Banner de capa da notícia Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro?

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro?

BM
Harpyja
06/02/2026
Educacional
banner whatsapp black friday detalhei

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro?

Uma das queixas mais comuns de quem tá sempre na cozinha é que seu forno enferrujou. E não é só o forno! Este problema independe se é um forno elétrico, fogão, air fryer ou algo similar.

Com isso, levanta algumas questões como: Por que o forno enferruja (ou fogão)? E mais importante, como ter um forno elétrico que não enferruja por dentro?

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 1 do post

Se você quer uma resposta rápida para algum modelo em específico, vale ver as avaliações técnicas de fornos elétricos e de fogões. Entretanto, se ainda não tem um modelo em mente, o melhor é saber como escolher um fogão que não enferruja (ou forno) e como se prevenir.

Por que o Forno Enferruja?

As paredes internas de um forno ou fogão são feitas de metal, que enferruja, ainda mais em certas condições.

Alimentos com muito sal criam uma atmosfera corrosiva no interior. Alimentos ricos em ácidos graxos (óleos vegetais, peixes, carnes vermelhas, castanhas, sementes…) e frutas cítricas também prejudicam.

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 2 do post

Sendo assim, temos um problema sério, pois a lista de alimentos prejudiciais é grande. Será que não há escapatória e sempre teremos fornos enferrujados?

Não é bem por aí. Algumas ações ajudam.

  • Deixar a porta do forno aberta após trabalhar com alimentos salgados ajuda a trocar o ar e levar a salmoura embora

  • Limpar após cada uso retira os resíduos prejudiciais nas paredes.

Entretanto, estas são medidas de prevenção, e com o tempo o forno ainda pode enferrujar. Por isso, para se ter um forno elétrico que não enferruja, o melhor é escolher um modelo com revestimento resistente à ferrugem

Dessa forma, mesmo que os alimentos favoreçam a ferrugem, o seu se manterá funcionando por anos. Mas como escolher o melhor se não aparece na etiqueta?

Com pouquíssimo esforço na hora da compra, você reconhece o revestimento certo e evita dores de cabeça futuras.

Forno Galvanizado

Este é revestimento presente na maioria dos fornos e air fryers. Infelizmente, também está entre os de qualidade mais baixa.

Você com certeza já o viu. Tem a aparência metálica, até parece que o forno está sem proteção. É um tanto reluzente, embora pareça fosco ou malhado em alguns casos.

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 3 do post

Nessa opção, o metal das paredes do forno é protegido por uma camada de zinco que o protege contra corrosão, mas pouco.

Isso porque a camada é fina e fácil de ser arranhada. As paredes se riscam ao:

  • movimentar as grades

  • bater alguma forma ou panela nas paredes do forno

  • limpar com a parte abrasiva da esponja

Cada risco tira a proteção e aumenta a chance de ferrugem. E como os riscos aparecem facilmente, é quase inevitável que o forno galvanizado enferruje. Geralmente começa pelas laterais, onde as grades e formas arranham mais, e se espalha pelo resto.

Mas algumas vezes pode começar pelo topo e por baixo, onde há respingos de alimentos (e riscos por conta da limpeza).

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 4 do post

Exemplos de produtos com interior galvanizado são:

Forno Aluminizado

O próximo passo além do galvanizado, é o chamado Aluminizado. Como o nome sugere, troca o zinco por alumínio. Estudos mostram que o material pode ser pelo menos 3 vezes mais resistente à ferrugem que o galvanizado.

É difícil reconhecer este revestimento pois ele parece muito com o anterior. A diferença é que o forno aluminizado se mostra levemente mais claro e esbranquiçado.

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 5 do post

Ainda há poucos exemplos do aluminizado no Brasil, com a Philips Walita trazendo em sua Air Fryer Oven AI55.

Forno Elétrico em Inox

Já o inox é muito fácil de ser reconhecido. O metal polido é bem característico de panelas e outros itens do dia a dia, mas pode compor um forno elétrico que não enferruja por dentro. 

Como revestimento, atende bem. O forno elétrico em inox resiste contra corrosão e contribui para a estética. Muitos gostam do interior reluzindo. É o caso do Forno Air Fry Oster OFOR250.

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 6 do post

Como Limpar Forno Inox

Para sujeiras cotidianas e alimentos é possível usar uma esponja. Dê prioridade para esponjas com menor abrasividade, como as feitas para limpeza leve. Essas não devem arranhar o inox.

O ideal é ser rápido, pois deixar sujeiras impregnadas por muito tempo pode manchar o inox. Se manchou, porém, você pode usar produtos de limpeza específicos para o inox. Esses podem retornar o brilho esperado

Esperar o forno esfriar é sempre a opção mais segura e recomendada.

Embora o calor ajude na remoção de gordura, as resistências apresentam perigo real por atingirem temperaturas ainda mais altas das escolhidas para a receita.

Forno Esmaltado

Mais fácil de limpar que o inox e altamente resistente à ferrugem, temos os fornos esmaltados.

Esses fornos são chamados assim pois suas paredes foram cobertas de um esmalte que se tornou vítreo em altas temperaturas.

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 7 do post

Na prática, o revestimento é liso e brilhante, mas nada metálico (mais parecido com vidro) Muitas vezes preto, embora possa ser de qualquer cor.

A proteção é alta, embora impactos fortes podem lascar o revestimento.

Ainda assim,  impactos são raros com fornos e o mínimo de cuidado vai preservar o revestimento por muito tempo.

Sua limpeza também é fácil. Fornos esmaltados não se riscam ou mancham com facilidade e a superfície lisa favorece a remover o que fica impregnado, mesmo com esponjas. Por isso é usado também em algumas bandejas.

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 8 do post

Este revestimento comumente aparece na construção de um fogão ou forno elétrico que não enferruja. Alguns exemplos são:

Forno Autolimpante

Os fornos autolimpantes são mais raros de se encontrar. Eles contam com um revestimento especial que faz parte da limpeza pra você.

A aparência nem sempre é das melhores para quem busca uma estética limpa. São porosos, um pouco ásperos, lembra um pouco um papel bem amassado. Na maioria das vezes são escuros ou com algumas bolinhas. Porém, compensam isso com praticidade. 

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 9 do post

Como Funciona Forno Autolimpante

Quando o forno autolimpante está a mais de 200°C, o revestimento poroso absorve, quebra e queima as moléculas de gordura. Todo o processo leva alguns minutos, e com o forno já quente gasta pouquíssima energia

Assim, a recomendação é que após terminar sua receita, deixe o forno ligado em 200°C por 10 a 15 minutos para que ele faça seu trabalho.

Após isso, basta uma esponja macia ou pano molhado para retirar as cinzas que sobraram.

O lado negativo, é que este tipo de revestimento tem a validade por volta de 5 anos de uso. Após esse período, é recomendado que se refaça o revestimento.

A Fischer tem modelos de forno autolimpante:

A Mueller também tinha fornos com esse revestimento, mas migrou para o esmaltado alguns anos atrás.

Forno Autolimpante Pirolítico

Há ainda outro tipo de forno autolimpante. O chamado pirolítico é extremamente raro de se encontrar, porém capaz de se livrar não somente da gordura, mas também do açúcar.

Isso vem com um custo alto de energia. A limpeza só é realizada acima de 440°C e leva entre 2 e 4 horas. Por isso, consome muito mais.

Um dos poucos exemplos no Brasil com esse revestimento é o Forno Pirolítico Samsung Dual Cook Flex Bespoke.

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 10 do post

Qual o Melhor Forno Elétrico que Não Enferruja?

Diria que pensando no custo-benefício, o melhor é escolher um forno com interior esmaltado ou inox. Com esses revestimentos, se encontra uma variedade maior de modelos, dando mais liberdade para o consumidor.

Optando por um forno esmaltado (como o Mueller Sapore), vai ter um produto com maior facilidade de limpeza.

Porém um forno elétrico em inox (como Oster OFOR250)  traz o benefício estético que muitos buscam.

Como Escolher um Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro? - Imagem número 1 do post

Com um pouco mais de verba, vale considerar um forno autolimpante (como o Fischer Gourmet Grill). O revestimento não só garante um forno elétrico que não enferruja, mas também ajuda na limpeza. O benefício a mais é útil!

Para escolher o modelo do seu forno, recomendo conferir o Top 5 Fornos Elétricos. Nosso ranking é construído com base em avaliações técnicas que trazem resultados comprovados e pesam eficiência, segurança, praticidade e vários outros pontos.

Você pode acessar as avaliações individuais, seja em texto ou vídeo, e ter certeza da escolha antes de investir seu dinheiro.

Qual o Melhor Fogão que Não Enferruja?

A resposta muda um pouco pensando em fogões. Nessa categoria é mais incomum de se encontrar modelos inox e autolimpantes.

Por isso, se quer um fogão que não enferruja, procure pelo revestimento esmaltado. Mas confira o interior!

Alguns fogões (como o Dako Diplomata e Dako Magister) tem as paredes laterais esmaltados mas o topo é galvanizado. Isso significa que dependendo da altura da grade respingos podem ir parar ali.

Dessa forma, a gordura pode manchar o galvanizado ou fazer com que você o arranhe durante a limpeza. Prefira os modelos completamente esmaltados para ter menos dor de cabeça. Exemplos são o Mueller Decorato e Consul CSF5VAE.

Ademais, fazendo Login no Detalhei você pode usar o Comparativo de Fogões, visualizar as características e notas de cada fogão até encontrar o melhor para você.

Já teve um fogão ou forno que enferrujou? Qual era o modelo e seu revestimento? Conta pra gente!

Dúvidas Frequentes

Qual o Melhor Forno Elétrico que Não Enferruja por Dentro?

O Air Forno Mueller, Mueller Fratello e Oster OFOR250 são exemplos de forno elétrico que não enferruja por dentro graças ao seu revestimento inox ou esmaltado. Um forno autolimpante, como Fischer Gourmet Grill também é uma opção, porém mais caro.

Qual o Melhor Fogão que Não Enferruja?

Um fogão que não enferruja tem revestimento esmaltado em todas as paredes. É o caso do Mueller Decorato e Consul CSF5VAE. Outros modelos, como alguns da Dako, não são esmaltados no topo. Por isso a região fica suscetível a manchas e ferrugem.

Como Funciona Forno Autolimpante?

O revestimento autolimpante é poroso e possui capacidade de absorver, quebrar e incinerar gordura em temperaturas acima de 200°C. Levando apenas 15 minutos. Outra opção é o autolimpante pirolítico que também queima açúcar, mas só em 440°C e leva 4 horas.

Como Limpar Forno Inox?

Espere o forno e a resistência esfriar para não causar acidentes, e use esponjas de limpeza leve para não riscar o material. Dê prioridade para limpar o forno inox logo, assim evitando manchas. Se necessário, aplique produtos específicos do inox para recuperar o brilho.

Comentários

Leia mais