Pontos Fortes
Funcionamento silencioso
Economiza energia a longo prazo
Maior controle de temperatura
Pontos Fracos
Demora mais para esquentar o ambiente
Não é portátil (mas possui rodinhas)
Corpo fica quente (de 80 a 135°C)
Avaliação
Mai 19, 2025, 3:15 PM
9 min de leitura
Compartilhar







Funcionamento silencioso
Economiza energia a longo prazo
Maior controle de temperatura
Demora mais para esquentar o ambiente
Não é portátil (mas possui rodinhas)
Corpo fica quente (de 80 a 135°C)
Esse aquecedor a óleo EOS faz parte da linha Comfort Heat da marca, que conta com outras opções de aquecedores: um termoventilador, outro halógeno e dois aquecedores a óleo.
Interessante notar que escolheram bem seus diferentes modelos. Cada um tem funções bem distintas entre si, e dessa forma conseguiram um catálogo enxuto com opções para quase todas as situações e gostos.
Por sinal, se quiser entender melhor como funciona o mais diferente deles, confira como usar e Dicas de Aquecedor Halógeno.
A parte estranha, porém, é haver 2 modelos de aquecedor a óleo. As diferenças parecem apenas estéticas, com um preto e outro branco, mas há outras variações. O painel com os controles e alça mudam. Não ficou claro porque a EOS decidiu seguir por esse caminho, mas são modelos diferentes.
Design e Construção do Aquecedor a Óleo EOSDe forma geral, aquecedores a óleo não tendem a investir muito na estética, e esse modelo segue a regra. Grande parte de seu corpo é metálico, ocupado pela região que abriga o óleo e resistências. Ainda assim, explorando a estética, a EOS dobrou as aletas numa forma de ondulação. Se diferencia da maioria dos aquecedores a óleo (que são completamente retos) e deixa o aquecedor levemente mais interessante.
Toda essa parte é pintada de grafite, mas ainda se vê pontinhos brancos brilhantes. Parece ser uma pintura automotiva, de alta qualidade, não vai riscar ou sair com facilidade. Um detalhe inusitado aparece no topo em branco: um aviso para não se pendurar roupas no aquecedor. Parece que a EOS se adiantou contra a prática de pendurar roupas na traseira da geladeira e locais parecidos.
Nas laterais há respiros de ar e o adesivo de segurança, trazendo dados simples como tensão elétrica do aquecedor.
Abaixo de tudo isso temos as rodinhas do aquecedor a óleo. São 4, sob suportes metálicos. Apesar de simples e plásticas, suportam bem o peso do EOS Comfort Heat e tiram a necessidade de levantar o aquecedor de 8 quilogramas do chão.
Painel do Aquecedor a Óleo EOSO painel é totalmente plástico, aparecendo apenas na região frontal. Lá temos uma alça pequena mas suficiente, que ajuda a transportar o aquecedor EOS através das rodinhas. Logo abaixo aparecem os controles.
O primeiro desses seletores é um termostato simples. Ele define a temperatura em que o aquecedor vai se desligar. Apesar de não ser muito informativo (não é possível saber a temperatura definida) sempre aparece em aquecedores.
Através do segundo seletor você opta pelo uso da resistência menor, a maior ou ambas resistências para fazer o aquecimento. Importante notar que essa escolha não altera a temperatura da sala, que é escolhida pelo termostato, apenas o quão rápido ela será atingida.
Este painel é simples para uso, porém deixa muito a desejar em clareza. O papel dos seletores fica mais óbvio para alguém que já usou outros aquecedores, que compartilham paineis similares, porém os que nunca tiveram contato podem se confundir.
Esse problema é infelizmente compartilhado por quase todos os aquecedores a óleo do mercado. Seria interessante as empresas evoluírem essa linguagem. Escritas simples como “Temperatura” no termostato e “Potência” nas resistências diminuiriam a confusão. Ao menos, há um LED que indica quando as resistências estão ligadas.
Aquecedor a Óleo Como Funciona?Uma dúvida que muita gente tem é como funciona o aquecedor a óleo. É necessário completar o óleo em algum momento? Precisa trocar o óleo? Há queima de óleo?
A resposta para tudo isso é não. O aquecedor já vem com óleo dentro de si, mas nunca o queima. Na verdade o aquecedor é elétrico, e apenas usa o óleo para se manter quente por mais tempo. Dessa forma permanece esquentando o ambiente enquanto ele próprio está desligado.
Apenas em momentos de manutenção e conserto será necessário trocar o óleo mineral, mas para a maioria das pessoas isso será nunca (ou a cada vários anos).
Durante o funcionamento habitual de um aquecedor a óleo ele
Liga as resistências
Esquenta o óleo até a temperatura máxima do termostato
Desliga e esfria até temperatura mínima do termostato
Liga novamente
Durante todo esse processo o aquecedor está mais quente que o ambiente, e assim irradia calor para os entornos. É diferente de aquecedores a ar, e o motivo de gastarem menos energia. Para mais dúvidas e Mitos de Aquecedores, veja a matéria completa.
Utilizando o aquecedor na prática, suas maiores diferenças em relação a aquecedores a ar ficam bem notáveis. A primeira, é que demora mais para esquentar ambientes. Numa sala de 7,8 m², este EOS Comfort Heat foi capaz de aumentar a temperatura do ambiente em 2,6°C ao final de uma hora.
Esse número é baixo, aquecedores cerâmicos e termoventiladores com a mesma potência anunciada são capazes de aquecer o mesmo espaço muito mais rapidamente.
Um exemplo é o termoventilador WAP Air Heat (versão 127V com 1500W), que atingiu o resultado de uma hora do aquecedor a óleo EOS em 8 minutos. O motivo para isso é simples, modelos com ventilador forçam trocas de calor com o ambiente de maneira muito mais rápida.
Se o lado negativo fica bem demarcado, optar por um aquecedor a óleo também tem seus lados positivos. O mais lembrado deles é justamente seu consumo de energia, sendo mais econômico que outros modelos a ar.
Neste caso, este aquecedor a óleo EOS consumiu 0,68 kWh ao final de uma hora. O gasto de energia é metade de outras opções como aquecedores cerâmicos, e termoventiladores.
É importante perceber, porém, que ele gastou menos energia porque entregou menos calor para o ambiente. Se o objetivo é atingir uma certa temperatura, o gasto de energia será próximo entre ele e aquecedores a ar, pois a quantidade de calor que precisa ser entregue é a mesma.
O melhor ponto do aquecedor a óleo em relação aos outros é o controle de temperatura que não é bem feito em aquecedores a ar. Dessa forma, enquanto aquecedores a ar precisam que alguém os desligue ou ligue dependendo da necessidade, o aquecedor a óleo continua trabalhando de maneira autônoma.
Por conta de seu termostato o aquecedor a óleo segue funcionando e mantém a temperatura da sala estável. Desse jeito você pode deixá-lo ligado por quanto tempo quiser que ele não vai deixar a sala mais quente do que você deseja. Esse controle garante economia de energia, já que não vai trabalhar além do necessário, e independência pro usuário, que pode abandonar o aquecedor sabendo que vai ter a temperatura esperada.
Além deste ponto positivo, outro é o barulho. Como não há ventilador, a unidade permanece quase completamente silenciosa. Durante o funcionamento na opção 2 e 3 de resistência, aparece um ruído quase imperceptível de 480Hz. É extremamente baixo, sendo preciso chegar próximo para ouvir ou estar num ambiente incrivelmente silencioso.
O problema é compartilhado por outros aquecedores a óleo do mercado, porém aqui aparece mais silencioso. Além disso, a cada alguns minutos o termostato irá produzir um pequeno estalo. Comum em outros aquecedores.
Para realizar a limpeza do aquecedor, é bem simples. Apenas um pano úmido será suficiente. Todas as partes estão bem acessíveis, então não devem haver problemas quanto a isso.
A recomendação, claro, é só fazer a limpeza com o aquecedor desligado da tomada e frio. Durante o funcionamento algumas regiões podem atingir de 80 a 135°C. Apesar disso, os seletores e alça permanecem frios.
Um ponto que não é preciso muita preocupação durante o uso é a estabilidade do aquecedor a óleo. Em outros modelos de aquecedor (como cerâmico ou termoventilador) há sempre o problema do aquecedor tombar e superaquecer. Aqui o EOS Comfort Heat permanece bem estável sobre suas rodinhas. Deixando-o numa superfície plana, não tem com o que se preocupar.
O cabo de alimentação sai abaixo dos seletores, e tem 160 centímetros de extensão. O plugue é dos mais grossos (20A) na versão 127V, na versão 220V deve ser o padrão comum.
Conclusão dos EspecialistasOs lados positivos e negativos de um aquecedor a óleo ficam bem marcados em relação aos outros aquecedores que avaliamos. Se a busca é por um modelo que irá aumentar a temperatura do ambiente com rapidez, não vai se contentar com este modelo. Porém, se a busca é por um modelo capaz de funcionar por várias horas com maior economia de energia, o EOS Comfort Heat pode ser uma opção a se considerar.
Altura (cm)
Comprimento (cm)
Cores
Garantia Geral (Meses)
Comentários


