Pontos Fortes
Motor de Indução
Ótima usabilidade da pistola e encaixe das lanças
6,1 metros de mangueira
Pontos Fracos
Mangueira de entrada pode raspar quando transportando a unidade
Corpo pesado
Bico para detergente não gera espuma
Avaliação
Dez 15, 2025, 3:50 PM
12 min de leitura
Compartilhar





















Motor de Indução
Ótima usabilidade da pistola e encaixe das lanças
6,1 metros de mangueira
Mangueira de entrada pode raspar quando transportando a unidade
Corpo pesado
Bico para detergente não gera espuma
Para aqueles que ainda não conhecem a Karcher, é uma empresa especializada em lavadoras de alta pressão. Ela é tão especializada que foi ela que inventou a lavadora de alta pressão em 1950!

Hoje a empresa conta com dezenas de lavadoras de alta pressão, desde modelos bem básicos até modelos especializados, focados em limpeza comercial.

A Karcher K4 que testamos aqui é um modelo na linha residencial, mas acima dos níveis de entrada por já possuir motor de indução. Algo que já traz mais robustez e uma vida útil mais longa para o produto versus as lavadoras de alta pressão com motor universal.
A unidade segue o padrão de cores da marca, com o corpo em preto e a carenagem central em amarelo Karcher em forma de “X”. No centro do “X” tem um adesivo prateado com a logo da marca. É visualmente agradável e simples.

Logo acima, basicamente no meio do corpo fica o seletor para ligar e desligar a unidade. Essa é a única peça cinza do conjunto. É bem saliente, fácil de rotacionar.

Em cada lateral há uma roda plástica grande, com o centro amarelo e o perímetro em preto. São 19 centímetros de diâmetro para facilitar o transporte. O acabamento do corpo é razoável. As junções entre as peças poderiam ser melhores, mas é similar a qualidade de outras lavadoras de alta pressão do mercado.
Esta lavadora de alta pressão vem com duas lanças, uma para enxágue com leque e para espalhar o detergente, e a outra para limpar áreas mais incrustadas, que a Karcher chama de bico turbo.

O acoplamento de qualquer uma das lanças na pistola é prático. Há um mecanismo de mola na pistola que absorve a pressão da lança para travar a peça no lugar depois de um giro de 90°. A pistola é prática de manusear. O gatilho é ergonômico e leve.

Agradou o encaixe para descansar a pistola na estrutura do corpo. Ao lado da alça há um encaixe que segura a pistola mesmo que esteja com a lança conectada nela. É útil principalmente quando se está com a lavadora parada, pois como não tem como travar a pistola, e qualquer batida ali durante o manuseio irá desencaixar.

A lavadora em si tem 82 centímetros de altura com uma alça fixa. É um bom tamanho, porém para minha altura seria ideal se fosse um pouco mais alta. É importante a praticidade no manuseio, pois a unidade é pesada (14 quilos), vale usar as rodas sempre que possível.

Seria ótimo se a Karcher K4 tivesse a entrada de água mais alta, pois quando transportando há chance de raspar a mangueira de entrada no chão, e em alguns casos até mesmo uma das rodas acaba ficando sem contato com o solo.

Há um espaço no corpo da unidade para guardar as lanças. É cômodo colocar ali, porém grande parte das vezes quando movimentando a lavadora as lanças saem do encaixe e acaba ficando chato remover. Uma pequena mudança no desenho do suporte poderia ajudar e muito a essas lanças ficarem no lugar.

Na parte traseira, logo acima da entrada de água há uma mangueira com uma tampinha perfurada para realizar a sucção dos químicos. Puxando a ponta é possível esticar a mangueira 54 centímetros e colocar dentro de um frasco de detergente para ser succionado pela pistola. É uma mangueira simples transparente, mas atende o propósito. É prática de puxar e recolher a mangueira.

A mangueira de entrada possui uma rosca padrão de ¾. Junto com a Karcher K4 vem um engate rápido que pode ser acoplado ao engate rápido e o outro lado pode ser colocado em uma mangueira de ½ polegada. É um engate rápido padrão então se já tiver um em casa pode usar com essa lavadora. Na entrada a rosca é metálica e vem uma tela filtrada para evitar que partículas grandes entrem no fluxo de água da bomba.

A saída da magueira é M22 padrão Karcher (14mm). É uma rosca mais popular que a WAP que trabalha com M22 e diâmetro interno 14,88. Assim mesmo, não é algo padrão para as diversas marcas do mercado. Ou seja, se estiver buscando acessórios para sua lavadora Karcher, é melhor buscar peças da própria marca. Por sinal, vários acessórios Karcher como o snow foam e bico articulado são itens que podem ser colocados neste produto.

Algo que chamou a atenção e merece ser valorizado são os materiais utilizados nas pontas da mangueira que encaixa no corpo e que encaixa na pistola. Tudo é em latão, material mais resistente a corrosão que o aço zincado ou algum banho sobre o aço carbono que várias empresas adotam. Somente não é mais robusto que o aço inoxidável, porém isso é difícil ver em produtos residenciais.

A mangueira pode ser desconectada da pistola, facilitando guardar a unidade com todas as peças desconectadas. Tem um jeitinho para soltar, pois caso não seja empurrada a mangueira no desencaixe é quase impossível apertar o botão de liberação.

Há espaço para colocar a mangueira enrolada, assim como o cabo de alimentação. A Karcher K4 vem com 5 metros de cabo de alimentação. É possível enrolar o cabo também ao redor da alça. Por sinal pessoalmente me agrada mais isso.

A mangueira de alta pressão tem 6,1 metros de comprimento. É o tamanho mínimo necessário para conseguir lavar um carro de tamanho médio sem precisar ficar relocando a lavadora de alta pressão durante a lavagem. Seria ideal se tivesse um metro a mais, porém ainda está melhor do que várias lavadoras que vem somente com 5 metros de mangueira.
A unidade é declarada com 6,0 Litros por minuto de vazão. Nos testes realizados houve até mais vazão, chegando a 6,2L/min quando utilizando o modo de sucção de químicos. Na utilização dos bicos com alta pressão cai um pouco, entregando 5,6 Litros por minuto com o leque de enxágue e 5,53 com a lança turbo. São vazões similares a lavadoras de alta pressão desse padrão no mercado. A pressão entregue é próxima do valor declarado pela Karcher, em torno de 8,3MPa versus 8,7MPa declarado.

O leque de enxágue possui um ângulo fixo, não é possivel alterar os 23° do bico. Muitas lavadoras tem bico ajustável, porém isso não necessariamente é algo negativo ou positivo. É comum lavadoras industriais terem bicos fixos para otimizar a entrega. Agradou o ângulo escolhido pela Karcher. Somente seria interessante se fosse possível ajustar a angulação do leque para poder usá-lo na vertical ou horizontal. Aqui não é possível, pois caso rotacione o bico ele irá migrar para a configuração de sucção de químicos.

Por sinal, entrando no assunto de sucção de químicos, a concentração da mistura de água com químicos é alta, chegando a puxar em torno de 800 mililitros de líquido por minuto! Ou seja, chega a dar mais de 14% de mistura. Seria ótimo se fosse uma concentração menor para poder colocar uma solução menos diluida e poder puxar por mais tempo os químicos.
Além disso, o sistema basicamente mistura o químico e entrega um leque com pouca pressão. Nesse modo para ensaboar o ângulo é um pouco maior que o de enxágue, por volta de 30°.

Não há espumação alguma. Isso não é eficiente, pois basicamente a maioria do químico irá somente escorrer pela superfície a ser lavada. Para espumação será mais interessante buscar um snow foam complementar, como o da MJJC que testamos alguns meses atrás.
O bico turbo é um jato pontual giratório que gera um leque de 20°. Esse é um bico para remover manchas de concreto, limpar rodas e a parte inferior do carro. Chega a dar 1,2 quilos de força entregando bons resultados.

A potência em funcionamento da lavadora Karcher fica em torno de 1415W no enxágue com o leque, 700W no ensaboar e 1370W na utilização do bico turbo. O produto usa plug de 20A para 127V e plug de 10A para 220V. O consumo é uma relação direta da potência. Se usada sem soltar o gatilho gastará 1,4kWh para enxaguar, porém o motor desliga rapidamente assim que é tirado os dedos do gatilho.
O ruído é alto, porém é menos ruidoso do que as típicas lavadoras de alta pressão com motor universal. Além disso, o ruído acaba sendo menos agudo por não ter escovas. Assim mesmo, se estiver em um ambiente fechado o ruído chega a 80dBA se a unidade estiver a 1 metro de distância.

A lavadora tem índice de proteção IPX5, ou seja, pode resistir a jatos de água da própria lavadora de alta pressão.
Não é mencionado nada sobre a limpeza do sistema de sucção de químicos, porém diria que vale a pena depois de usá-lo colocar uma jarra com água para fazer uma sucção de água pura pelo sistema de venturi interno.
As lanças, pistola e corpo externo são plásticos, mas são resistentes a quedas. Lanças em nylon com fibra de vidro (PA +30% FG) e corpo em polipropileno com talco. O motor da lavadora também demonstra ser robusto pela declaração dada no manual da Karcher, onde sugerem deixar o produto ligado por menos de um minuto sem as mangueiras para limpar completamente o circuito. Esse tipo de produto não é para trabalhar sem água então dar uma declaração dessas para o consumidor demonstra confiança na robustez do motor!
A pistola possui um mecanismo de proteção para que o gatilho não seja acionado por acidente. É um pino mecânico simples e efetivo. Considerando a força do bico pontual é uma proteção interessante para evitar um disparo acidental.
A Karcher K4 possui 1 ano de garantia pelo fabricante desde a data de compra do produto.
A lavadora de alta pressão Karcher K4 está interessante para se ter em casa e cobrir as limpezas básicas diárias de fachada e carros. Agradou o motor de indução, a usabilidade da unidade, assim como a entrega dos bicos. Faltou um sistema para espumar e isso é muito importante para fazer uma limpeza completa, então aqui valeria investir em um snow foam que acople na Karcher para completar essa falta.
Acessórios
Altura (cm)
Amplitude Sonora (dBA)
Comprimento da mangueira (m)
Comentários


