Avaliação do Snow Foam MJJC SV 3.0
O produto de hoje é tanto para aqueles que nunca ouviram de um canhão de espuma, quanto aqueles buscando por um.
O Snow Foam é mais popular entre a galera que lava o próprio automóvel, mas continua extremamente útil para a maioria das limpezas que são feitas com lavadoras de alta pressão.

Muitas lavadoras de alta pressão até vêm com um canhão de espuma, ou comumente chamado de shampoozeira, porém a maioria desses são de baixa qualidade e muito fracos na entrega.

A avaliação de hoje traz uma opção diferente, pois fazer espuma é o propósito principal do produto. O Snow Foam MJJC SV3.0 é uma shampoozeira com materiais de alta qualidade e performance impressionante.

Funcionamento do Canhão de Espuma
A unidade é composta por algumas peças metálicas que se conectam à pistola da lavadora de alta pressão. A água é guiada por um caminho que se afunila, alterando a pressão e puxando os químicos, após isso é feito a aeração que cria espuma. O processo se aproveita bastante do Efeito Venturi.
Além de fazer a mistura com o produto de limpeza e espumação, o canhão de espuma conta também com um reservatório para armazenar o químico a ser diluído.

Estrutura do Snow Foam MJJC SV 3.0
Toda a estrutura do gerador de espuma é feita de bronze, com o bico de saída em chapas de aço inoxidável. É extremamente importante essas peças terem metais de qualidade para evitar a oxidação e ao mesmo tempo suportarem a pressão gerada pela lavadora.

As áreas onde há roscas para ajuste possuem uma camada de plástico rígido com áreas em azul e outras em branco.
Estas roscas serem plásticas facilita a manipulação e os apertos com a mão. No geral, o Snow Foam MJJC traz peças de ótima construção e acabamento, além de serem robustas.

No geral, a estrutura do produto agradou muito. Dentre todas as peças, a área mais delicada pareceu ser a tampa do canhão, que ainda assim é rígida.
Há dois anéis de vedação que saíram do lugar em alguns momentos. Tome cuidado para não perdê-los. Pode não ser perfeito, mas nota-se qualidade tanto no encaixe quanto na vedação dessas peças.
Reservatório de Químicos do Gerador de Espuma
O reservatório é transparente feito de plástico PET, similar a garrafas de refrigerante, porém com paredes bem mais espessas. É resistente à quedas, mas não contra riscos.
Há marcações de volume no corpo a cada 100 mililitros. Estão com ótima precisão, com menos de 10 mililitros de erro na maioria das indicações.
O duto de sucção é de silicone com uma bola de aço inoxidável no fundo. Isso permite que a mangueira puxe sempre do fundo.

Este reservatório pode ser removido, e quando fechado fica perfeitamente vedado. O tanque é mais largo na base, garantindo maior estabilidade mesmo vazio.
Isso parece uma informação sem muita importância, porém como toda a tubulação superior é de bronze, o conjunto pesa muito mais no topo do que embaixo. Com a base estreita, tombaria facilmente. Felizmente esse Snow Foam da MJJC tem grande estabilidade em pé, com até mesmo sua tubulação equilibrada.

Ajustes do Snow Foam MJJC SV 3.0
Todas as roscas e peças de encaixe são suaves para movimentar. É possível realizar 4 ajustes:
Ângulo de Espumação, através da peça branca
Rotacionar o Jato de Espuma, para a vertical ou horizontal
Concentração do Químico, no topo
Alterar o Engate da Lavadora de Alta Pressão

O ângulo de espumação pode se abrir num ângulo de até 100°! Ajuda muito para cobrir áreas grandes. O lado negativo é que a partir dos 90° a espuma começa a se chocar nas bordas do snow foam. Seria bom reduzirem levemente este limite no futuro.
A última rosca é a peça que faz o engate nas lavadoras de alta pressão. A MJJC foi esperta aqui, pois ao comprar o produto é possível escolher o acoplamento que será realizado. No nosso caso pegamos o acoplamento para uma WAP, mas há encaixes para as principais marcas vendidas no Brasil.
Assim, caso você tenha mais de uma marca de lavadora de alta pressão é possível ir na loja da MJJC, comprar somente o adaptador e trocar a ponteira traseira para usar com uma ou outra lavadora.

Junto ao equipamento vem mais um bico injetor. O adicional melhora a qualidade da sucção de químicos caso a lavadora de alta pressão que você possua não tenha a vazão mínima para fazer uma sucção adequada. Ou seja, estão buscando atender desde lavadoras simples até as grandes.

A MJJC inclui alguns o-rings extras para caso haja desgaste nos encaixes. Diminui a necessidade de comprar peças de reposição já de imediato. Aqui na Harpyja estamos usando a unidade faz alguns meses e não vimos sinal algum de desgaste em qualquer peça.

Performance do Snow Foam MJJC SV 3.0
Nos testes práticos, o resultado desse canhão de espuma impressionou. Mesmo trabalhando com uma lavadora de alta pressão simples (vazão em torno de 5 Litros por minuto) o snow foam entregou uma espuma densa com qualidade desde a concentração baixa até a mais alta.
Não houve gotejamento desnecessário no bico e o ângulo de cobertura pode ser ajustado com suavidade.
Dentro do reservatório é possível colocar 1 Litro de sabão. Nesse tipo de produto o ideal é usar um sabão concentrado, que seja otimizado para trabalhar com uma diluição de 1 para 10 até 1 para 100.
É possível regular a concentração do químico para misturar 1,3% do produto de limpeza no nível mínimo e 9,5% no máximo. Assim, esta flexibilidade de 86% permite alterar a densidade da espuma, dependendo da necessidade.

A velocidade de consumo do químico é determinada pela concentração escolhida na rosca superior, mas também é afetada pela potência da máquina.
Dessa forma, uma lavadora com vazão mais alta terá um consumo maior. Com a lavadora simples que testamos, o consumo mínimo gira em torno de 70 mililitros por minuto enquanto na concentração máxima gira em torno de 500 mililitros por minuto. Ou seja, nessa última condição se esvazia o reservatório em 2 minutos.
Vale mencionar que devido aos materiais usados, é uma peça pesada. Vazia pesa 645 g e com sabão irá pesar um quilo a mais.
Por outro lado, como a qualidade de espuma é muito alta e a vazão é a mesma da lavadora de alta pressão, cobrir um carro leva pouco tempo e o peso acaba sendo quase insignificante.
O quão rápido? Caso não tenha que ficar alocando mangueira ou deslocando cabo elétrico, é possível espumar um carro em torno de um minuto!

Limpeza do Snow Foam MJJC VS 3.0
Após concluir o processo de espumação, a limpeza é simples:
Retirar o sabão do reservatório
Coloque água limpa no lugar
Ligue a lavadora com o reservatório cheio de água acoplado
Depois de fazer a água fluir por todo o circuito, a peça está limpa.
Pelos materiais que usaram na construção, fazer esse simples processo garantirá uma unidade funcional por anos.
Por sinal, caso busque essa unidade para fins de limpeza profissional, vai encontrar versões em aço inoxidável ao invés de bronze. O custo aumenta, mas também sobe a resistência a produtos químicos agressivos.

Aviso Importante sobre o Canhão de Espuma
Lembre-se que para ter uma boa espuma é necessário ter um bom químico. Já fizemos testes com alguns diferentes.
Atualmente se busca esfregar o carro depois de aplicar a espuma, vale usar o produto X. Agora se quer remover a sujeira sem se quer passar um pano sobre ela, vale testar o Sem-Contat 388. Sempre estamos na busca de químicos melhores e menos agressivos então se tiver sugestões, jogue nos comentários.
Conclusão
A MJJC acertou em cheio na criação de um canhão de espuma robusto, prático de utilizar, com flexibilidade para trabalhar com várias lavadoras do mercado brasileiro. É um investimento, não sendo barato, mas assim que for utilizado provavelmente não vai querer usar outra coisa na limpeza de carros, calçadas e fachadas.