Avaliação

Liquidificador Oster Digital Xpert Series

Abr 18, 2023, 1:05 AM

23 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Oster Digital Xpert Series
Logo youtube
Oster Digital Xpert Series - Imagem 1
Oster Digital Xpert Series - Imagem 2
Oster Digital Xpert Series - Imagem 3
Oster Digital Xpert Series - Imagem 4
Oster Digital Xpert Series - Imagem 5
Oster Digital Xpert Series - Imagem 6
Oster Digital Xpert Series - Imagem 7
Oster Digital Xpert Series - Imagem 8
Oster Digital Xpert Series - Imagem 9
Oster Digital Xpert Series - Imagem 10
Oster Digital Xpert Series - Imagem 11
Oster Digital Xpert Series - Imagem 12
Oster Digital Xpert Series - Imagem 13
Oster Digital Xpert Series - Imagem 14
Oster Digital Xpert Series - Imagem 15
Oster Digital Xpert Series - Imagem 16
Oster Digital Xpert Series - Imagem 17
Oster Digital Xpert Series - Imagem 18
Oster Digital Xpert Series - Imagem 19
Oster Digital Xpert Series - Imagem 20

Pontos Fortes

Base Removível

Ótimas opções de velocidade (versátil)

Entrega diferentes texturas baseado em sua escolha

Pontos Fracos

Cabo curto (83cm)

Pode ser complexo por exigir acesso a um menu digital

Ruido alto

Nota:

9.0

Desempenho e Funções

8.8

Design e Acabamento

8.7

Praticidade

9.3

Limpeza

7.5

Segurança

8.5

Outros Pontos

9.0

Conforto Sonoro

6.7
banner telegram black friday detalhei

Avaliação do Liquidificador Oster Digital Xpert Active Sense | Harpyja

Dentre os diversos liquidificadores da Oster, é impossível não perceber o Oster Xpert Series, modelo com painel digital, receitas pré-programadas, livro de receitas completo e jarra individual extra. Além desses diferenciais, a unidade vem com a tecnologia Active Sense que promete identificar a consistência dos alimentos através da rotação das lâminas, e entregar a textura pedida pelo usuário.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_017

Design e Acabamento

A base tem um formato quadrado com cantos bem arredondados. A peça central é de metal escovado, a cor mais amarelada lembra algumas peças de níquel. Na parte de baixo, uma peça plástica cromada forma a base e os pés, enquanto uma segunda peça de plástico na parte de cima faz o suporte para a jarra e apresenta o símbolo da Oster no centro. Esse símbolo foi bem impresso, mas sai com facilidade mesmo ao riscar sem querer com a unha.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_017

A qualidade das peças é muito boa, e o encontro entre elas é bem feito. Os erros de acabamento são minúsculos, e o que aparece mais são leves desencontros no contorno de borracha. O contorno é interrompido por detectores de jarra, que poderiam ser mais sutis, atualmente ficam bem aparentes e parecem erros no acabamento.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_014

A jarra é bem larga, com design mais robusto. As marcações de volume atingem 2 litros até o máximo, porém a jarra suporta 2,6 litros se encher até a boca. A alça é ampla, revestida por uma camada de borracha e formando o símbolo da Oster. As sobras da borracha ficam à mostra nas laterais da alça, bem visíveis dependendo do ângulo. Poderiam ter caprichado melhor aqui.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_003

O material da jarra é Tritan, um plástico ultra resistente. A boca é espaçosa, com curioso formato octogonal que segue para o interior da jarra, afunilando até virar um quadrado. A tampa se parece com a do KitchenAid K400. A semelhança não é só estética, mas também em construção, com os materiais mesclando plástico rígido e borracha coinjetada (mesclado ao plástico, não uma peça solta). É bem alta e possui uma abertura para respiro, embora não haja tampa dosadora (uma oportunidade perdida). Também não há aberturas para pôr suco: ou a jarra está totalmente aberta, ou fechada com a tampa. A vedação da jarra é boa, não observamos problemas relacionados a isso.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_001

O jogo de lâminas é igual ao do Osterizer Max, que já avaliamos. Um par aponta para cima, outro para os lados e um terceiro para baixo. Preste atenção ao manusear, pois a maioria é pontuda e a variedade de ângulos facilita acidentes. São conectadas a uma chapa metálica com conexão direto ao eixo do liquidificador.

O conjunto de lâminas é acoplado a um disco plástico que rosqueia na base. Para impedir vazamentos, um anel de silicone fica por cima da chapa metálica.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_005

As lâminas são removíveis, mas conectar e desconectá-las pode ser um trabalho frustrante. Isso porque os apoios para os dedos no disco plástico são bem rasos, isso dificulta muito o trabalho principalmente quando a peça fica bem vedada e molhada. Pensando nisso, há uma outra opção: a tampa menor tem marcações que se acoplam diretamente no disco plástico, como uma chave. Dessa forma é possível desrosquear as lâminas com apoio bem maior e confortável, talvez por isso a tampa não seja dosadora. Essa dica aparece escrita no guia rápido do liquidificador, que vale conferir para não deixar informações como essas passar.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_023

Compartilhando a mesma lâmina, o Oster Active Sense inclui também uma jarra individual, chamada de Blend n’ Go. O material é o mesmo: tritan, e o design é simples, mas agradável. A capacidade máxima do copo é alta para liquidificadores individuais, 750 ml até a marcação máxima de volume e 1 litro até a boca.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_020

Vem acompanhado de sua própria tampa, com boa vedação, como da jarra principal. A aba trava no fim do caminho, impedindo que caia no seu nariz ao virar para beber. A abertura é tampada por uma peça de silicone coinjetada e côncava, então ainda pode acumular um pouco de líquido na região.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_019

Painel

Com certeza um dos maiores atrativos e diferenciais do Active Sense é seu painel digital. O visor de LCD é posicionado no centro enquanto as 3 opções de velocidade ficam à direita, os botões para Ligar/Desligar, Pulsar e Iniciar estão embaixo e à esquerda aparece a seleção de programas e texturas.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_016

Olhando as seleções, temos 5 programas: Smoothie (Vitaminas), Sucos, Milkshake, Bebida com Gelo e Molhos. Cada programa possui 2 opções de textura: Cremosa ou Com pedaços para Molhos; e Espessa ou Líquida para o resto.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_009

Nas opções pré-programadas o progresso é mostrado em porcentagem no painel, aumentando conforme o tempo. O comportamento não é descrito no painel, mas ao observar os programas você percebe pulsares, reversões no sentido de rotação e mudanças de velocidade.

Além das opções listadas, se necessário é possível alterar o idioma do menu ao segurar o botão de Textura após ligar o liquidificador Oster.

No geral, não há muita dificuldade para navegar pelo menu, mas ainda há pontos que poderiam ser melhorados. O símbolo de Pulsar é o maior deles: o desenho reflete a batida de um coração, mas sua representação gráfica não é clara, causou dúvidas e mais de uma pessoa não soube como Pulsar o liquidificador só olhando o painel.

A visibilidade do display é boa, mas se estivermos considerando que sua linha de visão ficará bem acima do painel, seria uma boa ideia tê-lo inclinado para melhorar a leitura de cima para baixo. Como está hoje, as cores ficam invertidas e algumas letras e partes do display perdem visibilidade.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_011

Um outro detalhe interessante é que pelo encaixe da jarra, o Active Sense consegue identificar qual jarra está conectada em seu corpo. O acessório é indicado no canto superior do menu, e fica totalmente em branco quando não há conexão.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_010

Essa conexão é a mesma usada para permitir que o liquidificador ligue, dessa forma sem jarra conectada não é possível ligar o produto. Por outro lado, como o sensor identifica jarras e não a lâmina, é possível ligar sem lâminas. Não há motivo para fazer isso, mas é uma possibilidade dado o funcionamento do sistema de segurança.

Livro de Receitas

Não é costume em nossas avaliações nos estendermos ao falar de livro de receitas. Essas informações são contabilizadas na hora de dar nota, mas pela simplicidade não há muito o que dizer da maioria dos produtos. Essa situação se inverte para o Oster Xpert Series.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_024

O livro de receitas é de altíssima qualidade, com imagens coloridas, diversas receitas e mais. Há menções diretas aos programas do liquidificador, que facilitam muito o uso e indicam uma integração única com a unidade. As receitas são divididas em abas de café da manhã, almoço e janta, possibilitando selecionar todas e contemplar todo o planejamento para o dia de uma só vez. Além disso, o livro é recheado de informações nutricionais das receitas e dicas para hábitos saudáveis de alimentação. É um baita diferencial para o produto que além de tudo fomenta a exploração das receitas pré-programadas.

Desempenho e Funções

Mais importante que o número de velocidades em um liquidificador é a real variação que elas produzem, trazendo flexibilidade para o conjunto conforme ele é capaz de cortar de diferentes maneiras. Nesse quesito, o Active Sense agradou, e muito. A velocidade máxima marca 15900 rotações por minuto (RPM), e a mínima apenas 3300 RPM. A variação de 79% é a maior que registramos até agora, ficando na frente (mesmo que por pouco) do KitchenAid K400. Se analisarmos a variação para a velocidade média, chegamos em 47%, valor que já é superior à enorme maioria dos liquidificadores que avaliamos.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_025

A movimentação dos alimentos no interior da jarra é boa, mas não surpreendeu. Medimos através da pior situação: com grãos, e o resultado acima da média se aproximou do Philips Walita Ri2244. A geração de farinha durante o teste foi razoável, mas há liquidificadores de desempenho mediano que se saem melhor nesse quesito.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_006

Pasta de amendoim não é um alimento facilmente feito por liquidificadores, e aqui não foi diferente. Utilizamos 300g e a unidade até que entregou, mas com resultado discutível.

Buscamos uma textura lisa e cremosa, e o resultado obtido mostrava com clareza farinha de amendoim misturada à pasta. O tempo para o preparo foi bem longo, demorando mais de 10 minutos (sem contar os vários momentos que precisamos usar a espátula) para atingir essa consistência. Também tivemos certo vislumbre da tecnologia Active Sense durante o teste: mesmo com a velocidade fixa observamos variação na rotação da lâmina. De vez em quando a velocidade aumentava e diminuía; e a partida parecia mais lenta, acelerando pouco depois para o padrão.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_006

Comparando entre liquidificadores há opções com entrega superior para pasta de amendoim: como o Philips Walita Ri2242 de jarra de vidro e o KitchenAid K400, se preferir procurar entre modelos de mais alto nível. De qualquer forma, processadores vão ser mais confiáveis para esses alimentos.

Ao lidar com massas de bolo, o liquidificador da Oster bateu a massa com facilidade. Adicionando primeiro os ingredientes moles e líquidos, em poucos segundo na velocidade máxima a mistura fica homogênea, mas vale deixar um tempo a mais em velocidades mais baixas para bater melhor. Curiosamente percebemos que sobrou uma rodela de cenoura inteira no meio do processo, mesmo após alguns minutos batendo ela estava intocada. A situação parece ter sido mais uma anormalidade, até porque nunca vimos esse comportamento em outro teste.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_007

Com farinha e outros ingredientes secos a mistura naturalmente demora um pouco mais, porém o Active Sense não se intimidou e bateu bem com certa facilidade. Em alguns momentos a potência que observamos foi um pouco maior do que produtos avaliados no passado, mas pode ser um resultado das doses maiores de farinha que adicionamos de uma só vez, e não houve problemas com a unidade em si. A massa ficou homogênea e não precisamos utilizar uma espátula para ajudar com a farinha.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_008

O teste de corte líquido (que reflete o desempenho com sucos) é um dos mais importantes para um liquidificador, e não economizamos no teste. Além do procedimento habitual que sempre realizamos, experimentamos com a rotina pré-programada de suco e com a jarra extra. Os resultados são positivos, com notas acima da média.

Utilizar a jarra Blend n' Go pode acarretar em alguns pedaços maiores se o tamanho da fruta for avantajado em relação ao espaço no copo, mas o corte segue com qualidade. O melhor caso que observamos foi usando a função Sucos, na textura líquida e jarra convencional não sobrou quase nada de bagaços, e o que persistiu era pequeno.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre cut lime

Para gelo a situação se inverteu um pouco, e a qualidade superior surgiu ao manualmente pulsar algumas vezes, e não no programa de "Bebidas com Gelo". Não que o resultado da função seja ruim, os pedaços estavam em lascas minúsculas e apropriados para drinks, mas ao pulsar os cubos viraram neve. Embaixo da lâmina, principalmente, o processo de triturar o gelo acabou compactando e formando uma camada de neve na região. É um alerta para retirar a lâmina e escavar com cuidado essa região que acumula bastante.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre gelo e laminas

Os últimos dois testes também foram, parcialmente, experimentos. Por motivos diferentes não costumamos fazer testes dedicados para vitaminas e muito menos molhos nos liquidificadores, mas por conta das opções pré-programadas decidimos relatar.

A vitamina era composta de mamão, maçã, banana, leite e aveia; e podemos dizer que as diferenças de textura da função Smoothie são perceptíveis demais. Seguimos a mesma receita para as opções “Espessa” e “Líquida”, com as frutas colocadas quase inteiras na jarra. A opção Líquida resultou numa massa cremosa, um pouco mais viscosa que alguns iogurtes comprados no mercado. Quem gosta de vitaminas mais líquidas pode querer bater por mais tempo, porém a receita continha pouco leite, que pode contribuir no aumento da consistência.

Já na opção Espessa, o nome diz tudo. A mistura estava bem viscosa e tinha uma consistência mais parecida com massas de bolo do que com vitaminas. A consistência era suficiente para comer de colher ao invés de beber. Como bebida não vai agradar a todo o público, porém mesmo que não seja do seu gosto pessoal segue como uma opção interessante para receitas como papinha de bebê e sopa de mandioca, por exemplo. O que merece ser dito é que as opções de textura estavam totalmente homogêneas e sem pedaços. A seleção realmente interfere na textura do alimento como um todo, e não na quantidade de pedaços presentes “batendo menos" ou por menos tempo, por exemplo.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre vitamina

Para molhos, utilizamos 3 tomates sem pele e sem sementes para cada opção. A mudança de textura estava clara mesmo numa quantidade baixa de alimento. A opção Cremosa se aproximou dos sachês comprados no mercado, enquanto a textura Com Pedaços lembrava algumas geleias e preservou alguns pedaços de tomate com tamanho adequado (exceto um que permaneceu grande). Na foto abaixo o pote da direita é a textura "com pedaços".

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre com pedaços e sem

Ruído

Analisando o ruído, o Xpert Series registrou a intensidade das velocidades máxima e mínima bem próximas, cerca de 82 a 83 dBA. Para a velocidade máxima é próximo da média, porém para a mínima o ruído é mais alto do que a maioria dos produtos. Como resultado, na velocidade mínima ele se equipara a modelos barulhentos como o Osterizer Max.

Limpeza

O plástico cromado do corpo deixa marcas de dedo ao menor toque, as partes metálicas também ficam marcadas, porém vão diminuindo o brilho ao invés de ficarem tão evidentes. Para limpar opte por pano macio e úmido, assim evita riscar o plástico e também a tela de LCD. Nada muito molhado para evitar qualquer infiltração, ainda há aberturas pequeninas em volta do painel que valem muito preservar.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_012

Também há risco de infiltração nos detectores de jarra (em especial os externos). Em relação ao contorno de borracha, se derramar algo tome a precaução de limpar logo para evitar que se torne pegajoso com o tempo. O mesmo pode ser dito para a tampa principal após cada uso (ainda mais com ingredientes gordurosos).

As tampas têm acesso fácil para limpeza em todas as áreas, a única exceção é o anel de silicone da tampa Blend N Go que não parece permitir remoção. As tampas são de plástico mole e vão riscar se limpas com o lado abrasivo da esponja.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto_018

O material das jarras é resistente a impactos, porém segue vulnerável a riscos. Sendo assim, ao limpar as jarras use apenas o lado macio da esponja ou elas irão ficar foscas. As partes mais próximas da lâmina (principalmente na jarra principal) naturalmente ficarão foscas com o uso, pelo atrito dos alimentos com as paredes. As aletas no interior de ambas tem algumas regiões que podem acumular nos encontros entre os ângulos retos e as curvas que fazem, ao menos estão em áreas de fácil acesso.

Oster Digital Xpert Series - Imagem sobre Texto

O exterior da jarra individual não vai apresentar problemas, mas a base da jarra maior pode. Mesmo retirando a lâmina, os espaços cobertos pela saia dificultam alcançar 100% da região. Não é uma área que entra em contato direto com alimentos, mas é bom manter longe de qualquer forma.

Fique de olho na alça, o acabamento em borracha cobre um espaço oco praticamente impossível de acessar. Há um respiro na base para a ocasião de entrar algum líquido indevido, mas se entrar água suja não tem como garantir a limpeza adequada.

Segurança

Tome cuidado ao limpar as lâminas, como dito anteriormente elas são pontudas e apontam em direções diferentes. Para chegar próximo do eixo ou em partes de difícil acesso, apenas com escovinha ou com certeza irá se machucar.

O cabo de alimentação deste liquidificador Oster sai da base com uma folga razoável. O comprimento acaba deixando a desejar, são apenas 83 centímetros. Seu plugue não possui o pino de aterramento, porém não registramos fuga de corrente considerável em nenhum pontodo produto.

Ambas as jarras ficam estáveis durante o funcionamento. Em alguns momentos por conta de pulsadas ou mudanças de velocidade durante os programas há alguns movimentos na jarra principal (que não fica travada), mas sempre contidos e seguros. Como dito anteriormente, é necessário a conexão das jarras para ligar o produto, mas não há detecção de lâminas e por isso é possível ligar o produto sem elas.

Conclusão

Ao utilizar o produto percebe-se a atenção dada na programação das receitas, e os resultados entregues foram bem convincentes na maioria das situações. Ainda há algumas limitações ao lidar com grãos ou o ruído alto na velocidade mínima, mas ao conhecer o produto pode-se lidar bem com isso. No geral, os resultados inquestionavelmente positivos para sucos, massas de bolo e gelo devem atender a maioria das pessoas, e os bônus apresentados pela jarra extra, livro de receitas e painel com menu o colocam como um produto merecedor de certo destaque.

  • Aberturas da tampa

    Nenhuma
  • Acessórios

    Copo para transporte (blend)
  • Altura (cm)

    42.5
  • Base Removível?

    Sim

Comentários