Avaliação

Cooktop Dako Turbo Cook Glass 5 bocas

Nov 27, 2025, 9:26 PM

9 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Dako Turbo Cook Glass 5 bocas
Logo youtube
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 1
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 2
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 3
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 4
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 5
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 6
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 7
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 8
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 9
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 10
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 11
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 12
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 13
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 14
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 15
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 16
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 17
Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem 18

Pontos Fortes

Queimadores de ótima qualidade

Boa variação da intensidade do fogo

Design e acabamento agradáveis

Pontos Fracos

Temperatura alta demais no manípulo central

Manípulos ficam cercados de panelas

Cabo de alimentação poderia estar melhor posicionado

banner telegram black friday detalhei

Cooktop Dako de 5 Bocas | Avaliação da Harpyja

No momento a Dako está com dois modelos de cooktop no mercado, um com quatro bocas e outro com cinco bocas. Em ambas configurações é possível encontrar na cor branca ou na cor preta. 

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre - 4 e 5 bocas

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre - meio a meio with line

A cor branca é a mesma do fogão Dakolors, uma tonalidade que agrada aos olhos, impressiona. Há um custo mais alto para o modelo branco em relação ao preto. Somente lembrando que, fora a estética, a mesa branca esconde muito bem as marcas de dedos e respingos na mesa, na mesa escura tudo parece “saltar aos olhos”.  

O produto é retangular, com todos os escritos em preto. Tudo é sutil, elegante nos traços. A mesa em si tem 68,5 centímetros de largura e 46 centímetros de profundidade. O vão para encaixe da peça é de 60,5 centímetros de largura por 34,5 de profundidade. Apesar do conjunto ter menos de 10 centímetros de profundidade abaixo da mesa, o fabricante exige 20 centímetros de folga na parte de baixo. 

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre - cotas 5 bocas

É uma mesa consideravelmente menor que o fogão e com isso as trempes ficam quase alinhadas com o fim da mesa nas laterais. 

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre trempe canto

A representação das bocas fica abaixo dos manípulos, de forma fácil para o usuário ver, e com uma representação clara. 

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre marcação dos manípulos

Manípulos

O desenho dos manípulos é igual aos outros fogões Dako testados, porém em uma escala menor. Poderiam ser visualmente mais agradáveis e com um melhor acabamento.

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre - diferença manipulos

A posição dos manípulos é uma grande diferença deste cooktop para o fogão correspondente. As peças ficam praticamente no meio das bocas frontais. Apesar da distância mínima do manípulo ser equivalente a do fogão Dakolors, devido a sua localização, ficou muito menos prático o acesso para ligar e desligar as bocas, principalmente com o fogão cheio de panelas! Há situações onde os manípulos batem temperaturas altas demais para manusear sem luvas.

O acendimento das bocas é automático. Basta girar o manípulo e o gerador de faísca já parte para acender sem necessitar apertar um botão extra.

Queimadores

Os cinco queimadores são de ótima qualidade, todos fabricados pela Sabaf. A estética das peças também agrada, com pontos foscos e pontos lustrosos. São quase todas as mesmas peças usadas no fogão Dako Turbo Glass, exceto em uma das bocas. 

Os queimadores são distribuídos entre 3 bocas de 1700W, uma boca de 2000W e uma boca com chama tripla de 3300W. No Turbo Glass, um dos queimadores de 1700W é menor, deixando o fogão com mais versatilidade que o cooktop. 

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre - potencias bocas  (5x3)

A variação da potência das bocas é boa. Quando usando as bocas menores, a potência cai quase pela metade quando usando no fogo na vazão mínima, ficando em torno de 900W.

Assim mesmo este cooktop acaba ficando com uma variação de potência considerada de média para forte. O fogão Dakolors acaba sendo mais versátil, pela boca menor ter somente 1000W de potência na vazão máxima e por volta de 500W na mínima. 

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre - representação grafica diferença das potências_Prancheta 1

Limpeza

Na questão de limpeza o produto se diferencia consideravelmente dependendo da cor. O modelo branco consegue esconder muito bem marcas de dedos e leves respingos, coisa que é praticamente impossível de evitar no modelo preto. 

Os queimadores são cheios de dentes, e se você busca esfregar essas peças com frequência, se incomodará. Porém a maioria dos queimadores hoje possuem essa característica. 

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre - dentinhos nos queimadores (1)

As trempes de ferro fundido também são mais chatas de limpar que as de aço esmaltado, mas este desenho da Dako acaba tendo poucos cantos para acúmulo de sujeira. 

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre - trempes

No teste transbordando o leite, assim como no fogão Turbo Glass, o líquido praticamente ficou contido ao redor da boca. Foi se espalhando ao redor, mas não teve vazamentos graves ao redor do produto. Na boca em si o suporte de trempe conseguiu conter o líquido de entrar para dentro do fogão, o que é um ótimo resultado para evitar acúmulo em áreas inacessíveis. 

Segurança

É importante seguir o manual de instruções para garantir a sua segurança e a do produto. Como o cooktop fica assentado sobre uma bancada, essa área deve ser dimensionada de acordo com as especificações para haver área suficiente de apoio para a mesa, para que o gás e a energia elétrica sejam ligados adequadamente. 

Na parte inferior do produto, tudo está fechado com chapa galvanizada. Não há possibilidade de contato com nenhuma parte perigosa do conjunto. A saída de gás é na direita do produto (olhando de frente) e a saída elétrica também está no mesmo lado, porém mais para a frente da unidade. Não fez muito sentido esse fio na frente do produto. Poderia ter sido jogado para um canto para facilitar a passagem de cabo para o fundo do móvel. 

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre - saída gás-energia

Nos testes realizados, mesmo com todas as bocas acesas em fogo alto, a temperatura na parte inferior não passou de 50°C. Ou seja, tranquilamente pode-se ter quaisquer objetos em gavetas ou prateleiras abaixo do cooktop.

O manual contém as informações necessárias para que seja montado o móvel de forma adequada. Importante lembrar de nunca usar adaptadores nesse tipo de produto, principalmente se a tomada estiver dentro do móvel, onde será conectado o gás. 

O vidro usado é padrão, 6 milímetros de vidro temperado. Atualmente no mercado todos os produtos que testamos seguem o mesmo estilo de vidro. É um vidro extremamente resistente a impacto e a temperaturas altas. 

Há muitos que se preocupam com a segurança do vidro na mesa e há muitos relatos de mesa estourando por aí. Apesar disso, o índice de estouros não é alto. Sempre há uma pequena chance de um vidro temperado estourar, seja por defeito de fabricação, no processo de têmpera ou mesmo na instalação, mas esse tipo de situação também acontece com vidros de box de banheiros, de mesas de vidro de salas de jantar, ou mesmo vidros de fornos. 

Para fazer sua parte como usuário, vale somente evitar de gerar choques térmicos na mesa (jogando panelas quentes em mesa fria ou colocando panelas frias em mesa quente, assim como evitar de bater nos cantos da mesa. O vidro temperado é extremamente resistente quando batido no topo, porém seus cantos devem evitar impacto.

Lembrando que são várias marcas de cooktops e fogões no mercado, mas muitas delas compram dos mesmos fornecedores de vidros. São poucas marcas que produzem vidros para tudo (janelas, box, eletrodomésticos e carros). Sendo assim, a questão do vidro, presumo que muda pouco de marca para marca. 

Algo que vale ficar atento é na temperatura do manípulo central, que quando trabalhando com várias bocas ao mesmo tempo, incluindo a chama tripla, chegou a bater mais de 100°C na peça! Será praticamente necessário uma luva para manipular a peça. 

Dako Turbo Cook Glass 5 bocas - Imagem sobre manipulos small pic

Conclusão

O cooktop da Dako está visualmente agradável e com queimadores de boa qualidade. Seria interessante um melhor posicionamento dos manípulos e um queimador menor para ter um pouco mais de controle, mas de uma forma geral, é um produto que atenderá a maioria. Para quem gosta do branco pode ser que valha o investimento por demonstrar menos sujeira.

  • Acendimento automático

    Sim
  • Altura (cm)

    11.8
  • Bivolt

    Sim
  • Botões removíveis

    Sim

Comentários