Avaliação

Panela de Pressão Elétrica Agratto 4L

Jun 15, 2020, 7:17 AM

11 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Agratto 4L
Logo youtube
Agratto 4L - Imagem 1
Agratto 4L - Imagem 2
Agratto 4L - Imagem 3
Agratto 4L - Imagem 4
Agratto 4L - Imagem 5
Agratto 4L - Imagem 6
Agratto 4L - Imagem 7
Agratto 4L - Imagem 8
Agratto 4L - Imagem 9
Agratto 4L - Imagem 10
Agratto 4L - Imagem 11
Agratto 4L - Imagem 12
Agratto 4L - Imagem 13
Agratto 4L - Imagem 14
Agratto 4L - Imagem 15
Agratto 4L - Imagem 16
Agratto 4L - Imagem 17
Agratto 4L - Imagem 18
Agratto 4L - Imagem 19
Agratto 4L - Imagem 20
Agratto 4L - Imagem 21
Agratto 4L - Imagem 22
Agratto 4L - Imagem 23
Agratto 4L - Imagem 24
Agratto 4L - Imagem 25
Agratto 4L - Imagem 26
Agratto 4L - Imagem 27
Agratto 4L - Imagem 28
Agratto 4L - Imagem 29
Agratto 4L - Imagem 30

Pontos Fortes

Boa contenção de calor

Bom controle de temperatura

Boa temperatura para refogar alimentos

Pontos Fracos

Pés muito lisos, desliza quando apertando botões

Tampa de vedação frágil

Programas só são diferentes devido ao tempo de funcionamento

Nota:

7.7

Performance

8.5

Design

5.8

Praticidade e Versatilidade

7.2

Limpeza

7.9

Segurança

7.4

Outros

7.4

Programas

6.4
banner telegram black friday detalhei

Avaliação da Panela de Pressão Elétrica Agratto | Harpyja

Para aqueles que ainda não ouviram falar da Agratto, é uma marca da Ventisol que está no mercado desde 2015 oferecendo eletroportáteis e alguns eletrodomésticos (ar condicionado, bebedouro, coifa). 

Eles estão atualmente com duas panelas de pressão elétricas no mercado, uma com painel digital e a outra com painel analógico. Os produtos tem a mesma estrutura, somente com a diferença do painel, incluindo o sistema de controle. Para diferenciar as panelas a Agratto chama uma de panela elétrica e outra de panela eletrônica. Para diferenciar as tensões elas vem seguidas de um número (01 para 127V e 02 para 220V). Esta que testamos é a PED- 01, de 127 volts com painel digital.

Agratto 4L - Imagem sobre modelo eletronico-menor

A panela tem um desenho similar a muitas panelas de pressão elétricas do mercado: Semp, Multilaser, Mondial, Lenoxx, Britânia. Até daria para dizer que esse é o modelo genérico de panelas de pressão, pois grande parte das marcas tem um modelo básico nesse estilo.

Agratto 4L - Imagem sobre outros modelos-menor

As paredes laterais são de inox escovado com um bom acabamento, e uma boa junção do metal com partes plásticas. Todas as partes plásticas são pretas com um plástico mole lustroso (polipropileno). Esteticamente não agrada muito e o acabamento dessas peças deixa a desejar. Há rebarbas e junções com folgas. Nada grave, mas faltou capricho. 

Na questão de falta de capricho isso também aparece em vários materiais de comunicação. Há textos sem tradução e adesivos colados tortos ou desalinhados. 

Agratto 4L - Imagem sobre serigrafia e adesivos-menor

Isso não afeta a funcionalidade da panela, mas indiretamente transmite uma imagem de produto mal feito. Neste produto em específico veio até um adesivo colado no lugar errado!

Detalhes das Peças

A tampa é de inox com alça plástica. Dentro da tampa há uma peça extra que segura a borracha de vedação. É uma peça de alumínio super simples, até aparenta ser frágil. Ela serve para diminuir a chance de entupimento da válvula de controle de pressão. Assim mesmo, há uma proteção a mais na válvula de controle de pressão. Na tampa também tem a válvula de controle de pressão que é removível. 

Agratto 4L - Imagem sobre P12907D61-vert-menor

Há uma peça plástica para coletar a água que pode ficar acumulada entre a panela e a tampa. Raramente pinga água neste local pois a tampa veda 100%. 

Agratto 4L - Imagem sobre coletor de agua-menor

A panela é de alumínio com uma camada de antiaderente na parte interna. Na parte externa há uma pintura simples, áspera, e que facilmente risca. No fundo da panela parte dessa tinta já saiu devido ao atrito com a peça de metal que esquenta o fundo. 

Agratto 4L - Imagem sobre RISCOS-menor

Junto com este produto também vem uma colher plástica bem simples e um copo medidor (160ml). Os valores do copo não batem direito com as medidas da panela e não há uma explicação clara no manual de como trabalhar com os dois juntos. Há uma marcação na panela em "cups", mas tem um erro perto de 50ml para cada marcação. 

Agratto 4L - Imagem sobre acessorios-menor

Funcionalidades

O painel eletrônico possui 9 botões, sendo 6 deles para alimentos pré programados: arroz, carne, feijão, legumes, frango e pudim. Os outros botões são: Cancela/aquece, ajuste de tempo e timer. 

Há um painel para se comunicar com o usuário, apresentando o tempo escolhido de cada programa, além de demonstrar o tempo remanescente para conclusão do ciclo quando em funcionamento. 

Assim que a panela é ligada na tomada, o painel liga e apertando qualquer botão de programa aparecerá PXX, sendo XX o tempo de funcionamento do programa. Apertando o botão "ajuste de tempo" é possível aumentar o tempo de funcionamento do ciclo. Ou seja, os 6 programas prontos podem ter alteração no tempo. 

Agratto 4L - Imagem sobre p12-menor

O timer permite atrasar o início do ciclo em até 24h, com um intervalo de 30 minutos entre cada opção.

O tempo de funcionamento começa a contar assim que a panela atinge a temperatura desejada. Sendo assim, o tempo de um ciclo é o tempo apresentado no painel + o tempo de aquecimento. 

Quando o ciclo termina, a panela emite alguns bipes para avisar que concluiu.

Desempenho

Apesar de ter vários programas, a única diferença entre eles é o tempo de funcionamento. Nenhuma das opções demonstrou temperatura de funcionamento diferente, ou seja, todos os programas trabalham com a mesma pressão.

Neste caso, os programas ficam meio sem sentido. São interessantes por oferecer diferentes intervalos de tempo, mas funcionam mais como uma sugestão. Neste caso seria mais interessante ter deixado somente um + e - para a pessoa escolher o tempo e um menu com as sugestões de tempo para cada alimento. O fato de cada programa ter um intervalo de tempo sem muita flexibilidade não agradou. Segue abaixo a tabela dos tempos de cada programa:

Agratto 4L - Imagem sobre tabela-menor

O ciclo mais longo é o do feijão que pode ser estendido no máximo até 60 minutos. 

Esta panela de pressão Agratto tem 800W de potência e leva em torno de 17 minutos para atingir a temperatura desejada com 2 litros de água dentro. Ou seja, um ciclo de feijão leva em torno de 60 minutos para concluir se escolhendo no painel 40 minutos de funcionamento. O consumo de energia deste programa é em torno de 320W, um valor baixo pelo tempo de funcionamento e pela temperatura que mantém o alimento.  

Parte da economia é devido a boa contenção de calor desta panela. É um de seus pontos fortes, pois depois de terminando o ciclo, ela levou mais de uma hora para perder 20 graus. Ou seja, depois de terminar o preparo, pode levar o alimento na panela e mesmo depois de uma hora estará em uma temperatura boa para comer sem necessitar esquentar novamente.

Detalhes de Praticidade e limpeza

É possível usar a panela para refogar alimentos. Basta escolher um programa e ela vai trabalhar normalmente. Por sinal, ela não tem detecção de tampa travada, então se usar como panela normal, irá ligar a resistência e depois que estiver quente o fundo irá ligar o contador de tempo como se estivesse com o programa funcionando normalmente. 

A tampa é meio chata de travar. Não há alinhamento da tampa com ponto claro no corpo para acertar o encaixe inicial. Depois de estar na posição certa, a peça trava com facilidade. 

Seria muito bom se esta Agratto tivesse pés mais aderentes. Em superfícies lisas, quando apertando o botão ou fechando a tampa, a peça desliza sobre a bancada. É chato ter que usar as duas mãos para realizar tarefas banais na panela. 

A panela  interna sai facilmente para ser abastecida ou lavada. O conjunto é simples de lavar, com exceção da borda entre a parte interna que acolhe a panela e o corpo, pois essa área tem um vão difícil de acessar e não é possível submergir em água essa área. A tampa extra que acolhe a borracha também não agradou por ser frágil demais e não conter a sujeira de chegar no topo da panela. Foi difícil tirar as sujeiras dos dois lados da peça quando preparando feijão.

Agratto 4L - Imagem sobre FRESTA-menor

Segurança

Apesar de não detectar que a panela está com a tampa aberta e também não ter pés que seguram o conjunto na bancada, ela demonstra ser segura. Nos testes, a válvula flutuante reagiu bem, assim como a válvula de controle de pressão. A borracha de vedação não teve vazamentos e o controle de temperatura foi preciso.

O topo da tampa atinge temperaturas altas, muito próximas da temperatura interna. Algo que não agradou é o local da saída de pressão. Ela fica próxima da alça e dependendo do ângulo que estiver a peça pode ficar no caminho para manipular a alça. 

O cabo de alimentação é de boa qualidade, mas é um pouco curto (90cm). O encaixe é na lateral e pode ser desconectado para transportar a panela sem o fio pendurado.

Esta panela tem 1 ano de garantia pelo fabricante. 

Conclusão

A Panela de pressão elétrica Agratto tem um bom controle de temperatura, porém somente possui uma opção de temperatura independente do programa escolhido. Possui uma boa contenção de calor e opções para refogar o alimento ou mantê-lo aquecido. O produto deixou um pouco a desejar no acabamento plástico e na panela, assim como encaixes e pés. Para aqueles buscando uma panela simples, pode ser que seja o bastante para o trabalho básico.

  • Acessórios

    Colher, e copo medidor
  • Altura (cm)

    30.5
  • Altura da panela Interna (cm)

    13
  • Amplitude Sonora

Comentários