Banner de capa da notícia Pancs

Pancs

06/12/2018
Gastronomia
banner whatsapp black friday detalhei

Pancs

Algumas tem cara de mato, outras tem gente que jurava que não dava para comer. Cada vez mais populares nos quintais de casa e nas hortinhas, as PANCS ( Plantas Alimentícias Não Convencionais)  foram as plantas identificadas como próprias para o consumo humano.

Valdely Kinupp e Harri Lorenzi foram os primeiros responsáveis, em 2015, por criar o livro "Plantas alimentícias não convencionais", que identifica mais de 300 espécies de plantas como adequado ao consumo.

Capuchinha, Taioba, Ora-pro-nóbis, Peixinho e Trevo são as mais famosas, visto que já foram considerados alimentos em outras épocas, mas com o advento do agronegócio, a transição da população rural para as cidades e a atual falta de contato das pessoas com a natureza, deixaram de ser consumidas.

A perda da diversidade natural se dá também pelo fato de consumirmos sempre os mesmos produtos. O brasileiro popularizou alguns itens em sua mesa, que por consequência deixou a diversidade mais restrita.

As PANCS vem ganhando fama entre a gastronomia nacional. Muito se fala sobre a sua utilidade, inclusive no combate à fome. As ramas dos alimentos, como por exemplo as de cenoura e beterraba também são consideradas PANCS, pelo simples fato de serem descartadas e por seu consumo não ser habitual. Neste link você pode conferir duas receitas para realizar o aproveitamento integral dos alimentos.

A Ora-pro-nóbis é bem conhecida na região centro-oeste, por ser rica em ferro, é uma substituta de proteína animal para populações carentes.Trata-se de um cipó espinhoso que pode ser refogado ou adicionado aos preparos triviais e enriquece nutricionalmente as refeições.

O nome caricato é oriundo de quando a planta se popularizou em Minas Gerais, e alguns fiéis colhiam as folhas de ora-pro-nóbis do quintal da casa de um padre, enquanto ele rezava a missa. Ao colher, entoavam em latim o termo que significa, "Ora por nós".

Pancs - Imagem sobre planta menor

Há de se ter cuidado ao fazer o reconhecimento das espécies, sob risco de se intoxicar ao não saber identificá-las corretamente. Uma boa ajuda pode ser seguir uma grande fã das Pancs no Brasil, a @neiderigo no Instagram, que é uma culinarista e pesquisadora do assunto e também colunista da Folha de São Paulo.

Se quiser saber mais sobre o assunto, o livro "Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: Guia de Identificação, Aspectos Nutricionais e Receitas Ilustradas " é o material ideal para fazer a identificação sem problemas.

Você pode adquiri-lo aqui: http://compre.vc/v2/338602f224b

Continue acompanhando nossas redes para mais conteúdo como este.

Leia mais