Pontos Fortes
Temperaturas acima de 200°C
Resistência em cima e embaixo
Baixo Ruído
Pontos Fracos
Limpeza interna mais complicada
Grade difícil de limpar
Não tem controle individual de resistência
Avaliação
Set 01, 2025, 6:00 PM
16 min de leitura
Compartilhar



















Temperaturas acima de 200°C
Resistência em cima e embaixo
Baixo Ruído
Limpeza interna mais complicada
Grade difícil de limpar
Não tem controle individual de resistência
Desempenho
Design e Acabamento
Praticidade e Versatilidade
Limpeza
Segurança
Outros Pontos
Conforto Sonoro
A Fischer tem um espaço importante do mercado na área de fornos elétricos, e com razão. Dos produtos que testamos, como o Fischer Gourmet Grill, sempre estão entregando qualidade. Nesses últimos anos a marca catarinense entrou no mercado de eletroportáteis com um portfólio interessante de air fryers e propostas diferentes do comum.

A Air Fryer Fischer Dual Grill é um desses produtos, com uma air fryer 4 litros mais baixa e mais larga, prometendo o preparo de pizza na air fryer através do uso de uma resistência inferior somada com a típica resistência superior da categoria.
Este modelo tem duas versões, que basicamente se diferenciam de tamanho: esta testada é declarada como air fryer 4 Litros e a maior possui 6 Litros.

A air fryer Fischer Dual Grill está visualmente agradável. O corpo é quase todo em plástico preto fosco com uma faixa de aço inoxidável que divide o meio do produto na horizontal.
Esse detalhe fica na altura do pegador da porta, e se destaca ainda mais pela saliência do pegador.

A mesma saliência se estende para as laterais da porta, como alças para facilitar a remoção da porta com as duas mãos.
Nessa condição é bem prática de ser manuseada. É possível puxar a porta pela frente, porém ali a empunhadura não é muito ergonômica.
As únicas áreas com plástico lustroso ficam na parte frontal do topo e da frente do produto, para poder acomodar o painel por toque e a janela interna. Sim, a air fryer Fischer tem uma janela para poder ver os alimentos sendo preparados.
Quando sua luz está desligada nem parece que há uma janela ali, assim como quando o produto está desligado nem dá para perceber que na área lustrosa do topo há um painel. Discreto sem perder funcionalidade.

O acabamento dessa air fryer 4 litros é bom. São poucas deformações no plástico, perceptível para poucos. Seja o encontro entre o metal e o plástico ou do acrílico no painel e janela com o resto do corpo, tudo está bem alinhado.
Na porta existem frestas maiores, porém a maioria delas está mais para baixo, em áreas pouco visíveis.
mostrar frestas nas laterais
É a air fryer mais baixa que já testamos, conferindo um charme extra para o conjunto. Em contrapartida é um pouco mais larga que grande parte das air fryers já testadas.

Apesar de diferente de todas que já testamos, há um concorrente muito similar, a Arno Easy Fry AFP4, outra air fryer 4 litros. Não se percebe diferenças visuais, mas vale testarmos pois frequentemente ciclos e peças internas variam.

Internamente a cavidade é quase toda metálica. As resistências inferior e superior ficam expostas, assim como o ventilador.
Mais próximo da porta, na parte superior há o vidro que permite a visibilidade interna. O acabamento interno é bom.

O coletor é praticamente quadrado e todo coberto com antiaderente dentro e fora da peça.
Nessa air fryer Fischer não há cesto, somente uma grade para dar suporte aos alimentos. A peça também traz antiaderente e é toda perfurada.
Borrachas nos cantos da grade evitam riscos na hora de colocar e tirar a grade. Mover a peça é fácil, enquanto saliências nos quatro cantos do coletor travam as peças em união.

A gaveta baixa é uma proposta diferente. O foco é ter uma área maior ao invés de uma grande altura.
O resultado é uma área grande, com 27,5 centímetros de largura e profundidade. Há tranquilamente como assar pizza na air fryer 4 litros.
Apesar de bem baixa, com altura máxima de 4,7 centímetros, há espaço para preparar sobrecoxas e peitos de frango. Comparando com modelos típicos do mercado, a altura dessa air fryer Fischer é em torno da metade da vista em um cesto comum.

A Fischer declara a Dual Grill como uma air fryer 4 Litros de volume. Medindo o coletor há até mais: 4,3 Litros. Porém, a área útil para posicionar os alimentos vai desde o topo da grade até o topo do coletor.
Nesse caso, contabilizando o que realmente importa, o volume fica em torno de 3,3 Litros. É um volume similar a várias air fryers compactas do mercado. Entretanto, com a superfície maior tem várias vantagens e se aproveita melhor de sua capacidade do que air fryers de volumes muito maiores.
A interface do painel é visualmente agradável. Quase todos os LEDs são brancos exceto alguns detalhes em vermelho. Quando a air fryer está desligada, mas plugada na tomada o ícone para ligar e desligar fica aceso discretamente.

Assim que é apertado o botão para ligar, o painel todo acende com vários ícones de programas pré programados, seletores de temperatura e tempo, além de dois displays: um para tempo e outro para temperatura.
Essa separação facilita a programação e também a compreensão do que foi programado.

Além dos controles de funcionamento há um botão para ligar e desligar a luz interna. Com iluminação, a visibilidade da janela agrada, porém poderia ser mais intensa.
Somando a luz branda com o acrílico fumê, mal dá para ver lá dentro quando o ambiente está bem iluminado. Fica bom somente quando a luz externa está com baixa intensidade.

Os programas trazem sugestão de tempos, mas caso deseje mudar é possível. A maioria das opções é similar ao que normalmente vemos no mercado, exceto o programa “pizza congelada” que faz sentido pela proposta desta air fryer.

Todas essas opções têm o intervalo de temperatura entre 120°C a 230°C, exceto o Desidratar que vai de 40°C a 100°C. O tempo máximo dos programas é de 1h30, exceto o Desidratar que pode ir até 12 horas.
Ou seja, se quer temperaturas baixas e tempos longos, o único programa com essa flexibilidade é o Desidratar.
Porém algo para ter em mente é que neste programa a air fryer Fischer Dual Grill trabalha com o ventilador mais lento então não terá o mesmo efeito que tem em ciclos normais.
A possibilidade de trabalhar com a Dual Grill em quase 230°C é um dos diferenciais de suas entregas. A maioria das air fryers vai somente até 200°C e isso é limitante para alguns preparos.
Além disso, a resistência inferior contribui para auxiliar no aquecimento de baixo para cima, onde muitas air fryers pecam.
Um alimento que merece o máximo de temperatura e a resistência inferior é a pizza, e a Dual Grill fez juz a sua proposta e há como assar pizza na air fryer Fischer.
Nos testes realizados com massa crua, fizemos a pré assagem da massa na própria air fryer e depois adicionamos os ingredientes para a finalização. O resultado chamou a atenção pela velocidade de entrega, qualidade do assamento da massa e gratinado no topo.

No preparo de batatas fritas o cesto grande favorece o preparo consideravelmente. Quatrocentos gramas de batatas se espalharam por todo o cesto quase sem sobreposição.
Isso acelera o processo de cocção e distribuição de calor entre as batatas. Realizamos os testes em 200°C, porém foi tão rápido que apesar das batatas dourarem, ainda não bateram a crocância.
Por isso essa air fryer 4 litros trabalhou melhor em 180°C com as batatas congeladas. O resultado foi positivo, com boa crocância, douradas com ótima homogeneidade e entregando em menos de 18 minutos! O resultado ainda não foi melhor que o da Philips Walita, mas está consideravelmente acima da média.

Nos testes com pães de queijo percebe-se mais a influência da resistência inferior. Com esse alimento os resultados também melhoraram baixando um pouco a temperatura.
Apesar dos pães de queijo ficarem prontos rapidamente (em pouco mais de 10 minutos) em 180°C, não chegaram a crescer. Os melhores resultados foram em 160°C, exigindo em torno de 14 minutos para uma entrega satisfatória.


A vantagem da resistência inferior é notável aqui, homogeneizando o assamento e trazendo cor para as partes de baixo dos pães, que costumam ficar pálidas em muitas air fryers.
No preparo de carne, a air fryer Fischer Dual Grill também conseguiu entregar acima da média.
Em 10 minutos o hambúrguer de 200 gramas estava pronto, levemente mal passado e um pouco mais dourado no topo do que embaixo. A resistência inferior ajuda nesse preparo também, e por isso não exige virar durante o preparo em 200°C.

Outra vantagem sãos as temperaturas mais altas, subir acima de 200°C muitas vezes traz resultados ainda melhores.
Trabalhando em 230°C a carne ficou pronta em apenas 7 minutos e 15 segundos. A coloração estava ótima, formando uma leve casquinha no topo. O interior estava malpassado, que vai agradar muitos; porém se preferir, adicionando 1 minuto a carne assa mais.
Em termos de entrega, o desidratar faz o trabalho como esperado e opera próximo da temperatura escolhida no painel. O que a limita é sua capacidade. Mesmo com uma bandeja de área grande, ainda trabalha com somente uma bandeja.
Dessa forma, vai desidratar em torno de duas bananas por vez. A vantagem é o baixo consumo de energia: para um ciclo desses em 70°C por 10 horas, consumiu um total de 1kWh, menos de R$1,00 para um preparo nos dias de hoje.
Na maioria das situações, entretanto, a potência dessa air fryer 4 litros fica levemente acima de 1600W e o consumo em torno de 0,72 kWh.
É um valor levemente acima da média considerando seu volume útil de 3,3 Litros, e similar à Philips Walita Ri9270, uma das melhores air fryers já testadas pela Harpyja e com capacidade um pouco maior.

No geral o interior da air fryer está 10°C abaixo da temperatura escolhida no painel. A vantagem é que se os 200°C não estão sendo o bastante, é possível ir além para bater temperaturas ainda mais altas do que uma air fryer convencional.

Infelizmente nenhum dos programas permite trabalhar com somente uma das resistências, e quase sempre está com as duas ligadas ao mesmo tempo. Seria uma oportunidade de trazer ainda mais flexibilidade para o conjunto.
O teste de desidratar chamou a atenção para algo que ainda não tínhamos visto. A unidade trabalha com o ventilador mais lento nesse ciclo e com isso seu ruído é mais baixo do que no ciclo normal.
Nessa condição, funciona quase sem barulho, em torno de 38 dBA. Durante o ciclo normal o ruído bate 52 dBA. Assim mesmo está consideravelmente abaixo da média das air fryers do mercado.

Aqui é onde a air fryer Fischer Dual Grill pena um pouco mais. A cavidade interna tem a resistência exposta embaixo e com várias frestas.
Por isso vale um cuidado a mais para não derramar alimentos no interior: a limpeza será mais chata.
mostrar a área da resistência inferior
No topo, onde se respinga muita gordura, a resistência e ventilador também ficam expostos. A altura da cavidade é bem menor que o de uma air fryer comum, porém a mão cabe com liberdade para limpar.
Infelizmente essa limpeza será feita sem visibilidade interna. É possível limpar, mas fica limitado, como grande parte das air fryers atuais.

O coletor tem um ótimo antiaderente, mas é importante ainda usar buchas pouco abrasivas para limpar. Nada de usar as buchas verdes, pois essas riscarão o antiaderente.
A qualidade do antiaderente da grade é inferior a do coletor, o que é uma pena já na grade haverá mais acúmulo de gordura. É importante somente usar a bucha alaranjada nessa peça para garantir uma vida mais longa para a grade, porém é difícil de limpar por ter vários cantos de acúmulo.

A cavidade interna é toda galvanizada, ou seja, é importante limpar sempre que fizer algum alimento gorduroso que gere respingos. Irá manchar com facilidade e tem uma tendência maior à ferrugem. Assim mesmo, hoje a maioria das air fryers usa esse material em suas cavidades.
Outra preocupação com ferrugem são os parafusos do coletor, porém dessa vez bem menor. Os parafusos estão em uma altura acima da grade do cesto, então mesmo se deixar a grade de molho dentro do coletor a chance de ferrugem é pequena.
Na área externa o plástico fosco não deixa marcas de dedos. O inox por outro lado irá com digitais, assim como o painel e janela acrílica. É importante limpar essas áreas acrílicas sem algo abrasivo, pois os riscos aparecem com facilidade e podem prejudicar a visibilidade.


A air fryer Fischer Dual Grill impressionou no isolamento térmico. Quase todo o corpo não passa de 60°C na área externa. Isso fica até mais claro quando fazemos o teste de contenção de calor, onde a unidade levou quase 50 minutos para perder seu calor. Normalmente as air fryers comuns perdem o calor em torno de 30 minutos.

O que desapontou foram dois pontos na curvatura da porta onde há uma leve fresta e dali há um vazamento de vapor quando preparando alimentos mais úmidos.
Nesses dois pontos a temperatura ficou acima de 90°C. Apesar de pontual, é em áreas acessíveis, valendo um cuidado extra.
Por sinal ambos os pontos estão com marcas no plástico, provavelmente devido ao excesso de temperatura. Esperamos que seja somente nossa amostra, porém parece ser algo que já vem do molde de injeção.

O cabo de alimentação também poderia ser maior, com somente 86 cm. Como é um produto de alta potência, não é bom usar extensão. Para aqueles usando em 127 V será um plug mais grosso, de 20 Amperes.

Os pés dessa air fryer 4 litros são ótimos, evitando que ela deslize nos momentos de abertura e fechamento de porta. Sua largura e profundidade grande também ajudam a deixá-la super estável.
A porta abre suavemente exigindo somente 1,2 quilos de força. É importante segurar a porta quando transportar, pois se deixar inclinada o produto pode abrir sozinho.
A Fischer oferece um ano de garantia neste conjunto desde a data de compra.
A Fischer trouxe ao mercado uma air fryer 4 litros diferente. Entrega ótimos resultados combinando o aquecimento por cima e por baixo com uma bandeja de área grande. Além disso, ainda traz destaques em design e baixo ruído em funcionamento.
Pode ser que a ideia pegue no mercado e veremos outras parecidas com essa air fryer Fischer. Resta saber, porém, se o consumidor prefere um cesto com mais área ou mais altura no preparo de seus alimentos.
Acessórios
Acionamento contínuo
Altura (cm)
Aviso Sonoro?
Comentários


