Pontos Fortes
Pode ser usado na parede
Produz ventos fortes
Ajuste vertical bem fácil
Pontos Fracos
Velocidade mínima ainda é forte
Barulhento em todas as velocidades
Rosca plástica espana com o tempo
Avaliação
Dez 10, 2024, 2:11 AM
11 min de leitura
Compartilhar














Pode ser usado na parede
Produz ventos fortes
Ajuste vertical bem fácil
Velocidade mínima ainda é forte
Barulhento em todas as velocidades
Rosca plástica espana com o tempo
Desempenho e Funções
Design e Acabamento
Praticidade
Segurança
Outros Pontos
Ruído
A Britânia é uma marca bem presente no ramo de ventiladores, com diversos modelos no mercado, porém de muita similaridade entre eles. Servindo como ventilador de mesa ou parede, o BVT481 é a versão mais escura e anunciado com mais potência do BVT480.

Este é um modelo com hélice de 40 cm e 8 pás, no entanto é possível encontrar o mesmo produto com uma hélice de 10 pás.
Além disso, o BVT481 é quase idêntico ao modelo PVT491 da Philco, mudando apenas o design da base. O motor, a hélice e outros componentes são iguais, as mudanças são meramente estéticas. O que diremos aqui para o Britânia estará valendo igual para o Philco.

O ventilador se destaca pela sua base com espaços ao meio, diferente do que normalmente se vê em outros produtos onde toda a base é coberta. A base é preta e toda plástica, com a parte central fosca, gerando um contraste com o entorno brilhante.

Por mais que o acabamento seja abaixo da média, com alguns rechupes bem evidentes na base, não fica fora da média. A base possui uma leve flexibilidade e se torna firme na sustentação.
Seu seletor possui detalhe em inox, destacando a região. Possui um ponteiro indicando suas respectivas velocidades, que estão ali mais para alívio de consciência já que não há um destaque visual à elas.

A haste do produto é levemente inclinada, com uma design mais retangular. Possui alguns problemas de junção do plástico que poderiam estar melhor acabadas.
A grade de 47cm de diâmetro possui um desenho padrão da Britânia/Philco, com a frente reta e laterais arredondadas, similar ao modelo da Arno VF42, até mesmo nas presilhas. Apesar dos 47 cm declarados pela Britânia, a hélice mede 40 cm de diâmetro.

O produto fica sobre 5 pés de borracha deixando o produto próximo ao chão e com uma boa aderência, impedindo o deslizamento do produto durante o funcionamento. Os encaixes dos pés são bem construídos e não tendem a quebrar com facilidade, diferente de vários modelos que possuem uma espécie de pino quebradiço para os pés.

O produto possui 66,1 cm de altura e sua base possui um diâmetro de 36,8 cm. Para um produto de 47 cm de grade, ocupa pouco espaço.

O produto vem desmontado na caixa e sua montagem é simples, não é necessário ferramentas durante o processo.
É possível desmontá-lo de sua base e retirar as grades para guardar em um espaço menor. Somente preste atenção especial para a grade traseira e a base, por estarem mais suscetíveis a quebras.

Possui uma espécie de porta-fio, onde pode-se inserir o cabo para dentro da base do ventilador e prendendo a tomada no local da base.

Ajuste Vertical
Este ajuste é feito por uma presilha a ser pressionada, o que é interessante e prático. Dependendo de como se é pressionado acaba tendo-se um pouco de dificuldade com a última posição.

No entanto, com o BVT481 é impossível direcionar o vento diretamente para baixo. O ventilador possui 4 posições que vão da horizontal até 85°, porém uma pena ser limitado a 4 posições.

O BVT481 tem a possibilidade de ser instalado na parede. Na parte inferior do produto há dois suportes robustos para pendurar a base sobre um parafuso ou prego.

Para paredes é benéfico possuir uma boa amplitude, com posições acima de 45°. A 3ª posição em 47° e a 4ª posição em 85° permitem duas possibilidades de ajuste para essa configuração. Dá para usar na parede, mas não espere um ajuste muito preciso.

Oscilação e Ajuste Horizontal
Esse ventilador da Britânia cobre um total 70° de oscilação na horizontal, sendo 33° para a direita e 37° para a esquerda. Quase simétrico, há ventiladores que oscilam bem mais para um lado do que para o outro. Para acionar a oscilação, empurre o pino posicionado no motor.

É um bom valor comparado com outros ventiladores já testados, gira com facilidade, porém, o pino precisa estar deslocado para cima, se não pode forçar o mecanismo e quebrar, o pino é discreto, mas é algo que já vem sendo feito pela britânica em modelos anteriores.
O BVT481 entrega uma vazão de 1,3 m³/s a uma velocidade de 33 km/h. São ótimos valores comparados a outros ventiladores já testados, tanto para vazão alta e a velocidade máxima de vento.

No entanto, a diferença de velocidade em sua potência mínima e máxima foi de 17%, uma variação baixa comparado a outros ventiladores testados, ou seja, o ventilador é construído para gerar ventos fortes e médios. Para quem curte um vento mais suave este ventilador pode deixar a desejar.

Seu ruído é alto atingindo um máximo de 66 dBA, além de possuir um leve som agudo de assobio durante seu funcionamento. Na velocidade mínima também atinge um valor alto com 61 dBA e o assobio continua presente.

A limpeza não se torna complicada com a desmontagem do produto, grade frontal, hélice base… podem ser limpas separadamente, auxiliando e muito na limpeza.
Atenção que todo o produto é de plástico mole e está suscetível a riscos com o passar do tempo. A melhor opção para limpeza é um pano úmido.

O BVT481 possui uma alça na parte de grade traseira, o que facilita para movimentar um produto de um lado para o outro. Ao segurar por esta alça o produto não tende a se inclinar e fica confortável para carregar, bem equilibrado. Pesando 3,36 Kg, está entre os mais pesados já testados.

A grade possui alguns espaçamentos de 11mm na parte frontal que por mais que seja possível forçar um dedo para dentro a distância entre a grade e hélice não dá o alcance necessário.

Porém na lateral da grade, que também possui espaçamentos deste tamanho, pode-se alcançar com esforço a hélice do produto. Por ser menor em diâmetro comparado a outros modelos, essa distância entre grade e hélice faz a diferença.
Importante ressaltar que o produto pode vir com defeitos entre as junções das aletas da grade facilitando por inteiro a passagem dos dedos.
O BVT481 é um ótimo ventilador para quem busca ventos fortes para se refrescar, no entanto não é atrativo para noites quentes ou ambientes que demandam silêncio. Seu design é atrativo, mas não é tão versátil.
Comentários


