Avaliação

Batedeira Planetária Alliere Boulangerie

Nov 05, 2024, 12:40 AM

14 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Alliere Boulangerie
Logo youtube
Alliere Boulangerie - Imagem 1
Alliere Boulangerie - Imagem 2
Alliere Boulangerie - Imagem 3
Alliere Boulangerie - Imagem 4
Alliere Boulangerie - Imagem 5
Alliere Boulangerie - Imagem 6
Alliere Boulangerie - Imagem 7
Alliere Boulangerie - Imagem 8
Alliere Boulangerie - Imagem 9
Alliere Boulangerie - Imagem 10
Alliere Boulangerie - Imagem 11
Alliere Boulangerie - Imagem 12
Alliere Boulangerie - Imagem 13
Alliere Boulangerie - Imagem 14
Alliere Boulangerie - Imagem 15
Alliere Boulangerie - Imagem 16
Alliere Boulangerie - Imagem 17
Alliere Boulangerie - Imagem 18
Alliere Boulangerie - Imagem 19
Alliere Boulangerie - Imagem 20

Pontos Fortes

Materiais de alta qualidade

Silenciosa quando comparada com outras

Bons resultados com alimentos

Pontos Fracos

Produto pesado

Alavanca que libera erguer a cabeça é dura

É necessário tirar o batedor para tirar a tigela (cabeça ergue pouco)

Nota:

9.5

Desempenho

9.3

Praticidade

8.9

Design e Acabamento

7.8

Limpeza

9.1

Segurança

9.7

Robustez Aparente

10.0

Outros Pontos

9.0

Conforto Sonoro

7.4
banner telegram black friday detalhei

Avaliação da Batedeira Planetária Alliere Boulangerie

Após conquistar um bom espaço no mercado com seu Forno Fryer, a Alliere entrou agora em uma categoria bastante concorrida. A Batedeira Planetária Alliere é um produto de alto padrão, com corpo todo de metal para brigar com a queridinha KitchenAid Artisan. Pela proximidade em material e funções, acabamos colocando uma contra a outra em vários momentos da análise.

A unidade é toda prateada com uma tigela grande em aço inoxidável. Olhando de cima lembra a KitchenAid por sua cabeça toda arredondada, se diferenciando mais quando vista de perfil.

Alliere Boulangerie - Imagem sobre top view kitchenaid alliere (small)

O corpo todo é fosco, puxando o tom para a cor do alumínio. Fora a logo em vermelho, que por sinal chama bastante a atenção pelo contraste, há algumas peças cromadas como o seletor de velocidade, a trava que libera a elevação da cabeça, a tampa e trava de acessórios.

Alliere Boulangerie - Imagem sobre Planetária-Alliere_perfil

O acabamento do produto é ótimo, com boas junções entre as peças, boa pintura e materiais de alta qualidade. A linha de junção das peças da cabeça deixa o produto com uma estética inferior. A KitchenAid possui essa junção mas esconde ela muito bem com a fita metálica que coloca para destacar os seletores e a marca. É uma sacada inteligente. O modelo Philco PBP1200, que agora parece estar com a Ariete, aproveitou essa junção para fazer peças de cores diferentes. Também é um caminho interessante.

Alliere Boulangerie - Imagem sobre cabecas de batedeiras planetarias small

Há somente duas áreas plásticas no conjunto. A primeira é na tampa das engrenagens planetárias, onde é usado um plástico rígido, comumente aplicado batedeiras planetárias nessa área. A outra área é na parte inferior da base, protegendo alguns componentes elétricos presentes no seletor e dando suporte para o encaixe da tigela.

Alliere Boulangerie - Imagem sobre base batedeira alliere

Batedeira Planetária com Tigela de Inox

Por sinal, o encaixe e desencaixe da tigela é prático, podendo travar em 3 posições diferentes. Mesmo travando por interferência, como na KitchenAid, a batedeira da Alliere é mais suave durante o desencaixe.

A tigela é grande, com mais de 5,3 Litros. Inteira em inox, com uma alça ergonômica. Chega a ser parecida, porém maior que a tigela da KitchenAid Artisan e menor que a da KitchenAid Bow-Lift.

Trio de Batedores

Todos os batedores são inteiros de aço inoxidável e chamam atenção. Peças visualmente agradáveis e extremamente robustas. São 3:

  • o Globo (ou fouet), para massas leves
  • a Raquete, para massas médias
  • o Gancho, para massas pesadas

O globo possui 8 arames de 2 milimetros de diâmetro, presos por um engate de inox. A construção agrada, algo que só haviamos visto até hoje na KitchenAid Bow-Lift.

A raquete tem um design diferente de outras que já haviamos visto, com uma chapa espessa lustrosa de aço inoxidável. É até pesada pelo tamanho. Diria que mesmo se fosse mais fina, ainda seria uma peça robusta!

O gancho é uma peça muito bem feita. São várias peças diferentes, estampadas, fresadas e torcidas que unidas parecem uma peça só. Não há frestas, rebarbas ou deformações. Tudo de alta qualidade.

Alliere Boulangerie - Imagem sobre batedores batedeira alliere

Acessórios da Batedeira Planetária Alliere

Esta Batedeira Planetária Alliere também vem com um aparador plástico e uma abertura para acrescentar massa.

É uma peça que vem com três suportes de silicone que travam a peça na cabeça. É um aparador mais prático de utilizar que o da KitchenAid e veste bem na tigela. Somente seria interessante se o alimentador fosse um pouco maior, para facilitar o acréscimo de farinha.

É possível acoplar outros acessórios no encaixe frontal da batedeira, similar a KitchenAid. Por sinal, a conexão é a mesma que a da KitchenAid, tornando os acessórios intercambiáveis entre os as batedeiras.

O encaixe na conexão da KitchenAid é somente 2 milimetros mais funda que a da Alliere, porém isso não parece ser impeditivo de nada. Testamos um dos acessórios para fazer massas da Alliere na KitchenAid e foi possível acoplar sem problemas. Imaginamos que o caminho inverso também é possível.

Alliere Boulangerie - Imagem sobre acessorio encaixado na planetaria

Seletor da Batedeira Planetária

O seletor é visualmente agradável e prático de utilizar, com boas marcações de velocidade ao seu redor. Fora as velocidades, há a opção de Pulsar. É uma função mais útil para sistemas que giram em velocidades bem mais altas. Poderia ser melhor aproveitada nos acessórios, mas o encaixe gira na mesma rotação dos batedores, não se viu grande utilidade para isso.

Quando a batedeira está ligada na tomada o seletor é iluminado por um anel, visualmente agradável, porém para muitos pode ser desnecessário. Se a batedeira ficar ligada na tomada, a luz ficará sempre acesa quando a cabeça está abaixada.

Alliere Boulangerie - Imagem sobre LEd no seletor batedeira alliere

A Alliere Boulangerie é prática de utilizar?

A liberação da cabeça é feita por uma alavanca na traseira da cabeça, próxima do encontro com o pescoço da batedeira. Exige um pouco de força para puxar a alavanca. Quando a cabeça é erguida, trava num estralo alto. Vale segurar na alavanca e soltar com cuidado após erguer, e assim evitar esse ruído.

A cabeça erguida fica com uma angulação de 30°. Infelizmente é baixo e em muitos manuseios de massas será necessário tirar os batedores para remover a tigela. Nesse aspecto a KitchenAid Artisan se destaca, chegando a erguer mais que o dobro desta Alliere.

É importante mencionar que devido ao corpo ser todo de metal, o produto é pesado, acima de 7 kg. Ainda sim chega a ser mais de 3Kg mais leve que a KitchenAid. Seu cabo de alimentação sai pela lateral, sem incomodo no assentamento na bancada. 

É possível guardar todos os batedores dentro de sua tigela e ainda fechar com o aparador. Com a tigela acoplada, a Boulangerie tem mais de 35 centímetros de altura, 35 cm de largura e 20,5 centímetros de largura.

Desempenho da Batedeira Alliere com alimentos

Esta Alliere possui uma ótima variação de velocidade entre as 6 posições no seletor. Na rotação mínima é muito suave para manusear massas sem levantar farinha. Cada velocidade traz um acréscimo significativo de velocidade chegando a pouco mais 80% de variação da mínima para a máxima. Isso permite trabalhar com diferentes alimentos.

Massas Leves

Trabalhando com massas leves, como suspiros, a unidade conseguiu atender muito bem. Tendo ao mínimo 3 claras, atingiu ponto de neve em dois minutos. Depois de acrescentar açúcar, foi preciso mais um minuto e meio para fazer o suspiro.

Foi mais lenta que a KitchenAid Artisan, o que já era esperado já que sua velocidade máxima é consideravelmente inferior. Entretanto, segue um resultado bom.

Foi possível preparar suspiros com duas claras, mas nesse caso vale forçar a cabeça da unidade para baixo e assim conseguir movimentar bem o fundo. A alternativa é ajustar manualmente o batedor, facilitando a movimentação do fundo.

Massas Médias

No trabalho com massas médias, como bolo, a Alliere fez um bom trabalho. Partindo na velocidade mínima, movimentou bem a massa sem espalhar farinha.

Apesar de pesada, a raquete é uma peça um pouco pequena. Poderia acompanhar melhor os cantos da tigela, mas assim mesmo exigiu muito pouco da espátula para entregar uma massa homogênea rapidamente.

Massas Pesadas

Apesar do resultado positivo com outros alimentos, foi com massas pesadas que a Alliere se destacou. O produto tem uma ótima movimentação da massa, e conseguiu movimentar com sucesso até mais massa que a KitchenAid Bowl-Lift, conquistanto o primeiro lugar nesse quesito.

O aparador grande e o motor potente garantiram a batedeira planetária da Alliere bater até 2,1 kg de massa.

A Batedeira Planetária é barulhenta?

Na questão de ruído a batedeira planetária Alliere se saiu bem. Com pouco ruído nas rotações baixas e um resultado positivo em velocidades altas. Poucas batedeiras são menos ruidosas que ela.

Limpeza da Batedeira Alliere

A pintura da Alliere é toda fosca e não deixa marcas de dedos. Um pano úmido limpa o conjunto com facilidade.

São poucas áreas de acúmulo de sujeira. O pescoço é quase liso, com espaço para limpar quando erguido. Um dos pontos que mais teve sinal de acúmulo foi próximo do encontro da cabeça com a extensão para encaixe dos acessórios. Ali quando foi aberta a tampa havia um acúmulo de farinha.

Sua velocidade de partida baixa impede que farinha seja espalhada para fora quando partindo qualquer ciclo. O aparador ainda é um complemento que ajuda a reduzir a bagunça, mas em muitos casos nem é necessário. Assim mesmo, vale evitar polvilhar farinha ao redor da batedeira. Na área inferior há um ponto de sucção de ar para resfriamento interno do motor, se cair farinha muito perto, pode ser puxada para dentro do produto.

Como a tigela metálica encaixa em uma peça plástica, é provável que com o tempo essa área acabe ficando bastante riscada. Ao menos não é um local muito visível então quando a unidade estiver montada, aparentará nova.

Com os batedores inteiros de aço inoxidável, nada impede de colocar as peças em uma lava louças. Além disso, são robustos a quedas e danos, como as peças esmaltadas da KitchenAid.

Segurança da Batedeira Planetária

A unidade tem vários mecanismos de segurança que a colocam entre as mais seguras para manuseio.

Levantando a cabeça da batedeira, o aparador sobe junto. Esse mecanismo de segurança está presente pois em muitos produtos erguer a cabeça pode bater no aparador.

Além disso o motor é desligado assim que a cabeça é erguida mais que 15°. Mesmo que os seletores estejam em alta velocidade, ao baixar novamente a cabeça, não há rotação. É preciso trazer o seletor de volta para a posição zero e aumente a velocidade.

Mesmo que a cabeça seja solta quando estiver sendo abaixada, ela não irá descer por conta de uma mola. É um mecanismo de segurança para facilitar erguer a cabeça e evitar a queda livre quando baixando. Algo muito diferente da KitchenAid Artisan nesse aspecto.

O cabo de alimentação tem um bom comprimento com pouco mais de 1,2 metros. Não é o cabo mais extenso que já medimos de planetárias, mas provavelmente terá comprimento suficiente para chegar até uma tomada sem extensão.

Um grande ponto positivo aqui é sua baixa fuga de corrente, muito diferente da KitchenAid, que em alguns casos era até possível sentir nos dedos a fuga quando o produto não estava aterrado. Não estamos querendo dizer aqui que não se deve ter aterramento, porém caso não haja, é uma unidade mais segura nessa condição.

Robustez Aparente

A Alliere está “levantando a bandeira” para o uso desta batedeira planetária em fins comerciais. Vendo a estrutura interna, tem tudo para suportar pequenos empreendimentos comerciais mesmo. Toda a estrutura interna é com engrenagens metálicas e um motor potente.

Alliere Boulangerie - Imagem sobre batedeira alliere interna

Além disso, em nenhum momento foi possível medir temperaturas altas no corpo do produto. A unidade trabalha fria mesmo fazendo tarefas longas e árduas. Até batendo por 30 minutos contínuos o corpo não passou de 40°C. O sistema de ventilação interno somado com o corpo de alumínio favorecem e muito a dissipação do calor interno.

Alliere Boulangerie - Imagem sobre heat map batedeira planetaria

Conclusão dos Especialistas

A Alliere foi inteligente em entrar nesta categoria concorrida com um diferencial de destaque: entregar um produto com aspecto residencial em uma estrutura robusta para pequenos comércios. Os resultados dos testes apontam ser uma batedeira duradoura para trabalhos diários com massas pesadas, ainda podendo fazer um bom trabalho com bolos e coberturas. Sua versatilidade em acoplar acessórios, inclusive da KitchenAid, a deixam ainda mais versátil. Para aqueles que priorizam esses requisitos citados, é uma unidade que atenderá muito bem o propósito.

  • Acessórios

    Aparador
  • Altura (cm)

    35.5
  • Arame do fouet (mm)

    2
  • Comprimento (cm)

    20.5

Comentários