrutura do agitador impressionou. No topo da peça fica a alça para remover e recolocar a torre do agitador. Há uma mola no local que quando pressionada e rotacionada desacopla a peça na base do agitador. É uma estrutura bem feita e robusta.

Removendo o agitador é possível ver um pequeno filtro de fiapos. Utilizando o produto no modo de agitador baixo fica fácil acessar, porém se for usar com o agitador alto, é necessário remover a torre para limpar o filtro. De todos os testes realizados, pouco fiapo foi coletado ali. Apesar de bem feita, não demonstrou muita utilidade.

Não há detecção de qual configuração de agitador está sendo utilizada. Também não há uma seleção no painel de qual configuração está sendo usada. Ou seja, a máquina não irá mudar o golpe de agitação para atender o uso de agitador baixo ou alto. Isso chamou a atenção, pois normalmente os golpes de máquinas de agitador baixo são diferentes das de agitador alto.
Na traseira fica a entrada de água, mangueira de drenagem e cabo de alimentação (no canto esquerdo do produto). São somente 92cm de cabo de alimentação, um metro da mangueira de entrada e basicamente 91cm de comprimento útil da drenagem.

A unidade tem em torno de 104 centímetros de altura, podendo ficar um pouco mais alta devido aos quatro pés plásticos ajustáveis que podem aumentar até 4 centímetros de altura. São facilmente ajustáveis sem demandar ferramentas para isso. Há uma borracha na base deles para garantir que a unidade não deslize à toa. Quando a tampa está aberta chega a 142 centímetros de altura, com 62 centímetros de largura e 66 de profundidade, mas vai exigir um pouco mais devido a mangueira de entrada e drenagem.

A Brastemp Flex tem 4 níveis diferentes e é possível usar a detecção de nível automático para selecionar um deles. A detecção é feita através de uma rotina de inércia no início do ciclo através da rotação do o cesto com a carga seca.
O resultado atende o propósito escolhendo o nível mínimo até 2 quilos de roupas, e gradualmente escolhendo níveis mais altos até 6 quilos de roupa onde já trata com o nível máximo. Vale evitar a detecção de nível automático quando o cesto está com roupas chegando perto do anel no topo, pois a rotina de rotação pode fazer as roupas rasparem na capa do tanque ou mesmo sair voando para fora do cesto. Nessas horas vale já selecionar o nível que quer para evitar danos.
Máquinas com nível automático tem o sensor de nível de água eletrônico e isso permite que a máquina perceba se está faltando água na entrada, se está vazando ou se está transbordando. São benefícios que considero importantes nas máquinas, mas muitas vem sem isso por usarem pressostatos cegos.
Foram realizados dezenas de testes variando o ciclo e o volume de roupas, documentando o consumo de água, consumo de energia, assim como informações de golpe, tempo de agitação e enxágue, assim como as rampas de centrifugação.
Na agitação a Brastemp trabalha como a maioria das lavadoras do mercado, com golpes no sentido horário e anti-horário baseado em tempo de motor ligado e tempo de motor desligado. As variações dessas escolhas possibilitam golpes mais ou menos agressivos. Os ciclos realmente estão condizentes. Para ciclos delicados estão deixando golpes com inversões mais lentas e para ciclos turbo oferecem inversões rápidas, gerando mais atrito.
Grande parte dos programas trabalha com enxágue único, exceto o “pets” e o “anti-alérgicos”. O que assusta é que esse último realiza 4 enxágues, chegando a gastar mais de 400 litros por ciclo!!

Em média os ciclos gastam em torno de 80 Litros para o nível baixo, 110L para o nível médio e 145 Litros para nível máximo. Isso vai variar de acordo com o tamanho e tipo de carga, mas é uma boa média para ver que vale mais fazer cargas grandes do que cargas pequenas na questão de consumo de água.

O problema aqui é que a Brastemp não teve uma boa movimentação da roupa quando acima de 4 quilos de carga. Tanto com o agitador baixo quanto com o alto, o limite de roupas para realizar uma lavagem adequada ficou perto de 4 quilos. Tivemos um resultado levemente melhor com o agitador baixo, mas ainda assim está consideravelmente inferior a Electrolux e Panasonic que movimentam mais de 6 quilos de roupas.

Seria interessante se a Brastemp tivesse usado o botão do tipo de golpe para podermos dizer se está lavando com agitador baixo ou com o alto. Tipicamente os golpes otimizados de agitador baixo e alto são diferentes, e aqui o golpe é igual para ambos. Como já é escolhido o golpe ideal para cada programa, não vejo grandes utilidades da pessoa sobre escrever o golpe do programa em si.
O consumo é baixo nesse tipo de produto e nessa Brastemp não é diferente. Um ciclo “dia a dia” no nível alto gasta em torno de 0,15 kWh. Até mesmo ciclos longos com muito tempo de agitação, como o “tira manchas” gasta 0,27 kWh. Isso vai variar de acordo com a carga, mas não vai ficar muito longe disso. O ciclo rápido que agita somente por 4 minutos gasta 0,08kWh. Para dar um real na conta de luz tem que lavar umas 10 cargas de roupa!

A centrifugação está na média das lavadoras de carregamento superior. Não é das piores, mas também não se destaca. O remanescente de água ficou em torno de 80% do peso da carga. Máquinas de tombamento entregam menos de 60% de água na roupa.
Esta máquina tem um controle de velocidade e é utilizado em alguns ciclos. No ciclo silencioso é usado e realmente há uma queda no barulho, porém esse controle de velocidade gera um ruído grave que para alguns pode ser que incomode. Lembra o som de motor travado, que particularmente não me agrada.
Por sinal, no ciclo silencioso há um aumento no ruído do golpe. Não fez sentido o caminho que seguiram. No geral a lavagem gera em torno de 55dBA na agitação e 69dBA na centrifugação. Nada de grande destaque perante os concorrentes.

Máquinas com corpo plástico escuro acabam deixando mais evidentes riscos e marcas de dedos. Aqui não é diferente.
O painel em si pode tranquilamente receber um pano úmido, não há pontos de infiltração.
O dispenser é bem fácil de remover, algo agradável e convidativo para uma limpeza. Como o sabão e amaciante caem na capa do tanque, ali também vai acumular sujeira e o acesso não é difícil.

A limpeza do filtro de fiapos também é tranquila. Somente é necessário remover a torre do agitador para realizar isso.
Algo que me agrada no sistema de segurança da centrifugação da Brastemp é que eles não usam uma trava na porta, usam um freio brusco para parar o cesto. É efetivo e não tenho que ficar esperando para abrir a tampa. Máquinas como a Electrolux as vezes demoram quase dois minutos para liberar a porta. É seguro, mas as vezes é bem chato.
Não há mecanismo de proteção caso a carga esteja excessivamente desbalanceada. Nesses caso o conjunto lavante irá bater contra o gabinete até que você vá atender a máquina. Não irá destruir o produto, mas pode ser que caminhe pela casa. Não vimos grandes desbalanceamentos nos testes realizados, mas acontece.
A tampa não possui amortecedor quando baixando, mas também não possui um fechamento cortante. Assim mesmo, é algo para cuidar. Caso a porta feche nos dedos não será algo agradável, longe disso.
Caso ligue o produto em uma tensão errada a máquina irá se proteger e avisar. Algo importante para aqueles que vivem em cidade de 127V, mas tem uma tomada 220V na lavanderia.
A Brastemp oferece um ano de garantia nesta máquina desde a data da sua compra.
Agrada o visual que a Brastemp adotou aqui com grafite, preto e cinza. Há valor no sensor de nível eletrônico, no dispenser prático, e na usabilidade do painel. O agitador flex é uma peça bem feita e prática de acoplar e desacoplar. O problema foi que não entregou grandes resultados, pois não trouxe boa movimentação em nenhuma das configurações. No geral uma lavadora básica, com um bom acabamento.
Acessórios
Altura (cm)
Auto dosagem?
Bivolt?
Comentários


