
Vaporizador ou Ferro de Passar: O que é Melhor?
Vaporizador ou Ferro de Passar: O Que é Melhor?
Ter roupas sempre lisas e sem vincos faz parte da realidade ou é o desejo de muitos brasileiros atualmente, seja para apresentar uma boa imagem ou se sentir bem!
Dessa forma, é comum de se encontrar nos lares o famoso Ferro de Passar Roupa, como um utensílio capaz de dar esse acabamento nas roupas utilizando principalmente calor. Porém outra opção que muitas vezes aparece é o vaporizador, que parece ter a mesma função mas funciona de maneira diferente.

Isso deixa a dúvida: vaporizador ou ferro de passar? Veja qual a melhor alternativa na hora de tirar vincos e rugosidades das roupas amassadas!
Vaporizador ou Ferro de Passar?
Umidade e calor são dois fatores importantes para os tecidos, sendo os mesmos responsáveis por gerar e tirar as dobras e vincos indesejados numa roupa.
A roupa amassa porque quando é lavada e seca sem ser esticada corretamente, as fibras se ajeitam e se interligam no formato em que se encontravam após a água evaporar da roupa.
Da mesma forma, o combate a isso é feito fornecendo calor e água de volta à roupa, de forma a eliminar os vincos formados.
Assim, o calor é responsável em amolecer as fibras do tecido; e a água penetra entre essas fibras, dando maior movimento e permitindo que se organizem novamente.
Vaporizador de Roupas Funciona?
Muita gente acha estranho passar a roupa em pé quando usa o vaporizador, mas isso é normal, e funciona.
Neste caso, a lógica usada de como o vaporizador de roupas funciona é fornecer água e calor ao mesmo tempo (na forma de vapor), juntamente com a gravidade para esticar o tecido.
Assim, o vapor penetra nas fibras da roupa enquanto você estica o tecido aos poucos.
O vaporizador de roupas funciona melhor ao ser aproximado do tecido, permitindo esse encontro mais profundo.
Como Passar Roupas com Ferro a Vapor?
Se a aposta do vaporizador é na umidade, os ferros de passar auxiliam mais com a temperatura.
Entretanto, a importância do vapor não pode ser esquecida e é por isso que muitos preferem passar roupas com ferro a vapor.

Nesta opção, diferente do vaporizador, vai ser preciso apoiar sobre uma superfície ou tábua de passar roupa.
Portanto, ao trabalhar com ferro de passar, seus movimentos com o ferro e com as mãos são para abrir e esticar a roupa.
Enquanto isso acontece, a chapa metálica pode estar em temperaturas acima dos 200°C, que são suficientes para amolecer tecidos mais grossos como algodão.
Ainda assim, o vapor segue sendo usado com certa frequência para facilitar o movimento das fibras das roupas.
Essa combinação de temperaturas altas, vapor, movimentos de esticar do ferro e das suas mãos ajuda o tecido a entrar na forma desejada.
O que é Melhor Ferro de Passar ou Vaporizador?
Esta é a pergunta há se fazer! E a verdade é que depende da finalidade.
O ferro é extremamente eficaz em fornecer temperatura, não só vapor.
Porém, é um utensílio que demanda um bom entendimento de seu uso já que todo cuidado é pouco para não estragar os tecidos mais sensíveis. Além de não ser tão prático quando se deseja passar apenas uma camiseta de última hora.
Estes são alguns dos motivos que um vaporizador soluciona. A praticidade é maior, especialmente para poucas peças, e a complexidade é baixa. Basta encher de água, ligar, e passar a roupa já pendurada no cabide.
Outro ponto a se considerar é que o vaporizador de roupas diminui em muito o risco de danificar roupas sensíveis à temperatura. Alguns vaporizadores possuem chapas metálicas que buscam trazer um desempenho que se assemelha aos ferros. Em alguns modelos a temperatura nessas regiões não é tão alta, servindo apenas para evitar respingos d’água.

O lado negativo é que a falta de temperatura dos vaporizadores dificulta a passar roupas com tecidos mais grossos (algodão e linho, são exemplos).
Em muitos casos, apesar de fazer um bom trabalho, o resultado com vaporizadores não tem a mesma definição que passar roupa com o ferro, especialmente um ferro à vapor. Camisas que acabaram de sair da máquina de lavar, dificilmente voltarão ao seu molde normalizado e sem vincos apenas com vapor.

O ferro a vapor pode ser uma melhor escolha se você souber escolher bem suas temperaturas, mas é muito mais fácil utilizar o vaporizador. Na prática, a escolha vai depender do tecido.
Quais Tipos de Roupa funcionam com um vaporizador?
Cada tipo de tecido possui uma temperatura diferente que amolece sem se danificar as roupas na hora de tirar os vincos.
No geral, tecidos naturais ou sintéticos podem ser trabalhados em temperaturas mais altas, enquanto tecidos artificiais trabalham em temperaturas menores.
Porém, o que realmente impacta para um vaporizador é a capacidade do tecido de absorver água. O que está diretamente ligado ao processo de fabricação têxtil e tipo da costura/trama.
Melhor usar Ferro de Passar
Um bom exemplo disso é o Poliéster. O tecido sintético pode ser trabalhado em temperaturas de no máximo 148°C (temperatura média), um intervalo seguro para vaporizadores. Apesar disso, possuem pouca absorção de água e assim a eficácia do vaporizador fica limitada.
Essa baixa absorção é mais comum em fibras artificiais:
Nylon (ou Poliamida)
Poliéster
Propileno
Lycra
Que possuem estruturas mais ordenadas e promovem menor retenção de água.
Usar vapor nesses tecidos irá conferir um resultado superficial. É necessário aplicar temperatura certa (geralmente baixa nesses casos), e pressão. Tornando o ferro de passar uma alternativa melhor.
Outros tecidos que o vaporizador de roupas deve ser evitado são:
Suede
Seda
Cetim
Estes absorvem água tão facilmente que podem ficar manchados com a presença de alta umidade. Por isso, passe somente com ferro seco.
Melhor usa Vaporizador de Roupas
Ademais, se o tecido precisa de temperaturas baixas ou médias e responde bem à presença de água, o melhor é usar o vaporizador de roupas.
Lã
Acetato
Viscose
Veludo
São claros exemplos disso. O veludo, por exemplo, é queimado facilmente com o uso de ferro. Então somente use um vaporizador.
Melhor usar Ferro à Vapor
Por outro lado, se o tecido precisar de temperaturas mais altas que o vapor, porém ter uma boa absorção de água, o melhor é combinar temperatura alta e vapor para realizar o trabalho.
Exemplos de tecido que se beneficiam mais de um ferro à vapor são:
Algodão
Linho
Apesar de se amolecerem melhor em temperaturas próximas de 200°C, as fibras naturais absorvem muito bem o vapor, conseguindo penetrar o tecido em temperaturas mais baixas do que o ideal.
Assim usar temperatura alta e vapor promove mais movimento para as fibras e facilita na hora de passar.
Jeans precisa de Vaporizador ou Ferro de Passar?
O Jeans é um caso à parte. Já que o jeans é uma mistura de tecidos, vale conferir na etiqueta qual seu tecido principal e agir de acordo.
Na maioria dos casos, a porcentagem maior é algodão; então use ferro à vapor.
Porém se houver muito elastano na mistura, pode ser melhor trabalhar em temperaturas mais baixas.
Não use Ferro ou Vaporizador
Alguns itens do dia a dia não respondem bem nem a temperatura nem a vapor diretos. Por isso, nem tente passar peças de:
Couro
Camurça
ou Tecidos com componentes Plásticos que possam derreter
A reação destes materiais com o calor pode estragar permanentemente a roupa.
Como uma forma rápida para descobrir se é melhor usar ferro ou vaporizador, confira a tabela abaixo.
Estão dispostas os níveis de temperatura que podem se passar certos tecidos (acima disso o calor pode danificá-los) e se é melhor passá-los com vaporizador ou ferro de passar.

Outros benefícios de um Vaporizador de Roupas
Às vezes não se trata apenas de passar roupas, mas também de utilizar um vaporizador para outros efeitos que um ferro não consegue reproduzir.
Em um artigo de Clinical and Experimental Allergy de Colloff MJ, foi demonstrado que a temperatura do vapor é o suficiente para eliminar ácaros e desnaturar proteínas que causam alergias.
Além disso, estudos indicam que o vapor produzido é capaz de eliminar bactérias de tecidos que podem causar mal cheiro ou trazer doenças. Como no artigo: Decontamination Efficiency of Thermal, Photothermal, Microwave, and Steam Treatments for Biocontaminated Household Textiles.
Ou seja, o vaporizador de roupas funciona também para fazer a manutenção de roupas que estão há algum tempo no guarda roupa sem uso.
Há outras marcas que investem mais em vaporizadores. Um exemplo é a marca inglesa Frijda e a marca francesa SteamOne que se especializou no ramo, trazendo acessórios que ajudam na hora de trazer mais resultado com um vaporizador, chegando a aparências e desempenhos próximos de ferros de passar a vapor.

Quem ganha então? Ferro ou Vaporizador?
Não há um vencedor, cada um possui uma finalidade específica com prós e contras. Da mesma forma que um garfo e uma colher servem para comer, mas cada um para alimentos diferentes.
Enquanto o ferro é o maior aliado para passar roupas bem amarrotadas, especialmente após uma lavagem; o vaporizador é prático, evitando roupas amassadas do dia a dia e higienização para itens domésticos.
Além disso, é preciso ter cuidados para não usar vapor em certas roupas, e sempre trabalhar nas temperaturas corretas para não danificar tecidos.
Ambos podem ser bons aliados para sua lavanderia, e para saber qual modelo de vaporizador ou ferro de passar é o melhor para você, é só conferir as avaliações da Harpyja aqui no Detalhei!
Confira o vídeo completo

Comentários
Leia mais





















