Avaliação

Air Fryer Oven EFE25AID

Dez 29, 2025, 9:26 PM

12 min de leitura

Oven EFE25AID - Imagem 1
Oven EFE25AID - Imagem 1
Oven EFE25AID - Imagem 2
Oven EFE25AID - Imagem 3
Oven EFE25AID - Imagem 4
Oven EFE25AID - Imagem 5
Oven EFE25AID - Imagem 6
Oven EFE25AID - Imagem 7
Oven EFE25AID - Imagem 8
Oven EFE25AID - Imagem 9
Oven EFE25AID - Imagem 10
Oven EFE25AID - Imagem 11
Oven EFE25AID - Imagem 12
Oven EFE25AID - Imagem 13
Oven EFE25AID - Imagem 14
Oven EFE25AID - Imagem 15
Oven EFE25AID - Imagem 16

Pontos Fortes

Bandeja coletora esmaltada

Luz interna e boa visibilidade

Bandejas deslizam bem em qualquer um dos três níveis

Pontos Fracos

Consumo alto

Qualidade de entrega deixa a desejar

Cavidade galvanizada toda rebitada e com cantos cortantes

Nota:

6.9

Desempenho

5.0

Design e Acabamento

6.5

Praticidade e Versatilidade

6.9

Limpeza

8.1

Segurança

6.6

Outros Pontos

7.3

Conforto Sonoro

6.8
banner telegram black friday detalhei

Avaliação da Air Fryer Oven EOS 25L EFE25AID | Harpyja

A EOS continua expandindo seu portfólio de eletroportáteis de forma agressiva. Aqui já testamos air fryer da marca, air fryer oven e também alguns fornos que possuem função air fryer. Porém o produto testado hoje é algo diferente, diria que até fora do comum, pois é uma air fryer oven, mas que tem estrutura e componentes para ser um forno com função de air fryer, a Air Fryer Oven EOS EFE25AID.

Design e Acabamento

A EOS explorou fortemente a ideia do inox nesta air fryer oven. Toda a lateral e topo são em aço inoxidável, assim como quase toda a frente do produto. Porém é importante mencionar que toda a cavidade interna, área inferior e traseira seguem com aço galvanizado, muito mais simples. Ou seja, é um aço inoxidável mais para fins estéticos do que como utilidade, diferente da Oster OFOR250 que também tem a cavidade interna em inox.  

O acabamento da unidade é razoável, tendo frestas entre a união da chapa do topo com a frontal, além de deformações na chapa frontal que contorna o painel. 

Oven EFE25AID - Imagem número 1 do post

Por sinal, na frente ficam as áreas que não são de metal, o painel é de acrílico fumê e a janela é de vidro. É somente um vidro temperado com uma armação de inox na parte externa e galvanizado na área interna. Novamente o acabamento deixa a desejar, com frestas nos cantos do vidro em relação ao metal. 

Quando a unidade está desligada da tomada a área do painel é somente um plástico preto. Esteticamente não é algo que agrada ou desagrada. Se a unidade está ligada na tomada, o botão de liga/desliga fica iluminado por um LED. No geral o design transmite a imagem de um produto genérico, sem identidade relevante.

Oven EFE25AID - Imagem número 2 do post

Volume Real vs. Nominal

A cavidade interna apesar de ser declarada com 25 Litros, em medições do laboratório acabou ficando em torno de 22,7L. Aí se considerar a área útil partindo da posição mínima onde vai a primeira grade o volume disponível está em torno de 17,4 Litros.

Air Fryer Oven vs. Oven Fryer

Somente para auxiliar a compreensão, um forno com função de air fryer, ou Oven Fryer, possui resistências no topo, embaixo, ventilação para realizar a função de air fryer, e o usuário pode usar o produto como um típico forno, somente ligando a resistência de baixo, a de cima ou tudo ao mesmo tempo. As air fryer ovens trabalham somente em uma condição: Air fry, ou seja, liga tudo ao mesmo tempo. Tipicamente esse tipo de produto somente tem a resistência com ventilador no topo. A grande diferença aqui é que A EOS 25L EFE25AID possui duas resistências no topo, resistência embaixo, além da ventilação, ou seja, tudo que possibilitaria trazer um controle das resistências e ventilador independentes, dando a flexibilidade de um forno com função air fryer. Mas aqui não permitiram isso, TODAS as funções do produto ligam as resistências e o ventilador ao mesmo tempo. 

Painel e Interface

No Painel da Air Fryer Oven EOS há vários programas já pré programados com tempo e temperatura: batata frita, carne, assar, churrasco, tostar, bolo, pizza e desidratar. Todos os programas exceto o desidratar só mudam o tempo e a temperatura. As resistências são sempre as mesmas. O desidratar é o único que faz algo diferente, pois trabalha abaixo de 100°C e nessa condição o EOS desliga uma das resistências do topo para funcionar. Ou seja, é um produto que poderia ter muito mais flexibilidade do que tem. 

Oven EFE25AID - Imagem número 3 do post

A resposta ao toque do painel é ótima com um display de tempo e temperatura lado a lado. Visualmente é prático, pois é possível rapidamente ver a configuração atual. Os nomes dos programas são botões então também é algo rápido de se programar. O único ponto que não agradou é que o tempo mínimo de funcionamento é 5 minutos. Em air fryers para requentar as vezes 2 minutos já é o bastante. 

Há um botão exclusivo para a iluminação interna e agrada que pode ser acionado em qualquer momento. Quando a porta está aberta a luz fica acessa continuamente, algo prático. 

Bips de funcionamento

A interface gera bips que chegaram a incomodar. Cada toque no painel gera um bip sem opção de controle de volume ou função "mudo". E mesmo que segure o dedo para que percorra os números mais rapidamente, ele ainda faz um bip a cada transição de minuto. Além disso caso não seja iniciado o ciclo depois de um tempo da unidade ligada é gerado bips. Caso não seja aberta a porta depois de concluir um ciclo, gera mais bips. Em comparação com modelos focados em silêncio, como a Oster Super Fryer 10L, a EOS se torna invasiva, especialmente para ajustes longos de tempo ou uso noturno em ambientes silenciosos.

Os Acessórios no Dia a Dia

A air fryer Oven EOS vem com grade, assadeira e cesto para frituras). São típicas peças de forno elétrico e todas podem ser colocadas em qualquer um dos 3 níveis disponíveis na cavidade interna.

  • Cesto de Fritura: Diferente das Air Fryers de gaveta, onde se agita o alimento pelo pegador frio, aqui o cesto fica dentro do forno quente. Para garantir homogeneidade, é preciso retirar o cesto quente com luvas, chacoalhar (o que é desajeitado).

  • Grade: a grade é para assentar uma assadeira ou algo do gênero. É uma peça cromada muito similar ao que vemos em fornos.

  • A assadeira é esmaltada de boa qualidade. Diria que dos componentes da unidade é a que tem a melhor qualidade de material. 

São 3 níveis e é possível usar qualquer um dos acessórios em qualquer posição. O deslize é suave e a peça não cai para frente quando puxada parcialmente para fora.

Oven EFE25AID - Imagem número 4 do post

A porta abre com facilidade, exigindo menos de 1kg de força para abrir. Há um ponto de parada no meio, caso queira deixar a porta aberta para ventilar. Há vedação nas laterais e no topo da porta. São borrachas úteis para amenizar o impacto da porta caso escape e a mola feche a porta rapidamente.

Algo legal que a EOS fez aqui foi mandar junto com o produto um livrinho com 7 receitas para ajudar o consumidor a ter uma noção de tempos e preparos no produto. 

Desempenho

É aqui que a Air Fryer Oven EOS EFE25AID encontra seus maiores desafios, comportando-se muito mais como um forno elétrico de convecção fraca do que como uma Air Fryer eficiente.

Comparativo de Resultados:

  • Batatas Fritas: Nos testes realizados com 200°C, o excesso de calor somado com a falta eficiência da circulação de ar gerou um resultado ruim. Foi entregue as batatas rapidamente, em pouco mais de 15 minutos de preparo, porém o resultado foi uma mistura de batatas moles com outras queimadas. Foi também realizado um teste a 190°C, programa de batatas fritas sugerida no painel. Nesta condição o resultado foi um pouco melhor, menos batatas queimadas, mas assim mesmo nenhuma das duas condições chega na crocância das Air Fryers de cesto tradicionais.

  • Pão de queijo: Aqui é onde ficou mais evidente a ausência de fluxo de ar. Os pães quando batiam a temperatura ideal interna ainda estavam pálidos, sem crescer, com uma crosta farelenta ao redor. Não conseguiu trazer o dourado esperado tanto em 180°C quando em 160°C. Além de demorar para realizar a entrega. Em 160°C ela levou mais de 16 minutos, enquanto uma boa air fryer faz isso em pouco mais de 10 minutos.

  • Carnes e Assados: A distribuição de calor é deficiente. No teste de hambúrguer, após 10 minutos iniciais, a carne estava apenas corada por fora mas não havia inchado (sinal de cozimento interno). Foi necessário adicionar mais 5 minutos para tentar salvar o preparo, resultando em uma carne queimada por fora e ainda vermelha por dentro. Também fica clara a dificuldade de trazer o ar de baixo para cima. A carne fica dourada no topo e pálida por baixo. É um resultado muito distante da Mueller Air Forno 35L que faz esse trabalho muito bem.  Por sinal, aqui vem outro ponto importante, a temperatura real versus a anunciada no painel.

A Ilusão da Temperatura e Instabilidade

No painel há a opção de colocar o forno a 230°C, porém nada mudava na entrega depois de colocar qualquer temperatura acima de 200°C no seletor. Ou seja, ela oferece mais temperatura do que entrega. Isso é uma grande perda, pois grande parte das Oven Fryers conseguem atingir resultados superiores exatamente por conseguir entrar em temperaturas mais altas que as típicas air fryers. 

Consumo Energético Elevado

Além disso há um custo alto na conta de luz. Devido à perda de calor pela carcaça metálica e tempos de preparo longos, o consumo total em um ciclo de teste completo superou os 1,07KWh. Em testes de carga pesada (aquecimento de 1 litro de água), o consumo saltou para impressionantes 1,5 KWh, pois a unidade não conseguia bater a temperatura desejada, e assim ficou com as resistências continuamente ligadas. A air fryer Oven EOS EFE25AID é declarada com 1800W de potência, mas entrega basicamente 1625W.

Oven EFE25AID - Imagem número 5 do post

Pelo menos em modo de espera (standby), o consumo é baixo, registrando apenas 0,7 W, o que não impacta na conta de luz se deixada na tomada.

Um dos pontos melhores no desempenho foi o ruído que em média ficou em 52,2dBA. O que incomodou foi a diferença de ruído quando está com a resistência ligada e quando está com ela desligada. Chega a dar 5dBA de diferença então há uma variação significativa no barulho, que as vezes está em 50dBA e às vezes está em 55dBA. Para aqueles que se incomodam com essas variações, aqui vai ficar bem evidente.

Limpeza

A limpeza da EOS EFE25AID segue o padrão difícil da maioria das Air Fryer Ovens que possuem o interior galvanizado. A gordura que espirra tende a grudar e queimar, deixando manchas. O teto do forno, onde ficam as resistências, é de difícil acesso. A área do ventilador é parcialmente fechada e não tem como abrir para limpar. 

Dos acessórios a peça mais chata de limpar é a grelha de aço expandido cromada, que gruda alimentos com facilidade. A bandeja esmaltada é muito prática de limpar, somente seria melhor se tivessem feito um acabamento melhor na dobra dos cantos, que ficaram frestas grandes. 

A porta é uma área também chata de limpar, pois se derramar líquido entre o vidro e o metal da porta, não tem como acessar para remover. Há vãos grandes que acumulam sujeiras nas nos cantos da armação. E também há vários rebites espalhados pelo forno inteiro, que também são pontos com cantos de acúmulo.

Oven EFE25AID - Imagem número 6 do post

O painel acrílico risca com muita facilidade. Até mesmo com um pano pouco abrasivo há chance de riscar. 

Na área externa é muito fácil deixar as áreas em inox com marcas de dedos. É só encostar que fica evidente a digital. 

Um dos pontos da cavidade interna exige um cuidado extra para limpar, pois possui uma chapa cortante de fácil contato. Infelizmente a EOS deixou cantos vivos na chapa inferior da porta, onde é fácil de se ter acúmulos de farelos no fundo do forno. Ali tem que limpar com uma esponja e evitar o contato com os dedos. 

Segurança

Fora esses cantos cortantes há outros pontos de segurança para se alertar. A unidade atinge temperaturas altas em vários locais acessíveis. Um dos mais graves é na porta que chegou a bater 130°C no vidro em uma sala com temperatura ambiente de 24°C. Até mesmo a chapa plástica na porta atrás do pegador beira 95°C. Tem que cuidar quando lidando com a porta para não se queimar à toa. A área inferior e fundo também passam dos 100°C, então nada de deixar essas áreas em contato com plásticos.

Essa característica metálica traz outro efeito colateral: a condução elétrica. Durante os testes, tivemos fuga de corrente perceptível (estática) ao tocar na carcaça. O uso de uma tomada com aterramento é muito importante neste modelo.

Pelo menos, a estabilidade física é boa. Com pés firmes e peso de 8,15 kg, o produto não desliza na bancada ao abrir a porta, e possui abas plásticas nos cantos para facilitar o manuseio. A EOS oferece 12 meses de garantia, o que traz um conforto adicional para lidar com essas questões construtivas a longo prazo.

Conclusão

A Air Fryer Oven EOS 25L EFE25AID é um produto que acabou deixando muitas lacunas na entrega, além de trazer tudo em um visual genérico com várias deformações no acabamento. Até poderia ser uma alternativa razoável para um forno elétrico com função air fryer, mas para isso a empresa tinha que permitir as mudanças de resistências, além de realmente entregar a temperatura de 230°C prometida. No geral faltou como air fryer e como forno. Fica a dúvida de onde ele se encaixaria bem para um usuário. 

  • Acessórios

    Não
  • Acionamento contínuo

    Não
  • Altura (cm)

    37.8
  • Aviso Sonoro?

    Sim

Comentários