Avaliação de ventilador - Arno Silence Vf30
Com mais de 60 anos de desenvolvimento de ventiladores, a Arno mostra com o Silence Force o porque é uma marca de respeito nesta categoria. Este modelo de 6 pás com hélice de 31 cm tem um custo superior a maioria dos ventiladores de tamanho similar, mas tem vários pontos nele que se destacam e de certa forma justificam o custo.
O ventilador vem praticamente montado na caixa, precisando somente encaixar o bloco do motor na haste. Nesse encaixe a Arno colocou uma alavanca onde é possível encaixar ou desencaixar as peças deslocando a alavanca com um dedo só. É tão simples fazer isso que desacoplamos o motor da haste algumas vezes sem querer só mexendo ali quando carregando o ventilador pela haste.

O design da grade é bastante atraente e sua estrutura é robusta. As aletas são grossas e há um aro espesso, próximo ao fim das lâminas, que traz rigidez para a grade curva no centro do ventilador. A junção da grade frontal com a traseira é de ótimo acabamento. Além disso os engates são fáceis de soltar quando deseja-se acesso às pás. A grade frontal foi bem projetada para não haver necessidade de remover a hélice quando deseja-se limpar o conjunto. Tanto que há uma porca segurando a hélice, indicando indiretamente que a Arno não quer isso sendo removida a toa. A grade frontal chega quase até a linha do motor, então quando removida há acesso completo à parte traseira da hélice, além de acesso a parte interior da grade traseira. Isso facilita e muito na limpeza.
A base não precisava ser tão grande (32x31cm) e seu desenho é bem básico. O plástico é um preto fosco, bonito, mas risca facilmente. Na parte inferior há quatro pés plásticos que fazem parte da base e também há duas borrachas auxiliares na parte da frente que auxiliam a estabilizar o produto. São borrachas de ótima qualidade, e mesmo que não estivessem presentes não iria instabilizar o ventilador. Elas são complementares aos pés que já garantem sua estabilidade por si só.