Pontos Fortes
Silenciosa
Flexibilidade e Painel prático
Fácil manuseio apesar de grande
Pontos Fracos
Necessário virar alimentos
Painel risca com facilidade
Grade pode riscar antiaderente das paredes ao entrar
Avaliação
Out 06, 2025, 6:00 PM
14 min de leitura
Compartilhar
























Silenciosa
Flexibilidade e Painel prático
Fácil manuseio apesar de grande
Necessário virar alimentos
Painel risca com facilidade
Grade pode riscar antiaderente das paredes ao entrar
Desempenho
Design e Acabamento
Praticidade e Versatilidade
Limpeza
Segurança
Outros Pontos
Conforto Sonoro
Pois é, a Philips Walita não ficou de fora das air fryers cesto duplo. Se antes a empresa lançou sua air fryer série 3000 com janela, agora está com a air fryer NA150 que possibilita ter duas cavidades separadas ou uma cavidade grande.
A estética dessa air fryer Philips Walita agrada. O produto marca presença com seu corpo quase todo fosco, e leves detalhes lustrosos na linha da porta e no topo. Há somente escrita a marca e o destaque da tecnologia em prata no centro do corpo. Ficou elegante e sem exageros. O corpo é quase todo sem emendas ou deformações.

Suas alças são diferentes do que já vimos nas dezenas de air fyrers testadas pela Harpyja. Ao invés de estarem posicionados no centro do ceso, para removê-lo, aqui são pegadores laterais, para abrir e fechar com as duas mãos.
Dessa forma é prático abrir e fechar, além de dar segurança no manuseio. Porém, é chato fazer isso com uma mão só. A peça não é feita para isso. Particularmente não me incomoda, mas consigo ver reclamações daqueles acostumados a puxar uma alça central e carregar o cesto com uma mão só.

O topo é uma peça acrílica fumê bem feita e visualmente agradável. A entrada de ar fica entre ela e o corpo de maneira sutil. Abaixo há contorno que contribui com o design bem feito da air fryer duplo cesto. No geral a Philips fez um ótimo trabalho aqui.

Essa unidade compartilha uma única porta para seus dois cestos, abrindo e fechando ambos juntos. Isso porque é possível usar os dois cestos separados, mas também é possível remover a divisória entre eles e preparar como um só cesto grande.O alinhamento da porta é ótimo, seja no topo ou embaixo.

Na traseira, há um espaçador grande para evitar da air fryer ficar encostada na parede (promovendo melhor fluxo de ar). Ao mesmo tempo é um bom enrolador de cabo.

Internamente a cavidade é toda metálica, com um pequeno guia no centro. Poderia ter colocado guias em ambos os lados para deixar o deslize mais suave no abrir e fechar.
Nesta air fryer Philips Walita não se usa cesto e coletor separado, a NA150 ruma para o uso de coletor e grades. Essa escolha é praticamente padrão em air fryer cesto duplo.

No fundo do coletor há duas curvaturas no formato de estrela, que fazem parte da “Rapid Air Technology”. A Philips Walita alega que as estrelas contribuem para o movimento do ar.
Tanto o coletor quanto as grades possuem antiaderente, além de borracha nos cantos das grades para travar a peça no fundo. Remover e recolocar a grade poderia ser melhor, pois dependendo de como é colocado raspa as paredes.
Em meio a tudo isso fica o divisor das cavidades, também com antiaderente borracha em todo seu perímetro. A peça se encaixa fácil, e como tem borracha nas bordas, é improvável que se danifique mesmo que derrubada.

O painel fica no topo da unidade e quando está desligada da tomada nem dá para perceber que ali tem um painel. Plugada na tomada, um LED discreto se acende no canto esquerdo indicando o botão para Ligar/Desligar o produto.

Assim que o botão Ligar é apertado acendem outros três: para escolher usar o cesto da esquerda, direita ou ambos juntos. Depois de selecionar o cesto que o restante das opções ficam disponíveis.

Normalmente esses painéis com dois cestos são meio confusos, mas a Philips Walia conseguiu fazer um ótimo trabalho com a interface.
Caso seja escolhido um dos lados ficará visível o tempo e temperatura do lado correspondente ao cesto sendo programado. Além dos típicos botões para escolher temperatura, programar o tempo e um menu com 7 programas há também quatro botões importantes para a usabilidade de uma air fryer dupla.

O primeiro deles é um botão para voltar para o menu anterior. É útil para mudar a programação de um dos cestos para usar o cesto grande, sem precisar desligar o produto. É um botão simples, mas que ajuda na usabilidade.
O segundo botão transfere o tempo e a temperatura ajustada em um dos cestos para o outro. Em situações onde a programação não é muito diferente entre os cestos, é algo prático.
O terceiro botão sincroniza o fim dos dois cestos para que a comida fique pronta junto. Então se escolher programas com tempos diferentes, o de tempo menor atrasa seu início para que ambos os ciclos se concluam ao mesmo tempo.
O último botão já existia nas versões digitais da Philips Walita, ele habilita uma pausa para mexer o alimento. Selecionando essa opção, na metade do ciclo a air fryer irá pausar e apitar para que possa se mexer o alimento antes de continuar.

Este último programa em particular me agrada, pois justifica a utilização de uma air fryer só para fazer dois ciclos diferentes. Se for fazer isso com duas air fryers você mesmo terá que disparar a segunda air fryer 30 minutos depois da primeira iniciar.
O controle de temperatura é bom, com uma das menores flutuações que já vimos em air fryers. A temperatura em si não é tão precisa quanto as últimas air fryers da Philips Walita que testamos como a Ri9270 e a NA341, porém segue bem próxima.
Ao menos a marca deixou a temperatura levemente acima do marcado no painel, principalmente em 200°C. Melhor esse erro para cima, pois muitas air fryers que deixam a temperatura abaixo impossibilita atingir a qualidade de algumas entregas em 200°C.

Foram realizados testes com uma cavidade somente e também usando o cesto por completo. No preparo de batatas fritas fica claro que quanto mais espaço, melhor o resultado. Algo meio óbvio, pois acaba tendo sobreposição de muitas batatas, prejudicando o fluxo de calor.
Quatrocentos gramas de batatas em uma cavidade só não entregou um resultado satisfatório. Muitas batatas queimaram demais e outras cozinharam de menos.

Utilizando a cavidade por completo o resultado foi positivo, similar a várias air fyrers da Philips Walita. Em pouco mais de 16 minutos em 180°C foi entregue batatas crocantes, douradas com boa homogeneidade. O resultado nessa temperatura é melhor do que em 200°C, algo típico das air fryers da Philips Walita.

No preparo de pães de queijo o resultado foi razoável, mas poderia ser melhor. Um dos pontos fracos do coletor sem cesto, apenas com grade, é a dificuldade do ar chegar embaixo dos pães.
Independente de usar uma cavidade somente ou as duas, os pães acabam dourados mais no topo do que embaixo. Em 180°C os pães nem chegaram a crescer. Em 160°C melhorou, mas para esta unidade vale esperar mais tempo e deixar em 150°C.


Nessa condição pode levar quase 20 minutos para preparar, mas o resultado vai ficar consideravelmente superior ao preparo de 11 minutos em 180°C.
No preparo de carnes o produto mostrou novamente que consegue entregar calor, porém muito mais no topo do que embaixo. Foi possível preparar o alimento em 10 minutos, mas assou muito no topo e ficou pouco assado embaixo. É o tipo de produto que exige virar a carne na metade do processo.

O consumo de energia ao trabalhar com só uma cavidade é baixo. Os 0,54 kWh ficam entre as mais baixas já testadas.
Por outro lado, nos testes com a cavidade dupla, o consumo naturalmente sobe, mas não dobra. O resultado gira em torno de 0,81 kWh, mais alto que todas as Philips Walita já testadas, mas pelo volume diria que está dentro do proposto.

A intensidade sonora com um cesto individual foi o mais baixo visto, tirando a air fryer da Itatiaia que é um ponto fora da curva. Com os dois cestos funcionando, o ruído subiu para 52dBA, seguindo abaixo da média da maioria das air fryers do mercado. Comparando com as outras de dois cestos que já testamos, esta Philips Walita é consideravelmente menos ruidosa.

Na parte externa não tem como fugir de marcas de dedos e riscos. Com o topo inteiro em acrílico fumê, as marcas são muito evidentes e riscos são praticamente inevitáveis. O corpo em preto fosco consegue esconder melhor as marcas de dedos, mas ainda vai aparecer quando tiver dedos gordurosos.
Um ponto de acúmulo de sujeira é no pegador em si. Tem encontro de duas peças e esse desnível acaba acumulando material com facilidade.
A cavidade em si é toda de aço aluminizado, um caminho que a Philips Walita está seguindo recentemente e espero que as outras empresas também sigam.
Este aço é mais resistente à ferrugem que os típicos aços galvanizados que usam nas air fryers do mercado. Não é tão resistente quanto o inox ou o esmalte, mas é um passo significativo para frente.
O coletor e gradinha são de aço pintado com antiaderente de boa qualidade. Ambos suportam até a bucha verde se passada de leve. Assim mesmo, evitem de passar a parte abrasiva até mesmo da bucha azul (tipicamente recomendada para panelas com antiaderente).
Recomendamos sempre o uso da bucha alaranjada (tipicamente usada para vidros) em cestos, que é mais branda.
A gradinha é simples de retirar, mas vale cuidar para não encostar nas paredes. Apesar de ter borrachas nos cantos, ela ainda encosta se entrar um pouco torta. As borrachinhas são removíveis, mas vale cuidar no colocar e tirar para não danificá-las com o tempo.
Dentre as diversas air fryers da Philips Walita já testadas, essa foi a que demonstrou mais pontos quentes. Não é nada alarmante, há temperaturas acima de 80°C próximo do pegador da porta. Não é na área de manuseio, mas próximo.

Os pés da unidade surpreenderam. Por mais que seja uma unidade rasa, com praticamente 30 centímetros de profundidade, quando puxando e recolocando o cesto a unidade fica grudada na bancada. Não mexe mesmo!

O cabo de alimentação poderia ser maior, tem somente 86 centímetros. Sempre buscamos pelo menos um metro nesses produtos que tem potência alta. Neste caso aqui a potência máxima gira em torno de 1780W com as duas cavidades funcionando.

Sempre que a porta é aberta o produto pausa o funcionamento da resistência e ventilador. Vale também mencionar que mesmo que se toque na área interna e o produto não esteja aterrado, a corrente de fuga é bem baixa. Assim mesmo, busque ter aterramento adequado para o produto.
Esta air fryer possui dois anos de garantia pelo fabricante desde sua data de compra. A Philips Walita começou com essa garantia mais longa e atualmente duas concorrentes também já estão nessa linha: a WAP e a EOS. Esperamos que mais entrem nesse caminho.
A Philips Walita está com um design diferenciado e um painel prático de utilizar nesta air fryer de dois cestos. Agradou a proposta, porém seria interessante se a entrega de calor na parte de baixo dos alimentos fosse um pouco melhor. Assim mesmo, virando os alimentos é possível ter bons resultados sem muito ruído. Das air fryers de duas cavidades é a que se saiu melhor até agora. Se busca flexibilidade e às vezes preparar dois itens diferentes ao mesmo tempo, vale considerar.
Comentários


