Avaliação da Air Fryer Midea Smart Chef Pro
Fazia um bom tempo desde o último modelo da Midea avaliada pela Harpyja, e voltamos com a air fryer Midea Smart Chef Pro. Apesar de visualmente similar a modelos no mercado, a unidade traz vários conceitos diferentes que logo serão detalhados.
Particularmente, espero que tenha aderência no mercado para que esses conceitos apareçam mais. Sejam em competidores ou outras air fryer Midea.
Entre as avaliadas é legal ver que, mesmo depois de vários anos, tanto a Liva quanto a GourmetFry estão disponíveis no mercado. É um bom sinal para aqueles que se incomodam com esses produtos que duram menos de dois anos em linha, e ajuda a encontrar peças para reparo.

Design e Acabamento da Midea Smart Chef Pro
Na área externa é onde a Midea Smart Chef Pro está mais tradicional. Seu corpo é praticamente todo de plástico mole (polipropileno) em preto fosco.
Seu aspecto visual agrada. Como uma peça contínua, sem a típica emenda no meio do corpo. Há somente uma junção na base, bem discreta e uma junção com o topo, que é muito bem mascarada pelo encontro entre materiais diferentes.

Entre as faces, apenas a área traseira peca no acabamento, mas é uma área pequena e de pouca visibilidade. Conta com espaço bom para enrolar o cabo de alimentação, simples e prático apesar do plástico ter um pouco mais de rebarbas.

No geral a air fryer Midea Smart Chef Pro tem ótima construção e acabamento. Não há deformações significativas nos plásticos e os encontros entre as diversas peças diferentes estão bem feitos.
O topo é uma chapa contínua de acrílico fumê que abriga o painel. Fica imperceptível quando desligado. Fizeram um trabalho muito bom em deixar discreto quando desligado e visualmente agradável quando ligado.

Na frente, possui uma chapa grande de aço inoxidável escovado. Há somente uma serigrafia da marca no meio do inox, algo discreto e elegante.
Já a porta demonstra uma janela acrílica grande, para permitir a visibilidade dos alimentos enquanto ocorre o preparo.

Seu pegador é plástico, com um detalhe em inox. Visualmente agradável e ergonômico. A empunhadura é ótima e o coletor corre suave quando a porta é aberta. Internamente, o produto não possui cesto e coletores separados.
Coletor e Grade da Air Fryer Midea Smart Chef Pro
Isso já era meio esperado devido à janela na frente da porta, típico de produtos que usam a gradinha como cesto. São ambos pintados em preto metalizado com pingos brancos, a estética agrada.
Este antiaderente é chamado pela Midea de “Black Stone” em seus materiais promocionais. Uma provável referência ao “Redstone” usado pela Philco e agora Britânia em algumas versões da Air Fryer BFR51.

O coletor tem uma área quadrada grande e funda. A grade entra com interferência e fica em torno de 2 centímetros do fundo do coletor. Não agradou como se trava a grade.
Esse encaixe é justo demais para uma grade fina e com pouca estrutura. Dependendo de como se aperta para baixar, há chance de amassá-la.
Capacidade Interna da Midea Smart Chef Pro
A Midea Smart Chef Pro é declarada com 6 Litros de capacidade, porém se considerar o volume útil, acima da grade até o topo do coletor, há basicamente 5,6 Litros.
Nesse coletor há mais de 6 Litros se for considerar o volume total do coletor. A área útil é um quadrado de 20,7 centímetros com 11,5 centímetros de altura.

Cavidade Interna da Air Fryer Midea Smart Chef Pro
Na cavidade interna é onde vemos vários dos itens diferentes desta air fryer. O primeiro deles está na área inferior da cavidade, onde está presente uma resistência de 350W.
Essa peça fica no rebaixo galvanizado da cavidade. Não bate no coletor, e até há duas guias de Nylon nos cantos para garantir que o coletor corre livre quando é inserido na cavidade.


No topo da cavidade há uma grade expandida de aço inoxidável. É uma grade muito mais fina que tipicamente vemos em air fryers. A peça é visualmente agradável, com ótimo acabamento além de ter uma estampagem com aparência de galáxia.
Entretanto, o grande destaque é que a grade é facilmente removível, através de uma alça prática de apertar próximo do topo frontal da cavidade.
A grade solta na frente, mas ainda tem um suporte atrás para se soltar de forma suave. Algo simples e muito interessante para minimizar os espirros em uma das áreas mais chatas de limpar desse tipo de produto.

Painel Digital da Air Fryer Midea Smart Chef Pro
A interface digital também acabou chamando a atenção devido ao uso de overlay colorido para representar os ícones do menu pré programado.
São basicamente sobreposições de fotos dos alimentos que quando iluminados por baixo da película deixam a imagem visível. A iluminação dos alimentos poderia estar um pouco mais forte, assim mesmo é possível reconhecer o que cada imagem representa.
Ao todo são 10 programas diferentes: Coxa de Frango; Costela; Carne; Frango Inteiro; Peixe; Batatas Fritas; Legumes; Waffles; Pão de Queijo e Bolo.

A interface é simples e prática de utilizar. Há dois painéis numéricos para permitir demonstrar e alterar a temperatura e o tempo. Cada display tem dois botões abaixo deles (+ e -) para facilitar a alteração do tempo e temperatura.
Fora isso, são basicamente 5 botões para fazer o resto do controle da air fryer.
Menu: percorre os ícones dos Pré Programados
Modo: optar por Assar, Tostar ou Air Fry
Programar Manualmente o Tempo e a Temperatura
Reaquecer: deixa a 200°C por 6 minutos
Ligar / Pausar o ciclo, e Desliga (segurando por alguns segundos).

Se a unidade ficar sem uso por alguns minutos ela automaticamente se Desliga.
O botão de “Modo” é algo que inicialmente pode soar estranho, porém sabendo que há uma resistência em cima e uma embaixo, fica mais claro porque há opções.
Essa opção por resistências é bem comum em fornos elétricos, e aqui é um bônus bem interessante. O assar prioriza a resistência de baixo, o Tostar priorizar a resistência de cima e o “Air Fry” trabalha de forma mais distribuída. Fizemos alguns testes para ver isso na prática e abaixo é possível ver o liga e desliga das resistências em cada modo.

Sendo assim funções como “Bolo” há opção para colocar no modo “Air Fry” ou “Assar” permitindo usar mais a resistência de baixo para evitar queimar o topo do bolo antes de assar a massa por completo.
Ao mesmo tempo, é possível escolher “Tostar” na função Frango, e assim priorizar dourar por cima do alimento.

Aplicativo da Smart Air Fryer Midea
Vale mencionar que o botão de menu também tem uma função extra, a de estabelecer conexão com o WiFi.
Ainda não havia detalhado isso, mas a Air fryer Midea Smart Chef Pro pode ser controlada pelo aplicativo da Midea, o Smart Home.
Ali há muitas outras funções além das apresentadas no painel. A conexão da air fryer foi fácil de se estabelecer (2.4 GHz) e o aplicativo está bem feito, oferecendo funcionalidades que realmente vão além do painel básico da air fryer.
Claro que de praxe tudo que se pode fazer no painel físico também é possível fazer no aplicativo. Mas o que chamou a atenção foi as funções diferenciadas, algumas nem vistas em outras air fryers.

Pelo app é possível selecionar as mesmas configurações presentes no aparelho, ou configurar manualmente. Agora o destaque são para as funções extras
Funções Extras do Aplicativo
A primeira é algo que pode parecer bobo, mas tem seu valor: Manter Aquecido após o fim do ciclo. É possível determinar que depois do ciclo concluir se mantenha o alimento aquecido de 40 a 100°C.

Também é possível programar quando o ciclo termina: Adiar Fim. Dessa forma o programa calcula o tempo do ciclo e o atrasa para terminar no horário selecionado. Aqui depende do aplicativo para saber o horário local.

Ademais, as funções extras se aproveitam de algo que ainda não havíamos visto em uma air fryer antes: o controle da velocidade do ventilador.
Esta Smart air fryer Midea tem 3 velocidades diferentes de ventilador, que são usadas nas funções abaixo.
A função Desidratar permite selecionar a temperatura entre 40 e 130°C, e também é possível selecionar a velocidade da ventoinha (baixa, média ou alta). Porém a Midea vacilou no software, deixando o tempo máximo de funcionamento em somente duas horas!
Esse tempo é curtíssimo para desidratar. Espero que a empresa corrija através de uma atualização no aplicativo, mas pelo menos dá para ficar adicionando o tempo pelo app caso queiram usar a função.

A função Descongelar trabalha com a ventilação no mínimo e temperatura fixa. Para usar o usuário coloca o peso do alimento a ser descongelado que a air fryer irá escolher o tempo adequado para realizar o processo.
De todas as funções a que me pareceu mais valiosa é o Fermentar, pois a ventoinha trabalha na velocidade mínima permitindo mesmo fermentar sem ter o incômodo do ventilador. O problema é que aqui a temperatura é fixa em 40°C, o que limita em basicamente fermentar iogurte. Se a temperatura pudesse ser programada para 25 ou 30°C seria possível preparar pães, dosas, kombucha, kefir e etc. Infelizmente 40°C é alto demais para esses alimentos.
Faça Você Mesmo
Além disso, esta smart air fryer Midea deu um passo em algo que já gostaríamos que existisse a muito tempo: a possibilidade de criar um programa com múltiplas temperaturas.
Na opção “DIY” (do it yourself - Faça Você Mesmo) é possível escolher o tempo e a temperatura para diferentes etapas do processo de cozimento.
Sendo assim, é possível programar para Fermentar por 10 horas e depois entrar funcionar por 30 minutos em 180°C e concluir com manter aquecido por 15 minutos em 60°C.
Para aqueles que querem dar uma de “chef de air fryer”, aqui realmente é possível ir além. Não digo estar perfeito. Faltou poder ter a liberdade de escolher o modo de preparo (assar, air fry ou tostar) e a velocidade da ventoinha para ser totalmente flexível. Mas para quem nunca teve esse tipo de liberdade, isso aqui já é um avanço em tanto!
Por último, a Midea também possui uma área de “Receitas da Comunidade”, com algumas receitas que permitem enviar as configurações de preparo para a air fryer. A empresa usa o termo “comunidade”, porém as receitas atualmente são todas da Midea.
Nesse quesito o aplicativo da Air Fryer Philips Walita RI9280 está bem mais avançado, com vários usuários postando suas próprias receitas.

Desempenho da Midea Smart Chef Pro com Alimentos
Devido ao seu sistema de duas resistências há uma diferença no processo de cozimento da Midea Smart Chef.
Este produto tem ótimo controle de temperatura e fica se aproveitando que pode ligar a resistência de cima e a resistência de baixo separadamente para garantir uma melhor estabilidade de temperatura. Aqui também se viu uma variação menor entre a temperatura mais estável entre o centro e os cantos, que também favorece a distribuição de calor no alimento.
Batatas Fritas
Nos testes com batatas fritas, a qualidade do preparo em 200°C foi abaixo da média. Houve batatas com pontas queimadas enquanto o centro ainda estava mole.
Porém a Midea recomenda fazer batatas neste produto em 190°C e nessa condição foi melhor. Não atingiram a consistência e a qualidade que a Philips Walita entrega, mas ficou ali na média de várias air fryers que entregam um resultado bom.
O que chamou a atenção foi o longo tempo necessário para concluir, mais de vinte e cinco minutos! Tipicamente uma air fryer que faz bem batatas fritas com esse volume interno não leva mais de 20 minutos.

Pães de Queijo
Algo similar acontece ao preparar pães de queijo. Para atingir resultados bons, foi necessário: dar mais tempo e deixar a temperatura mais amena.
No preparo de pães de queijo o resultado ideal foi em 160°C, com mais de 20 minutos de preparo. O normal aqui é levemente acima de 10 minutos.
Apesar do tempo, o resultado foi ótimo, bem dourado tanto no topo como embaixo.

Carne
O mesmo princípio se aplica nas carnes. Foi necessário 3 minutos a mais que o típico tempo para ter a carne mal passada. A vantagem é que não é necessário virar, a distribuição é boa devido a resistência de baixo.
Nesse quesito o uso da resistência inferior pode compensar a ausência de cesto e coletor separado, que tipicamente beneficia a movimentação do ar de baixo para cima.

Sendo assim, se o foco seu não é tempo, a qualidade estará garantida. O comportamento puxa mais para forno do que para o típico fritar.
Ao menos, com essa precisão de temperatura e flexibilidade para priorizar a resistência de baixo ou a de cima, é possível explorar pratos mais delicados, que muitas vezes não dão muito certo na air fryer.
Dá para fazer bolos, pães e também explorar as funções que o aplicativo proporciona, como o fermentar, que funciona melhor aqui graças a sua ventilação mais leve.
Consumo de Energia
Apesar de trabalhar com duas resistências, isso não demonstrou ter impacto negativo no consumo. A Midea Smart Chef Pro teve consumo médio de 0,62kWh, econômica pelo volume que acomoda.

Também apresentou baixo consumo de standby, girando em torno de 0,2W.
A Air Fryer Midea Smart Chef Pro é Barulhenta?
A smart air fryer Midea se destacou pelo ruído baixo, que não passou de 48dBA. Ficou em segundo lugar de todas as air fryers já avaliadas.
Isso considerando a condição do ventilador no modo air fryer: o mais barulhento.
Já nos outros dois modos de ventilação o ruído cai drasticamente. Dá tranquilamente para deixar um alimento fermentando a noite toda sem incomodar ninguém, pois na velocidade mínima do ventilador, mal dá para ouvir o produto em funcionamento.

Limpando a Smart Air Fryer Midea
Independente dos diversos incômodos de limpeza que serão descritos abaixo, vale ressaltar de início o quão interessante foi a criação dessa grade de aço inoxidável removível que a empresa colocou na Midea Smart Chef Pro.
Esse local de resistência e ventoinha respinga muita coisa e abriga os pontos com os cantos mais inacessíveis. Tipicamente as air fryers ou não têm nenhuma proteção, ou tem uma grade mais aberta e que não pode ser removida, diferente daqui.
Apesar da grade não conter toda a sujeira, é um avanço gigante perante seus concorrentes. A grade encaixa e desencaixa com muita facilidade e pode ser colocada na lava louças. Isso é algo ótimo, pois é chato limpar a grade em si.
O corpo fosco esconde bem riscos e não deixa muitas marcas de dedo expostas. Por outro lado, o topo em acrílico lustroso não esconde nada e risca com muita facilidade. Além disso, um ou dois dias sem passar um pano já deixa evidente o acúmulo de pó sobre a air fryer.

A janela de acrílico na área externa também merece cuidado para evitar riscos na hora da limpeza. Evite panos abrasivos ao máximo.
Internamente o coletor tem vidro nessa área de visibilidade. A Midea colocou uma borracha boa para realizar a vedação do coletor, porém há frestas entre o acrílico e o vidro que facilmente acumulam sujeira, principalmente se lavado o coletor na lava louças.
Ali não há acesso a não ser que se desmonte o coletor, algo necessário depois de certo tempo de uso. Houve sinais de ferrugem do coletor na área dos parafusos de fixação. Vale evitar deixar essas áreas submersas quando for deixar a grelha de molho.

A grade possui um ótimo antiaderente, porém a peça tem vários cantos chatos de limpar. O coletor parece ter o mesmo antiaderente, porém na prática é um material mais frágil. É importante usar buchas poucos abrasivas para a limpeza dessas peças para garantir uma vida mais longa do antiaderente.

A cavidade interna é toda galvanizada. Aqui a grade poupa sujeiras na área superior, porém vale cuidar com todo o resto, principalmente evitar de chegar sujeira na parte de baixo da cavidade, onde fica a resistência. Essa área tem vários cantinhos chatos de limpar, quanto menos sujeira chegar ali, melhor.

Air Fryer Midea Smart Chef Pro é Segura?
A air fryer Midea Smart Chef Pro não tem muitos pontos quentes na área externa, porém um deles merece um cuidado extra, pois fica na janela atrás do pegador. Ali medimos mais de 80°C, então vale um cuidado extra quando realizando a movimentação do coletor pela empunhadura.

O cabo de alimentação poderia ser mais longo, tem em torno de 91,5 centímetros. O enrolador de cabos atrás da air fryer é útil e funcionou bem até mesmo para transportar usando ele como alça de um lado enquanto usando a empunhadura da porta na outra mão.

Os pés de borracha na área inferior tem um ótima aderência. A unidade abre com facilidade e fecha também sem deslizar à toa na bancada. Também não se mediu corrente de fuga significativa no produto, mesmo sem aterramento. Assim mesmo é importante aterrar a unidade para garantir uma vida útil mais longa para a air fryer.
Algo curioso que apareceu neste produto é que a unidade é declarada com 1500W, mas em alguns casos quando ambas as resistências estão em funcionamento ao mesmo tempo a Smart Chef Pro bate quase 1700W, muito mais do que o declarado.
A Midea oferece um ano de garantia nesta air fryer desde a data de compra do produto.
Conclusão dos Especialistas
A Midea surpreendeu na entrega de sua smart air fryer. Um acabamento bom, com um painel digital prático, aplicativo com funções diferenciadas, baixo ruído e uma grade removível para facilitar a limpeza. Apesar da demora maior para fazer seus preparos que outras air fryers, não dá para dizer que é inferior, a Midea Smart Chef Pro é diferente.
Sua versatilidade de resistência e velocidades de ventilador possibilitam que o usuário explore mais o produto e crie receitas mais elaboradas. Ou seja, o nome “Smart Chef” se aplica para o modelo. Resta saber se os consumidores estão interessados nisso.