Avaliação

Geladeira Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter

Jul 07, 2025, 6:00 PM

13 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter
Logo youtube
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 1
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 2
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 3
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 4
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 5
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 6
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 7
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 8
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 9
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 10
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 11
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 12
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 13
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 14
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 15
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 16
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 17
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 18
Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem 19

Pontos Fortes

Baixo Consumo de Energia

Grades com fácil ajuste de nível

Temperatura do refrigerador flutua pouco

Pontos Fracos

Geladeira desliza ao abrir em piso liso

Temperatura do congelador flutua muito

Baixa contenção de temperatura interna

banner telegram black friday detalhei

Avaliação da Geladeira Esmaltec 1 Porta Inverter Roc 35 Pro

O grande diferencial desta geladeira Esmaltec 1 porta é a junção de uma geladeira simples com tecnologia inverter. A promessa é de uma geladeira com grande economia de energia.

A marca está tão confiante nesta geladeira que comprou o domínio

geladeiramaiseconomica.com.br para destacar suas geladeiras inverter.

De forma simples, com esse tipo de controle do compressor, é possível entregar exatamente a potência necessária para manter a temperatura interna estável. Essa tecnologia de controle variável é comumente chamada de Inverter, e normalmente acaba consumindo bem menos energia que o liga/desliga tradicional.

Aliado a isso, a ausência de freezer, volume interno menor e não ter que trabalhar com temperaturas tão baixas a deixam ainda mais econômica.

São 4 modelos de geladeira inverter: duas delas têm freezer, e duas com somente com uma porta e congelador. A Geladeira Emaltec ROC 35 PRO, modelo que testamos, promete ser o modelo mais econômico da Esmaltec e aparentemente é a mais econômica do Brasil (desconsiderando os frigobares).

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 1 do post

Construção da Geladeira Esmaltec

A unidade é simples, com um design de pouco destaque. O corpo e a porta são de aço pintado, neste caso em branco, mas também produzem ela em preto. As bordas das portas e pés são plásticas e seguem uma cor puxando para argila acinzentada. Essas peças são da mesma cor tanto na versão branca quanto na preta.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 2 do post

Fora os dois ressaltos próximo dos cantos da porta e as bordas curvas na porta em si, não há destaque algum para o design. Abaixo da logo da Esmaltec na porta também há um adesivo que cita “compressor inverter” para dar destaque a economia.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 3 do post

A unidade tem pés grandes. Está elevada a mais de 10 centímetros do chão. Estraga a estética, mas tem a vantagem de ser fácil para limpar embaixo. Alguns robôs aspiradores pequenos como o Mondial Fast Clean até podem entrar embaixo!

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 4 do post

Apesar disso, no geral é uma geladeira Esmaltec pequena. Seu volume total é de 259 Litros, com 1,55 metros de altura, 54 centímetros de largura e 65 centímetros de profundidade. Atrás há um polidondas e a serpentina exposta, então vale cuidar quando posicionando contra a parede.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 5 do post

Os pés atrás são fixos e os dois da frente podem ser ajustados. Não há muita aderência neles e se o refrigerador estiver com poucos alimentos dentro provavelmente irá vir para frente quando abrir a porta. Mesmo deixando os pés nivelados, parece que o pé mais próximo da abertura da porta flamba quando pressionado. Deixam a unidade desnivelada toda a vez que a porta é aberta.

Além disso, é preciso mais de 4 quilos de força para abrir a porta, muito mais do que a maioria dos refrigeradores já testados. A alça fica no topo do refrigerador e pela força necessária para abrir vale mais segurar na lateral da geladeira.

força para abrir a porta

Interior da Geladeira Esmaltec ROC 35 Pro

Internamente ficam:

  • 3 Prateleiras de metal pintado,

  • a Bandeja de plástico que também é a tampa da bacia

  • a própria Bacia de Frutas e Legumes.

  • Congelador, no topo

  • uma Gaveta logo abaixo dele

Durante grande parte do tempo essa gaveta marca abaixo de 0°C, podendo até ser considerada uma bandeja “Extra Fria” para o refrigerador.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 6 do post

As prateleiras metálicas tem basicamente duas possíveis posições em cada nível. Isso dá uma boa flexibilidade para os 4 níveis disponíveis. A primeira prateleira tem a maior possibilidade de altura: até 30 centímetros distante da bandeja Extra Fria acima.

As outras podem ficar com no máximo de 22,5 cm de espaço entre elas. São bandejas estreitas, com 45 centímetros de largura.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 7 do post

Apesar das grades terem hastes finas e flexionarem bastante, elas aguentam uma boa dose de peso. O manual não cita o limite de peso, mas visualmente vai dar para ver quando estiver excedendo. O suporte das laterais é largo e não irá escapar nem se exceder o peso.

As prateleiras são bem fáceis de realocar, elas são super leves e saem com facilidade. É possível removê-las abrindo a porta somente 90°, mas a porta em si abra consideravelmente, em torno de 125°. Não é possível reverter o sentido da porta.

Na porta há três prateleiras e um suporte para latas. Uma das prateleiras ainda tem espaço para ajustar altura. Para uma geladeira Esmaltec 1 porta, há uma área grande para colocar alimentos altos. Porém vale cuidar, pois as paredes das prateleiras são baixas, é muito fácil algum objeto alto cair quando abrimos a porta.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 8 do post

As bandejas da porta são plásticas, em PS cristal, com pouco menos de 3 milímetros de espessura. Está OK para um produto simples.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 9 do post

A porta do congelador tem uma trava por interferência, muito simples, mas basicamente igual à de concorrentes do mercado. Não é agradável a ação, mas funciona.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 10 do post

No lado direito da cavidade do refrigerador fica toda a área elétrica do conjunto: o interruptor da luz, a luz e o termostato. Tudo aqui é como os refrigeradores mais básicos, com o termostato analógico e a lâmpada incandescente.

A iluminação interna é boa, mas cobre somente a cavidade. Como ilumina para dentro, as prateleiras da porta ficam quase sem luz.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 1 do post

Congelador da Geladeira Esmaltec 1 Porta

A cavidade do congelador é onde fica a serpentina de resfriamento desses produtos. O frio é gerado ali e pela convecção do ar é distribuído para o refrigerador. Basicamente todos os refrigeradores de uma porta trabalham nessa mesma configuração. Aqui o fato de ser uma geladeira inverter não muda em nada o sistema.

O congelador tem 27 Litros de volume e não possui prateleiras ou qualquer empecilho para utilizar toda a cavidade.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 2 do post

A gaveta “Extra Fria” é basicamente um coletor de gotas que vem do congelador, pois a serpentina fica no topo. É uma peça branca, feita para ser removida com facilidade do produto e esvaziar o excesso de água acumulado.

mostrar remoção da peça

Essa região é meio complicada de usar pelas possíveis diferenças de temperatura. A parte de cima da gaveta está consideravelmente abaixo de zero; a parte de baixo da bandeja normalmente está negativa, mas pode ficar acima de 0°C se houver muito abre e fecha da porta.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 3 do post

Opções de Temperatura

A seleção de temperatura é através do termostato, que é um seletor eletromecânico. Rotacionando do mínimo para o máximo é possível escolher qualquer ponto entre para estabelecer a temperatura. É curioso como a unidade controla com essa configuração analógica, algo que não tínhamos visto ainda em inverters.

Há uma variação significativa quando deixando na temperatura mínima o seletor versus a máxima. Na temperatura máxima grande parte do refrigerador trabalha abaixo de zero.

Como a serpentina fica totalmente no congelador, a temperatura ideal no congelador chega muito mais rapidamente na temperatura desejada que o refrigerador. Ao mesmo tempo a variação de temperatura do refrigerador é bem baixa, beirando 2°C enquanto no freezer quase chega a 10°C! Em produtos com a serpentina distribuída essa diferença é muito menor.

É uma característica desse tipo de produto que imagino ser similar para concorrentes com a mesma configuração (ex: Consul CRB39 e Electrolux RE31).

Como o congelador é aberto e precisa estar ligado para manter tudo congelado, assim que fica sem energia ele chega acima de zero muito rápido. Mesmo com carga em menos de 30 minutos já está acima de zero! O refrigerador em si também tem uma contenção baixa de calor. Pouco acima de uma hora já estará acima de 15°C carregado com 30% de sua capacidade.

Temperaturas internas

O refrigerador tem naturalmente uma distribuição grande de temperaturas pela forma que trabalha. A temperatura mais baixa está no ponto mais alto da cavidade do refrigerador e quanto mais para baixo, mais alta é a temperatura.

Com o laboratório em 23°C e o seletor de temperatura no médio, logo abaixo da gaveta “extra fria” a temperatura é levemente acima de zero e no centro geométrico fica em torno de 3°C. A bacia de legumes gira em torno de 10°C.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 4 do post

Com o seletor de temperatura na posição 7 (mais frio) o refrigerador bate temperaturas negativas com aproximadamente -2.5°C no centro geométrico. É uma condição para usar somente por períodos curtos e bem específicos.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 5 do post

O congelador no nível médio de temperatura fica em torno de -6°C no centro do compartimento. Se colocado para trabalhar com a temperatura mínima (ou potência máxima), aí chega a dar -11°C! Porém vale lembrar que para isso o refrigerador vai basicamente trabalhar abaixo de zero.

A gaveta “extra fria” que fica logo abaixo do freezer chega a bater temperaturas até mais baixas que o próprio freezer. Perto da serpentina no topo da gaveta chega a -15°C.

Consumo de Energia da Geladeira Esmaltec Inverter

O sistema de controle se comporta de um modo diferente dos inverters que já testamos em refrigeradores. Ele usa uma medida indireta (não da temperatura em si) para controlar o compressor. Funciona, mas quando atingindo a temperatura desejada irá trabalhar mais próximo de um refrigerador sem controle, ligando e desligando o compressor, pois quem irá determinar a temperatura desejada é o termostato interno, que não consegue passar para o controlador qual é a temperatura real decidida pelo usuário. Apesar de mais econômica, é uma solução inteligente, que atende o propósito.

Esta geladeira Esmaltec é declarada com um consumo de 17kWh em 127V e 16,5kWh em 220V. O compressor é pequeno e quando está controlando na potência mínima fica em torno de 40W. É realmente uma unidade muito econômica!

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 6 do post

Comparando com os concorrentes que também trabalham com sistemas similares, de uma porta e congelador, é possível ver que a Esmaltec é atualmente a mais econômica considerando quantos litros resfria por Watt consumido.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 7 do post

Geladeira Esmaltec ROC 35 Pro é Barulhenta?

Quando se tratando de ruído, não ficou muito diferente de outros refrigeradores. Com o compressor ligado bateu em torno de 39dBA e com a porta aberta 41dBA. A chave de porta aberta aparenta servir somente para controlar a lâmpada, e não aparentou influenciar em nada o funcionamento do compressor.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 8 do post

Limpeza da Geladeira Esmaltec 1 Porta

Internamente a limpeza é simples. As grades são fáceis de tirar assim como as prateleiras plásticas presas nas portas.

A área externa é simples de limpar, com o corpo quase todo metálico e poucos pontos plásticos sem cantos graves de acúmulo.

É importante mencionar que esta geladeira Esmaltec não é Frost Free, ou seja, terá acúmulo de gelo no congelador. Além disso, como não o congelador não é vedado, acumula gelo mais rapidamente do que um produto com duas portas. Pra piorar, não tem um botão para realizar um ciclo de degelo.

Esmaltec 1 Porta ROC 35 Pro Inverter - Imagem número 9 do post

Neste caso é necessário desconectar o produto da tomada, descongelar a área do freezer e depois manualmente ligar a geladeira na tomada. Depois de descongelado, é fácil limpar o congelador. Não há cantos de acúmulo e tudo escorre na bandeja “extra fria”.

Segurança da Geladeira Esmaltec

Algo que não agrada é a instabilidade do produto com poucos alimentos no interior. Somado com o peso da porta para abrir, se tiver pouca peso dentro, pode acabar chacoalhando alimentos dentro do produto ao abrir.

Essa geladeira inverter vem com um cabo de 1,5 metros que facilita chegar em tomadas distantes. O cabo sai da parte de baixo, então mesmo que a tomada seja alta vai chegar tranquilamente.

A corrente de fuga medida em áreas acessíveis do dia a dia está bem segura. Agora na parte traseira chamou a atenção. Sem aterramento mediu níveis altos. Não é algo que irá dar choque à toa, mas em condições favoráveis, pode.

Como no Brasil é muito comum ter aterramentos mal feitos ou nem terem aterramento em casas, quando for movimentar o produto ou acessar atrás dele, vale antes desligar a unidade da tomada.

A Esmaltec oferece 1 ano de garantia nas suas geladeiras à partir da data de compra do produto.

Conclusão dos Especialistas

A Esmaltec realmente conseguiu ser uma geladeira bem econômica em sua categoria, trabalhando com uma tecnologia que é tendência. As normas de consumo de energia vão apertar em 2026 e esse passo pode se tornar necessário para suas concorrentes. Em termos de produto, está entregando o esperado para uma geladeira 1 porta: as prateleiras aguentam bastante peso e o modelo não gera ruído excessivo.

Apenas este conceito de geladeira que tem vários pontos negativos: diferença nas temperaturas internas, não ter degelo e não bater temperaturas muito baixas no congelador. É para aqueles que estão buscando o básico num produto que pesa o mínimo na conta de luz.

  • Abastecimento do dispenser

    Não
  • Alarme de porta aberta?

    Não
  • Altura (cm)

    155
  • Classificacao de eficiencia (inmetro)

    A+++

Comentários