Avaliação

Forno Elétrico Electrolux FB54A 44 Litros

Out 23, 2018, 1:31 AM

6 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Electrolux FB54A 44 Litros
Logo youtube
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 1
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 2
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 3
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 4
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 5
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 6
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 7
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 8
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 9
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 10
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 11
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 12
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 13
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 14
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 15
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 16
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 17
Electrolux FB54A 44 Litros  - Imagem 18

Pontos Fortes

Porta e grades práticas

Design atraente

É possível limpar entre os vidros

Pontos Fracos

Temperatura exterior excessiva

Umidade excessiva

Painel em acrílico - risca fácil

Nota:

8.2

Desempenho

5.6

Design e Acabamento

9.8

Praticidade e Versatilidade

9.5

Limpeza

6.9

Segurança

7.5

Outros Pontos

8.5
banner telegram black friday detalhei

Avaliação de forno elétrico - Electrolux FB54A 44 Litros 

As cores foram muito bem escolhidas para destacar o Electrolux FB54A. Este forno elétrico de bancada de 44 litros é uma mistura de preto e branco, sendo todas suas laterais brancas e praticamente sua frente inteira preta e prata.

O painel do forno é muito atraente. O texto é claro, de ótimo tamanho com alguns detalhes em azul metálico. Há indicadores de luz, também em azul, para demonstrar quando o forno está ligado e qual resistência está funcionando. Do lado esquerdo da interface está o seletor de temperatura. No centro há três botões, um para acender ou apagar a luz interna, e os outros dois para selecionar a resistência inferior ou superior. No lado direito há um seletor para escolher o tempo de cozimento. Girando no sentido horário é possível escolher de 15 a 90 minutos para assar. Rotacionando o seletor para o lado oposto o forno trabalha em modo manual. Sendo assim, ele ficará na temperatura selecionada até que seja manualmente levado para a posição central.

O acabamento do produto é muito bom. Todas as chapas estão bem alinhadas e não há muitos parafusos visíveis. Todas as peças estão bem encaixadas e não há nada torto. Sua casca externa é inteira metálica pintada, somente o painel frontal é plástica. Além de fácil de riscar, como a peça é brilhante, as marcas ficam bem evidentes.

A porta do Electrolux FB54A abre para baixo. Sua alça é de aço inox escovado, muito bonita e robusta. A porta inteira é de vidro, com um revestimento metálico em sua parte interna. Apesar de haver um vidro grande na frente, somente parte dele é transparente. Há uma borda preta de 6 centímetros ao redor do vidro deixando somente uma janela central de 12x32cm visível para dentro do forno. Isso dificulta um pouco para ver os alimentos quando a grade está no nível mais alto ou quando usando uma bandeja funda no nível médio.

Praticidade

Há três níveis para posicionar a grade. O espaçamento entre eles é muito bom. Mesmo no nível mais alto ainda há 9 centímetros de altura até a resistência superior. Nas laterais também há um trilho metálico que proporciona mais segurança para a grade aguentar alimentos pesados. Esse reforço nas laterais deixa mais suave para puxar e retrair a grade além de evitar da grade tombar para frente quando retirada com algum alimento.

Apesar do forno possuir um volume grande, suas proporções poderiam ter sido melhores dimensionadas. A cavidade interna possui somente 34 centímetros de profundidade. Faltam poucos centímetros para caber uma forma de pizza grande dentro dele. Por outro lado ele tem uma ótima largura (44 centímetros) para acomodar bandejas retangulares.

A janela de vidro da porta é composta por dois vidros, separados por uma leve camada de ar. Isso ajuda a manter temperatura mais baixa do vidro externo do FB54A. A janela possui uma borda de borracha e pode ser facilmente removida lavar. O pegador também não esquenta excessivamente durante o funcionamento do produto.

Este forno não possui pintura nas paredes, o que dificulta sua limpeza quando ocorrem respingos. Além disso não há pontos de exaustão de ar, e como sua porta tem uma vedação boa, a umidade interna deste Electrolux é mais alta que em outros fornos já testados pela Harpyja. Pratos com muita água sendo assados por muito tempo podem condensar água nas paredes do forno, o que pode levar a corrosão das paredes com o tempo de uso.

Performance

A indicação no seletor de temperatura varia de 90°C a 230°C, mas quando funcionando na temperatura máxima com um quilo de alimento só foi possível atingir 205°C. No geral, o produto trabalha por volta de 20°C abaixo da temperatura indicada. Apesar dessa variação não ser ideal, há fornos com diferenças de temperatura muito maiores.

Este forno não possui nenhuma manta de isolamento térmico. Há duas chapas metálicas nas laterais e na parte superior. A frente é isolada por um vidro duplo e uma chapa metálica. A parte de baixo e traseira não possuem nenhum tipo de isolamento. Nesses pontos a perda de calor é bem mais alta. O resultado é um forno elétrico com isolamento intermediário. Ele possui um isolamento melhor que o Black & Decker FT45 mas possui um isolamento térmico pior que o Fischer Gourmet Grill.

O forno possui 1650W, sendo a resistência inferior e superior praticamente da mesma potência. Seu consumo é levemente abaixo de 1KWh (a 200graus com 1kg de alimento).

Fora o excesso de umidade o produto assou bem. A distribuição do calor não foi boa quando usando somente a resistência inferior. A chapa esmaltada na parte de baixo do forno prende o calor no fundo do produto. Com isso até a parte externa do forno atinge uma temperatura mais alta que a interna.

Segurança

O vidro frontal deste Electrolux atinge temperaturas mais seguras que todos os outros fornos já testados. O pegador também fica praticamente frio durante o funcionamento. Por outro lado, como o painel é na parte superior, os seletores podem ficar mais quentes do que o desejado. Não atingem temperaturas para realmente casuar uma queimadura, mas não são confortáveis de manusear.

A parte mais preocupante mesmo está relacionada a assar somente usando a resistência inferior. Em alguns casos foi possível medir 250°C na parte externa de baixo do produto. Isso é 20°C acima da temperatura máxima do forno, porém medido na parte de fora dele! É importante usar esse tipo de produto somente em bancadas que suportem temperaturas altas. Além disso, é importante evitar que cabos de outros eletroportáteis não entrem em contato com a base do forno enquanto está em funcionamento.

A parte traseira também atinge temperaturas altas, acima de 100°C. Devido aos trilhos é bastante seguro puxar e retrair as grades. O cabo de alimentação é longo e de ótima qualidade.

Este forno possui um ano de garantia, mas vale conferir como está seu pós venda através do site Reclame Aqui. 

  • Acessórios

    Grade, chapa esmaltada para resíduos
  • Acionamento contínuo

    Sim
  • Altura (cm)

    48.5
  • Altura Interna (cm)

    22

Comentários