Avaliação

Air fryer Philips Walita XL RI9270

Nov 13, 2023, 9:11 AM

12 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Philips Walita XL RI9270
Logo youtube
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 1
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 2
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 3
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 4
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 5
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 6
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 7
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 8
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 9
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 10
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 11
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 12
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 13
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 14
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 15
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 16
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 17
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 18
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 19
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 20
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 21
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 22
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 23
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 24
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 25
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 26
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 27
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 28
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 29
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 30
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 31
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 32
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 33
Philips Walita XL RI9270 - Imagem 34

Pontos Fortes

Ótimo desempenho

Ótima precisão de temperatura

Ruído baixo

Pontos Fracos

Corpo Lustroso, risca com facilidade

Coletor sem vedação, vaza se deixar o cesto de molho

Cesto somente com dois pontos de sustentação

Nota:

9.5

Desempenho

9.8

Design e Acabamento

8.5

Praticidade e Versatilidade

7.2

Limpeza

7.5

Segurança

9.1

Outros Pontos

9.3

Conforto Sonoro

7.4
imagem da descricao do produto

Avaliação da Air Fryer Philips Walita XL RI9270/91 | Harpyja

É interessante ver uma marca com uma linguagem de produtos, onde se encontra modelos diferentes, mas com o mesmo perfil. A Philips Walita investiu esse ano em uma gama de air fryers com desenhos similares, porém de funcionalidades e tamanhos diferentes. A Série 3000 tem modelos com painel analógico ou digital.
O modelo testado aqui hoje é um dos maiores da empresa, imagino que essa seja a origem do XL no nome (sigla usada em inglês para algo muito grande ou “Extra Large”).
Philips Walita XL RI9270 - Imagem sobre image12
Esta versão maior de air fryer pode ser encontrada em dois modelos: a Ri9270 e a Ri9280. A diferença entre os produtos é a conectividade, a Ri9280 tem Wi-Fi e pode executar mais funções através do app. Assim mesmo, em termos de design e estrutura são iguais.

Design e Acabamento

Já de longe é possível perceber o quão discreta é a air fryer. A Philips Walita XL é praticamente toda preta com leves detalhes em chumbo. A estrutura é toda lustrosa em polipropileno (plástico mole), com exceção do topo que também é em polipropileno, mas fosco. 
Philips Walita XL RI9270 - Imagem sobre Air-fryer-Walita-Texto_002
Na frente há um painel grande, mas quando desligado fica praticamente invisível, pois o acrílico do painel acompanha bem o desenho do corpo. O detalhe mais chamativo dela desligada é a marca cromada acima do painel.
Philips Walita XL RI9270 - Imagem sobre Air-fryer-Walita-Texto_006
No geral o acabamento externo é bom. As deformações no plástico mais presentes estão na junção da peça superior do corpo com a peça inferior. Essa é uma área comum de apresentar deformações e aqui, apesar de não muito evidentes, estão presentes.  
A estrutura interna é toda metálica, com um ótimo acabamento. Na base da cavidade há quatro guias que ajudam o deslize do coletor. O encontro da lateral do corpo com a cavidade interna é bom.
Philips Walita XL RI9270 - Imagem sobre Air-fryer-Walita-Texto_003

Cesto e Coletor

A abertura e fechamento da porta são suaves. A Philips Walita colocou pontos de trava embaixo da porta e guia no topo, provavelmente para melhorar a experiência de remoção e recolocação do coletor no corpo. Agradou, e para aqueles que já tiveram uma air fryer que tem um fechamento “meia-boca” provavelmente perceberão a diferença. 
Philips Walita XL RI9270 - Imagem sobre pino de trava
O pegador é de um plástico mais rígido que o corpo. É fosco e não tende a riscar com tanta facilidade. A empunhadura da alça é boa, isso se mostra importante pois o conjunto de coletor e cesto são pesados. Chega a dar mais de 1,6 quilos sem nada dentro.
Apesar de estável o transporte do coletor com o cesto, há um jogo vertical que poderia ser menor. A Philips Walita colocou uma borracha no centro do coletor para evitar o choque das peças metálicas (cesto e coletor).
A alça é bem presa no cesto, e feita para não soltar com o tempo. Ainda sim, seria interessante se a Philips Walita fizesse a peça com 3 pontos de apoio. Para um cesto desse tamanho, esses dois pontos de apoio que colocaram é pouco quando cheio.
Philips Walita XL RI9270 - Imagem sobre Air-fryer-Walita-Texto_005
No topo da alça uma peça acrílica fumê protege o botão para liberar o cesto e também pode ser usada para auxiliar na abertura da porta. Cumprindo bem o propósito. A liberação do cesto exige uma leve contorção de dedos, pois o botão fica distante no topo. Para quem tem mão pequena não é fácil.
A Philips Walita declara esta air fryer com 6,2 litros, porém aqui estão considerando somente o coletor. O cesto em si tem um pouco menos de 4,4 litros. Na marcação de nível máximo são 3,8 litros e poderiam ter colocado a indicação em um ponto mais visível: fica no lado oposto do esperado.
Philips Walita XL RI9270 - Imagem sobre Air-fryer-Walita-Texto_004
O cesto e o coletor possuem um antiaderente de boa qualidade. A Philips Walita deixou de lado o cesto de aço inoxidável expandido do modelo Viva para um fundo perfurado similar a diversas fritadeiras sem óleo do mercado.
Philips Walita XL RI9270 - Imagem sobre Air-fryer-Walita-Texto_001

Painel

A Philips Walita XL tem um painel todo alaranjado quando ligada. É agradável e de boa visibilidade. Para programar manualmente, o lado esquerdo guarda o ajuste de temperatura e o lado direito o ajuste de tempo. A resposta do painel é boa. Leves toques já são percebidos pelo sistema.
Embaixo do ajuste de temperatura tem o botão para a escolha de programas com tempo e temperaturas recomendados. São oito opções: Batatas Congeladas, Batatas, Frango, Peixe, Torta, Carne, Cogumelos(ou legumes) e Manter Aquecido. Todos os programas podem ser manipulados no tempo e temperatura exceto o Manter Aquecido que mantém sempre a temperatura em 80°C permitindo somente alteração do tempo.
Philips Walita XL RI9270 - Imagem sobre painel
No geral o painel digital agradou. O que incomoda é programar o tempo no modo manual, pois sempre parte de 1 minuto e é lento para acelerar o tempo segurando o dedo. Imagino que pouca gente irá usar o tempo de 1 minuto, então seria interessante se tivessem colocado um tempo maior como padrão.
Algo que pessoalmente agradou, mas pode ser que alguns não gostem, é que a unidade apita somente quando é ligada na tomada e quando termina o ciclo. Percorrendo o painel ou mesmo iniciando um ciclo esta Air Fryer Philips não faz barulho. 
Caso a porta seja aberta durante o ciclo, o tempo é pausado e o aquecimento junto com a resistência também param.

Desempenho

Independente do modelo, seja 127V ou 220V a Philips Walita XL possui 2000W. É uma potência alta para uma air fryer de pouco mais de 4 litros de volume de cesto. Raramente se vê isso até mesmo em air fryers de volume muito maior. Indiretamente isso acabou refletindo nos resultados. A entrega de calor somada com vento proporcionou alimentos preparados com qualidade. 
Quando preparando batatas fritas esta Air Fryer preparou 400 gramas em pouco mais de 17 minutos, funcionando em 200°C. A homogeneidade foi ótima, porém um tanto acelerado, deixando as batatas ainda levemente cruas por dentro. 
Philips Walita XL RI9270 - Imagem sobre batata 200C
Provavelmente é por isso que a Philips Walita coloca 180°C no programa de batatas fritas. O teste em 180°C levou 23 minutos para a entrega, mas ficou melhor em sabor e crocância. 
Quando preparando carne, a unidade entregou o hambúrguer no ponto, levemente mal passado no centro, em 10 minutos. Poucas air fryers conseguem fazer essa entrega. A homogeneidade da parte de baixo versus a de cima não chegou perto da Philips Walita Viva, mas ainda sim está melhor que a maioria das air fryers já testadas.
Nos testes de pão de queijo, a Philips Walita XL também se saiu bem. Em 180°C entregou os pães em pouco mais de 9 minutos e em 160°C foi pouco acima de 10 minutos. Em ambos os casos a homogeneidade estava boa, mas a temperatura mais baixa se mostrou melhor para garantir o crescimento adequado dos pães. É um resultado acima da média também.
Em questão de consumo, apesar da alta potência, não houve um consumo excessivo. Ficou acima da média, mas nada alarmante, com 0,71 kWh.
Algo que chamou a atenção foi o ruído. O produto foi o menos ruidoso já testado com a média de 51 dBA. Pode parecer pouco, mas se compararmos com a Philips Walita Viva, a queridinha do passado, chega a ser menos ruidosa em quase 10 dBA! Na escala de decibéis, essa diferença é facilmente perceptível.
No geral o desempenho foi onde a Philips Walita XL se destacou mais. Ainda não conseguiu bater a melhor de todas, Philips Walita Original, mas ainda sim ficou no topo entre as melhores.

Limpeza

É difícil esconder os riscos do corpo inteiro lustroso. E basta passar algo levemente abrasivo sobre para ganhar novos riscos. Seria interessante se tivesse uma versão branca desta Philips Walita XL, pois no branco esses riscos são menos aparentes.
O topo texturizado fosco foi uma ideia boa. Não demonstra riscos ou marcas de dedo com facilidade. Ficará aparente somente as sujeiras na fresta de entrada de ar no topo. 
Internamente vale cuidar com respingos na cavidade metálica. São chapas galvanizadas que mancham com facilidade. Também sobram bordas plásticas com cantos que podem acumular sujeira.
O antiaderente do cesto e coletor agradaram e se bem cuidados, tendem a durar. Porém, há pontos no coletor que são chatos de limpar, como os cantos da “estrela” presente no fundo. A borracha que faz o isolamento do cesto do coletor também é um ponto de acúmulo e infelizmente de vazamento, o que dificulta deixar o fundo do cesto de molho. Também poderiam ter deixado os parafusos de fixação do coletor mais altos, pois estão no limite para deixarem vazar água de dentro.

Segurança

Os quatro pés de borracha geram uma aderência ótima e não se vê a Philips Walita XL deslizando à toa. 
O cabo de alimentação deveria ser maior. Somente 83 centímetros pode levar alguns a ter que usar extensão, o que não agrada em um produto de 2000W.
De uma maneira geral o cesto e coletor estão estáveis no encaixe e liberação. 
A área externa não aquece em excesso. A Philips Walita fez um bom trabalho no isolamento térmico. Quase toda a unidade trabalha abaixo de 65°C, ficando somente um ponto específico acima de 70°C. Ainda assim é baixo se comparado com a maioria das air fryers.
A Philips Walita oferece 2 anos de garantia neste produto desde a data de compra. Algo que também vale citar da empresa é a preocupação com embalagem. Quase todas as proteções foram feitas usando papelão reciclável, muito pouco plástico.

Conclusão

A Philips Walita está conseguindo manter sua reputação de desempenho, mesmo se distanciando do aço inox expandido. Apesar de alguns pontos básicos terem sido deixados de lado, a Air Fryer XL está com um bom balanço positivo pela entrega geral que está tendo. 

  • Altura (cm)
    30.6
  • Acessórios
    Nenhum
  • Cores
    Preto
  • Consumo de Energia (kwh)
    0.71

Comentários