Avaliação

Cafeteira Expresso Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo

Out 21, 2025, 3:00 AM

22 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo
Logo youtube
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 1
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 2
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 3
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 4
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 5
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 6
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 7
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 8
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 9
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 10
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 11
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 12
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 13
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 14
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 15
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 16
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 17
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 18
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 19
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 20
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 21
Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem 22

Pontos Fortes

Bebidas com leite ficaram ótimas

Passar café faz pouco barulho

Mais de 20 opções de bebidas (customizáveis)

Pontos Fracos

Falta intensidade no sabor do café

Tirar um café leva muitas etapas

Não tem acesso para limpeza do moedor

banner telegram black friday detalhei

Avaliação da Cafeteira Philips Wallita 5500 LatteGo

A Cafeteira Philips Walita 5500 é parte dessa linha de cafeteiras superautomáticas. Modelos que moem grãos, prensam o pó, passam o café (com ou sem leite) e até descartam a borra com o apertar de um botão. No passado avaliamos também a Oster Super Automática, mas há outras.

Exemplos disso são os modelos diferentes de cafeteira Philips Walita LatteGo: esta Série 5500 (que substituiu a 5400) é acompanhada das séries 4400 e 2300 além da série 1200.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 1 do post

Apesar dos modelos terem grandes diferenças de preços, a similaridade entre os modelos é grande, sendo basicamente o mesmo corpo externo assim como o bloco de prensa e infusão.

Por sinal, esse sistema interno é da Saeco, a marca italiana é renomada por suas cafeteiras sofisticadas e desde 2009 faz parte do grupo Philips. Ou seja, espera-se prensagem, infusão e descarte da borra muito similar, se não igual, entre as cafeteiras.

Entretanto, entre os modelos há diferenças de alguns materiais. Se na série 5500 temos inox na pingadeira e para assentar xícaras no topo, modelos como a 1200 e a 2200 são plásticos.

Na verdade, a que mais se distancia das outras é a Série 1200, pois utiliza o sistema mais comum de espumar o leite, através de um bico de vapor. Todos os outros modelos são chamados de “cafeteira LatteGo” por conta de seu sistema. Um diferencial interessante na produção de bebidas diferentes envolvendo leite.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 2 do post

Fora isso as grandes diferenças entre os modelos está na automação das bebidas, na variedade delas quanto ao painel e usabilidade.

Design e Construção da Cafeteira Philips Walita 5500

Como dito antes, a pingadeira e o suporte para xícaras são de aço inoxidável, mas o restante é plástico.

No geral o visual agrada, as peças tem bons encontros e sem deformações significativas no plástico. A borda do painel é cromada, assim como as saídas dos bicos, dando um requinte para a estrutura.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 3 do post

Já a área central junta a logo da marca com o fundo prateado da frente do produto. São pinturas metálicas sobre o plástico de tons diferentes do cromado ou inox. É um detalhe, mas pessoalmente achei que acabou misturando tons demais.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 4 do post

A cafeteira Philips Walita LatteGo pode parecer grande, mas por tudo que faz está bem dimensionada. São 37,5 centímetros de altura, 25 cm de largura e 43 cm de profundidade.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 5 do post

Para melhor posicionar sobre uma bancada, o plug poderia ser em 90°, mas ainda se acomoda facilmente na maioria das bancadas. Só não deixe o produto “embutido” em um espaço reduzido. Será preciso um respiro para acessar o compartimento de café no topo; o reservatório de água é removível, pela frente e por isso não ocupa muito espaço.

Preparando a Cafeteira Philips Walita LatteGo

No preparo, a cafeteira Philips Walita 5500 é bem customizável, contando com várias peças diferentes para preparos múltiplos. Vamos separá-las por função para facilitar o entendimento, mas na hora é bem simples reconhecer qual o seu caminho para chegar no café.

O primeiro passo é escolher preparar café expresso, moendo os grãos, ou coado com pó.

Café Expresso ou Café Coado?

Para os grãos, adicione-os no topo. A caixa para estocar os grãos inteiros é de acrílico fumê com borda preta. Uma borracha interna veda a tampa, preservando a integridade do café por mais dias. A vedação funciona bem, sem dificultar o abrir e fechar.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 6 do post

Essa caixa é grande, com capacidade para acumular quase 200 gramas de café. Apesar disso, não diria que é interessante deixar muitos grãos na cavidade se não for preparar muitos cafés por dia.

O motivo é simples: apesar da tampa possuir vedação há entrada de ar pelo moedor, podendo acelerar o processo de oxidação do café. Na Harpyja abastecemos a bandeja perto da metade da capacidade, permitindo preparar mais de 10 cafés.

Ainda no topo, há uma pequena portinha para fazer café em pó. Diferente da cafeteira Oster Super Automática que só trabalha com café em grãos, aqui é possível jogar uma colher de café nessa porta e prensar um café espresso.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 7 do post

Reservatório de Água da Cafeteira Philips Walita 5500

Além dos grãos, todo café precisa de água, e seu reservatório de água fica na lateral esquerda da cafeteira. Para encher, é só puxar para frente, o reservatório desliza com facilidade.

Com capacidade para 1,7 Litros, uma janela translúcida na lateral permite ver o nível de água pela lateral sem precisar remover. Além de contar com espaço para o filtro incluso com a cafeteira LatteGo. Pelo que pesquisamos, o filtro suporta o preparo de milhares de cafés antes de precisar ser trocado.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 8 do post

Reservatório de Leite da Cafeteira LatteGo

Esta é a peça que dá o nome “cafeteira LatteGo”, permitindo abastecer com leite e fazer as bebidas cremosas dosando tudo na caneca central com o café. E com razão, pois o reservatório é uma obra de arte. Uma peça bem feita e com engenharia escondida, mas embutida.

São três peças: tampa, o suporte de fixação, e o copo em si. O grande destaque aqui é que o copo possui uma nervura em sua lateral que quando acoplado ao suporte cria um tubo nessa parede.

Enquanto a água fervida passa no copo, o trajeto é por um tubo de venturi, que faz a sucção do leite na passagem do vapor misturando ar e leite somente na saída do líquido. É um sistema genial, simples e eficiente que não tem eletrônica e facilita a limpeza!

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 9 do post

É o mesmo princípio usado nos canhões de espuma, ou snow foam.

Tirando Café

Na frente da cafeteira Philips Walita 5500 temos os bicos de água e de café. É uma peça visualmente atraente, cromada e com a marca no centro. O bico pode ser deslocado para cima e para baixo para acomodar melhor a xícara.

O amparo traseiro mostra facilmente os respingos,e pode parecer manchado se não limpar plenamente. Também há dois LEDs próximos da saída dos bicos que iluminam o café sendo servido. É possível ajustar nas configurações quando essa luz acende.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 10 do post

É possível colocar canecas de 8,5 centímetros até 14,5 centímetros, ou seja, dá para acomodar xícaras para espresso assim como canecas para lattes. O escoamento sai por dois furos, como as típicas cafeteiras espresso para possibilitar a dosagem em duas xícaras ao mesmo tempo.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 1 do post

No lado direito fica o bico de água, onde se conecta o reservatório de leite. Quando o LatteGo não está lá, a água escorre na vertical, demandando que a bebida fique diretamente abaixo do bico. Nessa condição é possível colocar um copo grande, com até 15,5 centímetros embaixo.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 2 do post

Pingadeira e Coletor de Borras

A pingadeira é uma peça de inox grande, que protege toda a área onde pode haver contato com xícaras e cafés.

Com grande capacidade de conter 1,2 litros de líquidos, seu reservatório veste dentro do corpo da cafeteira para também conter pó de café que possa cair fora do reservatório de borras. No canto da peça há um pequeno bico para favorecer o escoamento quando esvaziar a bandeja.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 3 do post

Nessa peça também há uma boia plástica que demonstra ao usuário quando o reservatório está cheio. Algo simples e extremamente útil. Ela já avisa quando está com pouco mais da metade do volume máximo da bandeja, então há liberdade para se transportar sem que ela transborde no manuseio.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 4 do post

No centro desse reservatório fica o coletor de borras de café. É um espaço que consegue acomodar mais de 14 borras sem transbordar. Simples de desprender e levar até um local adequado para descarte. Por sinal, um ótimo resíduo para adubo ou mesmo para compostagem.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 5 do post

Além de avisar quando é necessário fazer manutenção, a cafeteira Lattego avisa quando acaba a água no reservatório, quando acabam os grãos de café e quando é necessário esvaziar o reservatório de borras de café. Tudo é avisado no painel!

Painel e Bebidas da Cafeteira Philips Walita 5500

Por sinal, além das informações detalhadas no painel, a área de configurações desta cafeteira philips Walita 5500 é vasta.

São mais de 20 opções de bebidas possíveis, além de ajustar a intensidade do café, quantidade de água, quantidade de leite e até mesmo a temperatura da água.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 6 do post

O painel tem 7 bebidas de acesso rápido: Espresso, Coffee, Americano, Cappuccino, Latte Macchiato, Iced Coffee e Iced Macchiato. Ou seja, 3 opções de café puro; duas opções de café com leite; e duas opções de cafés gelados, uma sem leite e uma com leite.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 7 do post

Na linha de baixo um botão mostra as outras opções de bebidas, sejam quentes ou frias.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 8 do post

Vale ressaltar que a cafeteira LatteGo não gela a água para fazer bebidas frias. Quando é escolhida uma bebida gelada ela recomenda um número de pedras de gelo para serem adicionadas na bebida e segue o fluxo normal, passando café aquecido.

Esta lista grande de opções agrada muito, porém outro destaque da máquina é entregar água quente rapidamente. Podendo ser usada também para preparar chá.

Neste caso seria interessante se tivessem deixado o caminho mais fácil, pois é necessário apertar 4 botões para extrair água quente. Poderia estar no acesso rápido.

Personalização das Bebidas

Independente da bebida escolhida é possível passar por alguns passos para que ela seja feita. Por exemplo: para passar um café se pode escolher a intensidade, a quantidade de café e se quer uma ou duas xícaras. Se não quiser alterar os específicos, apenas dê Play direto na receita.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 9 do post

Essas configurações mudam de acordo com o que será entregue. Se o programa for espresso, os limites de água serão bem menores do que se for fazer um americano, que é basicamente um café beeeem aguado! Até a água quente tem opções: quantidade e temperatura.

Isso é ótimo para preparar diferentes chás, pois se eu quiser fazer um chá preto posso colocar a temperatura máxima e tirar a água acima de 90°C, agora se eu quiser fazer um chá verde ele posso escolher a temperatura mínima e terei uma temperatura abaixo de 80°C.

Um diferencial da cafeteira Philips Walita 5500 são os 4 perfis de usuário disponíveis. Apertando no botão de perfil há cores diferentes para diferenciar e cada um grava as configurações usadas para as bebidas férias no perfil.

Funciona bem se as pessoas respeitarem os perfis, mas se sem querer alguém não respeitar as informações serão sobrescritas.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 10 do post

Além da entrega de bebidas há várias configurações interessantes na unidade. É possível configurar qual é a dureza da água para que seja avisado quando é necessário descalcificar a resistência. É possível ver quantas bebidas foram feitas em cada programa escolhido, algo interessante para acompanhar o consumo de café em um escritório ou consultório.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 1 do post

Por curiosidade até o momento já preparamos aqui na Harpyja mais de 600 cafés com a máquina e ainda não foi necessário realizar uma descalcificação. Pode ser porque programamos que estamos com água mole em nosso estabelecimento.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 2 do post

A Cafeteira Walita LatteGo Faz Um Bom Café?

Uma opção que fica escondida mas muito importante é a temperatura do café. Quando ajustada nas configurações gerais, vale para todas as bebidas. Ou seja, se o pessoal está reclamando que o café está saindo muito quente e ajustar, todos os cafés sairão mais frio.

Nessa configuração são 3 “degraus” de 6°C. Na prática, em um ambiente a 20°C o café na sai em torno de

  • 82°C na temperatura máxima

  • 76°C na temperatura média, e

  • 70°C na temperatura mínima

Caso queira um café mais quente vale esquentar a xícara antes, passando uma água quente nela. Essa configuração também pode ser marcada como automática, e a cafeteira Philips Walita 5500 produz sempre um pouco de água quente antes de passar o café.

mostrar ajuste de temperatura

O preparo do café é rápido. Leva somente 3 segundos para o painel estar disponível para escolher as opções e em torno de 1 minuto e 10 para aquecer o termobloco e passar o café.

A moagem é rápida é há 12 opções de ajuste de granulação. Essa parte é um processo manual, feito dentro do compartimento de grãos. É simples o ajuste. Há diferença significativa na moagem do grão, assim mesmo na moagem mais fina ainda há uma boa quantidade de grãos grossos, muito diferente de um moedor fino.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 3 do post

A intensidade escolhida altera a dose de café colocada no cachimbo. Na moagem mais grossa o cachimbo acomoda em torno de 9,5 gramas de café no mais intenso e 8,5 gramas na intensidade mínima. Esse peso cai quando fazendo uma moagem mais fina, com somente 6,6 gramas de pó para para um preparo mais intenso.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 4 do post

É uma dose pequena de pó para cada café passado. Isso acabou trazendo um impacto na entrega. Particularmente, mesmo passando um café espresso com pouca água e alta intensidade, a sensação foi de um espresso fraco. Particularmente não foi possível chegar em um espresso intenso nesta máquina. Para aqueles que buscam um espresso mais intenso vale moer manualmente o grão e dosar na boca de pó mesmo.

Por outro lado, o preparo de um café simples, com mais água atendeu bem. A temperatura do café é boa, o sabor agradou.

O destaque da cafeteira Philips Walita LatteGo é o preparo de cafés com leite. O sistema de venturi na mistura do leite com ar é de boa qualidade criando uma espuma densa e com uma ótima temperatura do leite na entrega.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 5 do post

Para aqueles que buscam um café mais intenso com leite tem já nas opções de intensidade um “extra shot” que realiza uma dose extra de espresso com somente 30 mililitros para intensificar a dose da bebida.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 6 do post

Cafeteira Philips Walita 5500 é Barulhenta?

Um destaque desta cafeteira Walita Lattego é o ruído gerado no preparo. Não é baixo o suficiente para poder passar um café na madrugada sem incomodar alguém dormindo em um quarto do lado da cozinha, é muito mais baixo que a Cafeteira Oster Super Automática que testamos no passado.

Chega a dar 10 dBA de diferença entre elas! No preparo com leite o ruído sobe, batendo em torno de 70 dBA, próximo da Oster.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 7 do post

A Cafeteira LatteGo Consome muita Energia?

A unidade tem 1400W de potência, e utiliza plug mais grosso de 20A para 127V e 10A para 220V.

Na questão de consumo, como o trabalho de passar o café é muito rápido, o consumo acaba sendo muito baixo, em torno de 17Wh para passar um café e 27Wh para passar um café com leite. Para gastar em torno de R$0,50 na conta de luz é necessário consumir mais de 20 cafés!

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 8 do post

É Fácil Limpar a Cafeteira Philips Walita 5500?

Um dos grandes destaques dessas cafeteiras é sua automação de preparos de cafés em sequência, porém uma das grandes preocupações é como limpá-la depois! Apesar disso, dá para se dizer que a Philips Walita se destacou nesse quesito.

Considerando que a máquina mói, prensa, passa o café, descarta a borra e depois enxágua os bicos, a limpeza é simples. Principalmente porque o bloco de processamento do café é quase todo removível e sai em uma peça única.

A única peça que fica dentro da unidade é o moedor. As outras partes podem ser sacadas e postas embaixo da água para uma limpeza. Junto com o produto vem uma bisnaga de graxa para uma hora ou outra passar em peças que tem lubrificação nesse bloco, mas mesmo depois de centenas de cafés preparados ainda não foi necessário.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 9 do post

A pingadeira e o reservatório de borras saem com facilidade. São peças que se quiser também podem ser colocadas na máquina de lavar louças.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 10 do post

Os bicos são sempre limpos pela máquina automaticamente. Caso seja passado um café e a máquina seja desligada a cafeteira aquece a água e passa uma água quente pelos bicos. Caso o produto não seja desligado, depois de alguns minutos ela faz o mesmo processo e se desliga.

Aqui novamente o reservatório de leite merece um destaque. Não há cantos de acúmulo. No duto fechado onde passa o vapor não há contato com o leite e na área onde é succionado o leite em si, não há tubo, somente uma nervura no copo. É mais simples e mais higiênico que os modelos que usam tubos para canalizar líquidos fermentados que facilmente deixam cheiro.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 1 do post

Uma parte que deixou a desejar é a pintura metálica frontal que ressalta os respingos das bebidas e deixa manchas com facilidade se não limpada com cuidado. Se fosse uma superfície preta poderia ser menos atraente, mas ficaria mais discreta nas sujeiras causadas pelo uso diário.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 2 do post

Outra área que deixou a desejar na limpeza é o moedor. Não há acesso a ele nem por cima nem por baixo. Infelizmente para realizar a limpeza dessa área é necessário comprar alguns grânulos plásticos que a Philips vende e fazer um processo de moagem deles na passagem. Há uma versão alternativa no mercado livre, que é mais em conta, mas assim mesmo não é algo barato.

Por último, o vão onde se insere o pó é um local para cuidar e muito com a limpeza. Como é por onde sai o vapor da máquina depois de prensar o café, acaba sendo um local muito úmido. Quando foram realizados uma sequência de testes usando somente pó, em poucos dias já havia uma camada de pó grudado nas paredes devido a mistura de matéria orgânica com água. Não demorou muitos dias para gerar mofo nessa “chaminé” e ali a limpeza foi chata.

Cafeteira Philips Walita 5500 LatteGo - Imagem número 3 do post

Outros Pontos da Cafeteira Philips Walita LatteGo

A cafeteira Philips Walita 5500 é super estável na bancada. Os pés de borracha evitam dela deslizar e por ser pesada acaba não se mexendo mesmo que você queira.

Fora os bicos quando servem líquidos e o vapor quente que sai no topo, não há áreas quentes. Tudo é tocável. Não há acesso às partes móveis e caso seja removido o reservatório de água durante o uso não irá vazar água do reservatório.

Mesmo que esqueça de colocar a xícara na hora de passar um café a pingadeira contém a água e a pingadeira não respinga água quente para áreas externas.

Caso seja ligada a máquina sem o sistema de moagem o produto avisa e não executa nenhuma tarefa. No geral é uma unidade muito bem pensada em termos de segurança.

A Philips Walita oferece dois anos de garantia no produto desde a data de compra.

Conclusão dos Especialistas

A Philips Walita está entregando uma máquina realmente superautomática, onde apertando alguns botões se tem uma infinidade de bebidas entregues. As bebidas com leite são um grande destaque então para aqueles fãs de um bom cappuccino aqui provavelmente estarão bem contentes. Por outro lado, para aqueles que buscam tomar um espresso bem potente todos os dias, pode ser que aqui ela não fique a intensidade esperada. Provavelmente pelo perfil do café do brasileiro, essa configuração ainda agradará a maioria.

  • Altura (cm)

    37.4
  • Comprimento (cm)

    43.1
  • Largura (cm)

    25
  • Modelo

    LatteGo Série 5500

Comentários