Pontos Fortes
Módulo Laser pode ser Atualizado
Faz Gravação Offline através do painel
Conexão WiFi
Pontos Fracos
Dificuldade no Alinhamento Inicial
Não possui Software próprio para Desktop
Ruído Alto
Avaliação
Dez 08, 2025, 1:14 AM
22 min de leitura
Compartilhar











Módulo Laser pode ser Atualizado
Faz Gravação Offline através do painel
Conexão WiFi
Dificuldade no Alinhamento Inicial
Não possui Software próprio para Desktop
Ruído Alto
A AlgoLaser é uma marca recentemente fundada em 2023, que tem trazido novas tecnologias de gravação a laser. Atualmente a marca possui 5 modelos de gravadores, sendo a maioria com o mesmo princípio mecânico de movimentação pelos eixos X (horizontal) e Y(vertical).

A diferença entre os modelos do catálogo é grande, com modelos variando desde o design, estrutura física e tecnologia. Entretanto, a diferença mais notável é com o modelo Pixi que possui uma espécie de escudo ao seu redor, mas que ainda possui funcionalidades parecidas com outros modelos.
Cada modelo da AlgoLaser recebe módulos laser de potências e características diferentes. E a marca traz uma proposta interessante, permitindo a compra e intercambiabilidade dos módulos laser para os modelos da marca ou de semelhantes.
Dessa forma, é possível fazer upgrade do seu modelo com módulos mais potentes ou de forma a aumentar a gama de materiais a serem gravados. Assim não há a necessidade de comprar uma gravadora a laser totalmente nova.
Atualmente, a AlgoLaser possui 4 módulos laser: 3 deles de diodo (450nm) de 10W, 20W e 40W, além do modelo de fibra óptica (1064nm) de 2W.

Para ficar claro ao nosso querido leitor, esta Avaliação é sobre o modelo da Gravadora a Laser AlgoLaser Alpha MK2 com módulo laser de diodo 20W. Embora também se encontre no mercado o mesmo modelo com módulo de 10W.

Toda sua estrutura é feita com excelência em alumínio pintado de preto e vermelho sem uma parte sequer feita de plástico. Trazendo boa robustez para o modelo, que apesar de não sofrer muito esforço, garante estabilidade para os movimentos do laser.
Muitos parafusos ficam evidentes na construção, mas todos muito discretos e pintados. Aliás, os parafusos mais à mostra são os que o consumidor usa para montar a gravadora a laser, se diferenciando dos demais que já vêm montados (como o LaserPecker LP2).

O modelo é grande com cerca de 59 centímetros de largura e 96 centímetros de comprimento. A sua altura depende do posicionamento de foco do módulo e dos seus pés reguláveis, podendo variar entre 13 e 20 centímetros.

Cada pé pode ser regulado rosqueando-o, possui uma boa altura de borracha, gerando aderência e amortecimento do modelo. Por sua vez, esses pés podem ser substituídos por pés mais alongados quando usados com acessórios vendidos à parte, para gravuras em garrafas ou matérias circulares.

Na frente da Alpha MK2, possui 3 controles: o botão de energia, uma trava de segurança e um botão de emergência. Ambos em cima e de fácil acesso para seus usos. A chave para a trava vem inclusa no kit de ferramentas.

Um pouco mais à esquerda há um painel digital com boa resolução, que permite realizar gravuras por essa tela touch do modelo sem precisar estar conectado a um dispositivo.

Para isso, é possível acessar imagens através da memória interna ou com um pendrive. A conexão USB, serial, de energia e da fonte da bomba de ar são todas feitas na parte lateral do produto. São bem explicativas, e juntamente com o material do guia rápido, ajudam o usuário a identificar as portas certas.

Quando se pensa em montar algo deste tamanho, pode gerar uma insegurança para fazer tudo nos conformes. No entanto, seus guias de montagem são bem explicativos, com várias imagens e indicativos

Apesar de precisar parafusar muito das partes, a AlgoLaser envia juntamente com o produto um kit com as ferramentas e parafusos necessários para a instalação da estrutura. Até uma chave de boca é inclusa, mas não mostra onde ela é usada.

O ajuste das correias poderia ter vindo melhor explicado: apesar de vir um guia sobre, está em inglês. Para deixar bem ajustado foi necessário ir ao tutorial da marca no youtube, através de um QR Code no guia.
A parte de entender as conexões de ar e elétricas no manual também poderia ser melhor explicada. Acaba perdendo muito tempo para entender como deve ser feito. Porém, é o suficiente para que nenhuma conexão venha ser errada.

Além disso, este modelo AlgoLaser, possui instruções e itens de manutenção do módulo laser. Algo que não vimos no modelo da LaserPecker LP2, mas que se é útil quando necessário. Com informações bem detalhadas e específicas de como fazer a troca de lentes e limpeza do mesmo, são bons diferenciais no mercado.
Um acessório que vem com o modelo alpha MK2 é a bomba de ar. Além de ajudar a resfriar o módulo laser, também ajuda a tirar a fumaça, poeira que o feixe de laser pode encontrar no caminho. Aliás, uma melhora na aparência é percebida em materiais muito sensíveis, como a madeira.

Ainda há outros diversos acessórios que podem ser acrecentados, desde cúpulas, filtros de ar, extensores de comprimento, eixos e rolamentos para aumentar a gama de produtos e melhor conforto de uso.
O AlgoLaser Alpha MK2 é um modelo de gravadora laser do formato de eixos. Dessa forma, aqui neste modelo, há um motor de passo para o eixo Y (vertical) e outro motor para o eixo X (horizontal).
O movimento vertical é produzido pelo motor localizado na região esquerda inferior, girando a correia de borracha do eixo direito. Dessa forma para que a correia do eixo esquerdo possa ser movimentada é colocado uma haste metálica na parte inferior, ligando o motor ao conector do eixo esquerdo, assim o movimento é transmitido para esse lado.

Para o movimento horizontal, o motor fica preso na parte esquerda da haste central. Assim o módulo laser é deslocado para a direita ou para a esquerda dependendo do movimento requisitado.

O Ajuste de foco é manual através de um um gancho na alavanca. Com uma espécie de gabarito e colocado debaixo do laser sempre que for feito alguma gravura no material, é rápido e eficiente. Porém, é importante guardar bem a peça, sem ela pode se encontrar em apuros.

O Alpha MK2 vem com o módulo laser de 20W de diodo (comprimento de onda de 450nm). Isso significa que este laser não trabalha bem com uma ampla gama de metais e plásticos, sendo melhore materiais orgânicos.

Algo que chama a atenção nesse tipo de modelo de laser é a capacidade de gerar gravuras com profundidades diferentes. Ao invés de uma imagem pontilhada para dar impressão de profundidade, neste modelo da Alpha MK2 é possível fazer imagens complexas.No entanto, conseguiu um pouco mais de ampliação dos materiais de trabalho que o modelo LaserPecker LP2, também de laser de diodo. Seja por sua emissão continuamente vertical, ou pela sua potência maior. E aqui abaixo vai algumas considerações sobre tipos de materiais.
Definição e profundidade: Esse material é o mais aproveitado em lasers de diodo, desde MDFs, compensados, e pedaços de madeira bruta. Dessa forma a definição e relevo capaz de ser adquirido no processo de gravura é muito bom. É possível fazer gravuras complexas e de profundidades bem interessantes em apenas uma passada do laser.

Corte: Cortes em madeiras relativamente duras de cerca de 20 mm foram possíveis de serem feitas com a gravadora a laser Alpha MK2. O nível de facilidade para adquirir esse nível de corte é surpreendente, devido a potência de 20W do laser.

Definição e Profundidade: É capaz de fazer apenas gravuras mais superficiais, devido ao material ter facilidade em derreter no processo. Porém a profundidade é melhor alcançada no Alpha MK2 do que o LaserPecker LP2, devido ao laser estar em posição vertical.
d
Corte: Uma vantagem para esse formato de laser vertical é a capacidade de corte nesse tipo de material. Capaz de cortar um pouco mais de 5mm, desde acrílicos, plásticos vistos no dia a dia e até plásticos de impressora 3D.

Definição e profundidade: Mantendo traços e detalhes minuciosos, porém sem evidenciar uma boa transição escala de cinzas durante uma passada. A profundidade atingida foi agradável devido ao posicionamento vertical do laser. Se torna muito útil para a geração de carimbos.

Corte: Devido ao material ser sensível ao tipo do laser do Alpha MK2, cortes não são possíveis de serem realizados no material. Mesmo com maior potência e verticalidade do laser, o dano em borrachas é menor se comparado com o LaserPecker LP2.
Definição e profundidade: Com a potência de 20W, a gravadora a laser trouxe boa interação com o material. Não apenas marca a cerâmica, como também pode extraí-la. Algo que ocorre apenas superficialmente na capacidade máxima do LaserPecker LP2.
No geral atende uma boa profundidade, mas que não é tão fácil de ser trabalhada por perder um pouco da definição conforme aumenta a profundidade.

Corte: No geral o corte é inviável. Mesmo que com grande insistência até poderia fazer cortes, mas o tempo seria longo demais para pequenas figuras, e a pedra esquentaria muito no processo.

Definição: Esse tipo de laser de diodo trabalha melhor em materiais como aço inox, aço cromado, alumínio anodizado e na remoção de revestimentos em metais. As marcações vão pouco além de alterações superficiais, sem atingir profundidades significativas, mas que evidenciam uma extração do material.

Corte: Mesmo com 20W de potência na emissão do laser, cortar metais é algo praticamente impensável. Mesmo com materiais finos, o material será distorcido antes de ser atravessado.
Neste modelo a resolução declarada é de 20 linhas por mm. Semelhante se comparado com a gravadora laser LaserPecker LP2. Apesar disso, é possível ajustar para resoluções mais altas com outros softwares (LightBurn). Porém seus motores de passo podem não atender os movimentos necessários para isso, deixando uma imagem irregular e desalinhada.

Este aparelho atinge cerca de 74 dBA durante o uso. É alto e trabalhar perto deste aparelho durante o funcionamento pode incomodar. É importante utilizar um tampão ou fones para evitar dores de cabeça.

O Laser Alpha MK2 tem compatibilidade com o LightBurn, permitindo uma gama de opções para cada camada de gravura com diferença entre potência, resolução, velocidade e passagens.

Apesar do LightBurn ser um software de alto desempenho nas gravuras, é necessário comprar sua licença. Atualmente a licença mais barata está no valor de U$100 (dólares), sendo vitalicia, e com um ano para usufruir das atualizações do programa da data da compra. Após esse tempo, não é possível utilizar para versões mais recentes até renovar o uso por U$30 (dólares).
Porém no caso de usar um software livre e gratuito para as gravuras, pode-se optar pelo uso do programa LaserGRBL. No entanto é mais limitado e menos intuitivo no seu uso, permitindo uma gravura por vez, sem poder editar a imagem no programa. Tudo deve ser feito externamente e depois enviado ao LaserGRBL.

Para fazer gravuras pelo computador só é possível através desses softwares de terceiros. Porém ainda é necessário regular o laser para que ele funcione de forma correta, e tudo isso pode ser feito com esses dois programas compatíveis.
Um exemplo é a inserção do código $22=1 na barra de comando para habilitar a opção de definir o ponto zero. Sem isso a gravadora a laser não tem referência de onde começar a gravar (neste caso, o canto inferior esquerdo).
Outro exemplo é tentar movimentar o laser pelo software além do limite físico. O programa não irá reconhecer os limites, forçando o laser contra a estrutura. Necessário inserir outra linha de código ($20=1) para contornar a situação.
Há uma explicação no guia rápido de início para o primeiro caso, mas não é explícito que seja para isso. No entanto, o segundo caso só foi possível achar solução na internet.

Apesar de apenas utilizar software de terceiros para fazer gravações pelo computador, as gravuras por celular podem ser feitas através de seu próprio app AlgoLaser que pode ser encontrado tanto na PlayStore e App Store.

Ainda é um software muito novo para celulares, se comparado com os softwares da LaserPecker LP2 é possível ver que ainda há muitas atualizações a serem recebidas, principalmente no idioma português.
O app possui dois modos: Iniciante e Profissional. O que muda não são as ferramentas, mas sua apresentação.

Dessa forma, o modo Profissional traz mais configurações nos parâmetros da gravadora a laser.

Para fazer uma gravura com o app, pode ser um pouco demorado até entender o princípio de funcionamento. Com algumas gravuras e um pouco de experiência do produto, o app se torna uma ferramenta prática para gravar coisas momentâneas, mas de certa forma até complexas.
Alguns modos poderiam estar melhor otimizados para se tornarem mais eficientes, como no caso do Puzzle, que corta antes as bordas do que os caminhos internos.

Ainda possui algumas limitações, mas permite uma boa versatilidade para únicas gravuras. São pequenos detalhes que iriam melhorar o desempenho. Apesar disso, espera-se uma melhoria do app com o tempo.
Com uma grande e ampla área de espaço, o Alpha MK2 se torna muito útil para confecção em larga escala, grande quantidades de objetos e confecção de variedades, dependendo do software que se usa.Além disso, com sua tela display e touch, é possível fazer gravuras salvas através de um Pen Drive ou de sua memória interna (32GB), sem a necessidade de estar conectado a um dispositivo para isso.

Esse recurso traz uma funcionalidade razoável, porém o mais interessante é o momento da escolha de parâmetros. Ao invés de demonstrar apenas números, evidencia uma tabela física real e interativa de como o material vai reagir aos parâmetros desejados.

A forma que esse modelo trabalha para apresentar onde será gravado no material, e suas dimensões (conhecido como Preview), não é muito visual, principalmente se o material é pequeno.
O movimento neste processo é de contornar a área da imagem a ser gravada, com auxílio de um brilho leve do laser. Porém é muito rápido e feito uma única vez. Dessa forma demora para o usuário absorver a informação de onde está a ponteira do laser e se está cobrindo toda a área desejada.
Esse processo é bem diferente no LaserPecker LP2, que mostra toda a amplitude da gravação e permite alinhar o material enquanto se observa os limites do desenho a ser gravado.
Importante dizer que, ainda mais considerando esta dificuldade de alinhamento, qualquer gravação fora do material vai interferir sobre a base onde ele está.
Caso essa base for sua mesa, ela acabará recebendo muitas marcações de laser. Dessa forma, é importante ter um bom material de sacrifício em baixo, com boa espessura, já que a profundidade de cortes pode ir longe.
Se o Alpha MK2 te interessou em começar a fazer gravuras como negócio ou hobbie, mas não sabe como conseguir boas gravuras ou acha que isso pode ser muito trabalhoso, a Harpyja pode te ajudar! Nós temos um curso que é capaz de guiar e instruir desde os fundamentos mais básicos até o mais avançado sobre gravadores a laser.Se interessou? Então não perca tempo e acesse o Curso de Gravação a Laser da Harpyja!
Um modelo mais aberto como esse e com mais potência necessita de atenção redobrada durante seu uso, e com isso medidas de segurança para favorecer um uso seguro para as mãos e olhos de quem o usa.
Este modelo possui diversos fatores de segurança, desde óculos de proteção até botões de emergência, o qual vamos discorrer mais abaixo.
O dispositivo possui uma trava de segurança manual, feita através de uma chave física, que impede de ligar o produto quando acionada. O que é ótimo para evitar que pessoas não especializadas ou crianças usem o aparelho.

Próximo a chave, fica o botão de emergência, o qual paralisa todas as funcionalidades além de emitir um bip repetidamente em alto som. É um botão padrão de emergência, que permite ao usuário paralisar todo o processo de forma rápida.
Além disso, o modelo tem um sensor de movimento que paralisa suas funções se detectado interferência ou movimento na estrutura.
Mas o mais importante está na proteção aos olhos, já que os níveis de intensidade luminosa são maiores se comparado com o LaserPecker LP2. O próprio módulo do laser já possui um escudo para diminuir essa intensidade, filtrando boa parte da luz emitida e deixando uma cor mais avermelhada.

Se observado por trás do produto ou outros ângulos, esse escudo pode não ser o suficiente. Mesmo que pouco da luz seja rebatida pela estrutura do modelo.
Dessa forma, trabalhar com o óculos de proteção que vem incluso no produto evita te expor a alta luminosidade que pode escapar. O óculos rebate boa parte da luz, permitindo ser vista de forma segura.

O modelo Alpha MK2 pode ser mais difícil de se utilizar e aprender a usar se comparado com modelos mais intuitivos como o da LaserPecker LP2 que vimos no passado. No entanto, se torna uma ferramenta capaz de evoluir de acordo com o conhecimento adquirido.
Dessa forma é possível iniciar com o modelo e evoluir seus conhecimentos, módulos, estrutura e acessórios aos poucos; para atender uma maior gama de materiais e objetos.
No entanto, ainda está muito dependente de softwares terceiros para computador. Se investir no software da LightBurn, será possível usufruir da capacidade máxima da gravadora a laser, porém pode se tornar trabalhoso aprender e adaptar o software á Alpha MK2.
Com isso, usar o aplicativo para celular da AlgoLaser se torna uma boa opção para quem está começando, até que se desenvolva ao nível de utilizar algum software para computador com mais confiança e de todos seus recursos.
Altura (cm)
Amplitude Sonora (dBA)
Área de Gravura
Compatibilidade Celular
Comentários


