Avaliação

Air Fryer Oster Digital com Painel Touch

Jun 22, 2020, 7:03 AM

9 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Oster Digital com Painel Touch
Logo youtube
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 1
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 2
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 3
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 4
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 5
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 6
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 7
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 8
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 9
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 10
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 11
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 12
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 13
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 14
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 15
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 16
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 17
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 18
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 19
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 20
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 21
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 22
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 23
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 24
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 25
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 26
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 27
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 28
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 29
Oster Digital com Painel Touch - Imagem 30

Pontos Fortes

Barulho abaixo da média

Design atraente e painel digital interessante

Boa precisão nas temperaturas baixas, até 150°C

Pontos Fracos

Anti aderente deixa a desejar

Baixa distribuição de calor

Painel plástico risca fácil

Nota:

8.6

Desempenho

7.6

Design e Acabamento

8.9

Praticidade e Versatilidade

8.3

Limpeza

7.1

Segurança

9.2

Outros Pontos

8.5

Conforto Sonoro

5.7
banner telegram black friday detalhei

Avaliação da Air Fryer Oster Digital com Painel Touch | Harpyja

A Oster soube muito bem chamar a atenção com o design futurista desta Air Fryer. Desde seu lançamento é um dos produtos mais solicitados aqui na Harpyja.  

O produto não tem botões visíveis quando desligada da tomada, trazendo um toque minimalista. Fora algumas descrições no corpo, há somente um detalhe chamativo da logo serigrafada em prata no meio da fritadeira. Algo que também chamou a atenção é a ausência de emendas no corpo. A maioria das fritadeiras tem uma separação clara bem no meio do produto e aqui não há isso.

Oster Digital com Painel Touch - Imagem sobre P1300268-menor

Apesar de usarem polipropileno no corpo, o acabamento é bom. Não há deformações evidentes no plástico e a chaminé possui um material de qualidade superior para lidar melhor com o calor de saída de ar.

O tamanho é similar ao modelo analógico da Oster que avaliamos no passado. O cesto possui 3,2 litros de volume total e também é algo visualmente diferente, pois pintaram o coletor e o cesto de bordô metálico.

Oster Digital com Painel Touch - Imagem sobre 2 modelos-menor

No coletor a Oster colocou uma borracha no fundo para evitar do cesto ficar batendo no coletor. Já havia isso no modelo analógico, mas aqui ficou com uma qualidade superior. A borracha também é aparente no fundo do coletor e ajuda quando assentando a peça na bancada, reduzindo barulho e deixando o coletor mais estável. Não sei se era a intenção da Oster fazer isso, mas agradou.

Oster Digital com Painel Touch - Imagem sobre P13f00326-horz-menor

Painel

O painel é no topo, somente visível quando o produto está plugado na tomada. Esta área é um plástico rígido fumê com um ótimo acabamento. Quando ligada na tomada somente o botão de liga/desliga é aparente, simples e com muito bom gosto. 

Oster Digital com Painel Touch - Imagem sobre liga-desliga-menor

Quando o botão é apertado por dois segundos o painel inteiro acende.Toda a iluminação é azul. Olhando o produto como um todo lembra um pouco a Eva, personagem do desenho da Disney, Wall-E.

Oster Digital com Painel Touch - Imagem sobre comparação eva-menor

A iluminação do painel tem um bom contraste, não é muito claro e nem muito escuro. Em um ambiente interno é bem visível. Somente quando há sol direto sobre a air fryer que fica difícil enxergar o painel.

No painel há um controle de temperatura ( + e - ), um controle de tempo ( + e - ), um botão para pausar e continuar o ciclo, e um botão para selecionar programas que já possuem um tempo e uma temperatura pré-definidos. 

São 8 programas diferentes, e para facilitar, também estão estampados no lado direito da porta da fritadeira. Os ícones são bem compreensíveis.

Oster Digital com Painel Touch - Imagem sobre air-fryer-oster-touch-60-menor

O design do painel agradou, assim como a resposta ao toque. É rápido e não tem muita restrição do que se pode fazer. Qualquer botão pode ser apertado em qualquer momento. Por exemplo, se inicio um programa de batata frita e no meio dele quero acrescentar mais 5 minutos, é só apertar o botão de + tempo que ele vai adicionar tempo. Essa simplicidade de acesso é boa para competir com o analógico, que basta rotacionar os seletores e já mudará o tempo e temperatura.

Quando o ciclo termina o painel ainda fica acesso, mostrando que a ventoinha ainda está ligada. Depois de 15 segundos a fritadeira gera alguns bips para avisar que terminou o programa e desliga o ventilador. Não é possível desligar o aviso, mas seria algo interessante se pudesse. 

O consumo do painel é baixo. Quando o produto está na tomada e somente o LED liga/desliga está visível a fritadeira está consumindo somente 0,1W. Quando o painel está ligado sem o ventilador estar ligado o consumo fica em torno de 1,2W. 

Desempenho

Há várias propagandas no varejo citando esta Oster Touch Control podendo atingir 220°C, mas isso não condiz com o produto. No produto em si é possível programar ela de 80°C a 200°C.

Quando medindo as temperaturas internas, esta Air Fryer teve um bom controle da temperatura para 100 e 150°C, com um erro pequeno na temperatura média e com uma baixa variação entre a temperatura máxima e a mínima. Isso é ótimo para aqueles que buscam fazer bolo, ou preparar alimentos que exigem um controle maior quando assando com convecção (basicamente air frying). 

Na temperatura máxima o produto não passou de 190°, tendo uma temperatura média de 183°C. Nenhuma das air fryers que testamos até o momento teve uma temperatura média em 200°C, mas a Oster analógica trabalha perto, em torno de 194°C. 

Quando fazendo os testes com alimentos, faltou homogeneidade nos resultados. Os alimentos mais próximos das entradas de ar na lateral acabaram ficando bem mais dourados que os pontos sem impacto direto de ar quente. 

No geral o produto entrega um resultado agradável para os alimentos que devem ser movimentados. Quando preparando carnes é de extrema importância virar o alimento para garantir uma boa distribuição do calor. Produtos como a Arno Delight tem uma capacidade melhor de entregar calor embaixo do que esta Oster Touch. 

Em termos de barulho a Oster Touch está acima da média. Por mais que a maioria das air fryers tenham um grau de ruído similar, as Oster testadas estão entre as menos barulhentas. 

Limpeza

A limpeza externa da Oster com painel touch é simples por não ter botões, e possui poucas emendas no corpo. 

O painel superior é plástico e deve-se ter cuidado quando limpando, pois risca com facilidade. Apesar disso, não há cantos no topo para acumular pó. Há somente um ponto de acúmulo de sujeira embaixo do painel, onde se encontra o ponto de entrada de ar da Air Fryer. É discreto, mas com o tempo será necessário passar uma escova para tirar a poeira acumulada.

Oster Digital com Painel Touch - Imagem sobre entrada de ar-menor

Com esse design diferenciado a Oster também poderia ter investido mais no material antiaderente. Depois de realizarmos todos os testes práticos já há sinais de desgaste no topo do coletor e no topo do cesto. É muito fácil riscar as peças. A borracha no fundo do coletor ajuda a evitar riscos desnecessários no fundo do cesto e do coletor. Apesar disso, o antiaderente funciona bem para a limpeza, somente é importante um cuidado extra para não perder a camada de proteção. No manual não cita se é possível lavar o cesto na lava louças. 

Segurança

Para liberar o coletor é necessário puxar a alça com força. Caso puxe devagar em alguns casos, a air fryer inteira acaba vindo junto (necessita mais de 3,5kg para abrir). Isso não agradou, principalmente quando preparando alimentos com uma boa quantidade de líquido.

Por outro lado, os pinos que seguram a porta impedem que ela se abra mesmo que o produto seja carregado com a porta virada para baixo.

As temperaturas externas são abaixo da média das air fryers. Exceto a chaminé, que atinge perto de 140°C, nenhum dos pontos do corpo passou de 75°C. É alto demais para ficar tocando, mas se encostado por menos de um segundo não irá queimar.

O cabo de alimentação tem um bom tamanho, com 108 centímetros. Não há local para enrolar o cabo. 

A parte interna tem uma camada plástica que suporta alta temperatura em toda a volta. Há uma grade de proteção no topo, evitando a exposição da resistência. Mesmo que o produto não esteja aterrado, as partes metálicas tem baixa tensão de fuga (menos de 20V)

Oster Digital com Painel Touch - Imagem sobre resistencia-menor

Esta fritadeira tem um ano de garantia. O produto em 127V tem plug de 20 amperes. Na versão 220V tem plug de 10 amperes.

Conclusão

Para aqueles que buscam deixar sua fritadeira sem óleo no balcão da cozinha, esse é um modelo que fará parte da decoração. Apesar de simples de limpar na parte externa, o anti aderente poderia ser melhor, assim como a distribuição de calor no preparo. Apesar disso, de uma forma geral é um produto interessante com um bom e prático painel digital.

  • Acessórios

    Nenhum
  • Acionamento contínuo

    Não
  • Altura (cm)

    28
  • Aviso Sonoro?

    Sim

Comentários