Pontos Fortes
Reservatório Grande
Desliga se estiver ocioso
Trava no gatilho para vapor contínuo
Pontos Fracos
Vapor sai em baixa temperatura
Pouca portabilidade para armazenar
Encher o reservatório não é prático
Avaliação
Dez 10, 2025, 2:44 PM
11 min de leitura
Compartilhar














Reservatório Grande
Desliga se estiver ocioso
Trava no gatilho para vapor contínuo
Vapor sai em baixa temperatura
Pouca portabilidade para armazenar
Encher o reservatório não é prático
A Black & Decker já está a um bom tempo estabelecida no mercado no segmento de eletrodomésticos, e quando se trata de lavanderia e mais especificamente de pós cuidados com a roupas, a marca investe em Ferros de Passar e Vaporizadores.
Os vaporizadores são minoria se comparado com os ferros no segmento da marca. Portanto, o vaporizador Black Decker BDV2000V o qual iremos aprofundar nessa avaliação, faz parte da família dos 3 modelos de vaporizadores encontrados no mercado atualmente.

Ambos são vaporizadores portáteis com semelhanças entre os modelos BDV2000V e BDV2200, com algumas diferenças estéticas. Se diferenciando do modelo BDV3000 com uma proposta diferente de portabilidade.
Veja também: Avaliação do Ferro de Passar Black Decker Clássico
Seu corpo é construído boa parte em ABS branco, o que trás uma resistência maior ao produto, mas com a consequência de amarelar com o tempo.

Com 27 cm de altura, 11 cm de largura e 15,2 cm de comprimento, o vaporizador black decker se torna um pouco mais volumoso para levar em malas, já que não pode ser retraído para economizar espaço.

No topo há alguns detalhes em um acrílico vermelho com desenhos e linhas indicando o fluxo do vapor. Chama a atenção e contribuem para a estética do produto.

O emissor fica em volta de um plástico cinza, onde alguns acessórios podem ser acoplados. Sua área de contato é toda de aço inoxidável polido, com 7 furos na horizontal para a saída de vapor.
O pegador possui uma boa ergonomia, com uma zona emborrachada em cinza na claro na parte de trás. A palma da mão fica em contato direto com essa região, trazendo uma melhor pegada e evitando de escorregar.

A frente do pegador, fica localizado o botão para emissão do vapor que possui um mecanismo de trava no gatilho. Permitindo uma liberação contínua de vapor sem precisar ficar apertando o tempo todo.
Para ligar o produto, um botão grande e redondo na cor cinza se encontra logo abaixo do pegador, sendo bem visível e chamativo.


Nesta mesma região se encontra o cabo de alimentação. Com uma esfera rotativa permite dar maior flexibilidade manuseio para o produto. O cabo possui 200 cm de comprimento, permitindo uma boa compreensão do espaço durante o passar de roupas.
Devido ao seu design o vaporizador portátil Black Decker BDV2000V pode ser repousado sobre a mesa de forma vertical, sendo mais prático em momentos onde as duas mãos precisam estar ocupadas.
Durante o uso, o vaporizador pesa, em média, aproximadamente um pouco menos de 1kg. Sendo um pouco mais pesado que o modelo Philips Walita 3000. Apesar disso, ainda se mantém como um produto leve.
Os acessórios inclusos expandem a aplicação ao vaporizador para outros fins:
Seu removedor de pelos pode ser acoplado ao emissor de vapor e assim se torna capaz de recolher pelos de animais, fios ou fiapos.
Já o higienizador se torna útil para escovar alguns estofados. Apesar de incluir este acessório, sua função propriamente dita não é contemplada devido à falta de temperatura no vapor (que abordaremos nos próximos parágrafos).

Para usar o produto é preciso encher seu reservatório. Na parte de baixo há travas para retirá-lo. Podem ser um pouco trabalhosas de apertar e puxar, mas sem muita dificuldade.
O reservatório desse vaporizador Black Decker pode ser enchido através de um copo medidor incluso com o produto ou ao colocá-lo diretamente debaixo de uma torneira. Esta última opção pode ser um pouco mais complicada devido à construção do reservatório e da tampa, mas nada impossível.

O reservatório é inteiramente de plástico vermelho translúcido com marcações de volume indicados na frente. Com uma tampa vermelha, escondida quando o reservatório está acoplado.
A mangueira no interior do reservatório é flexível e possui um pequeno peso em sua ponta e com certa flexibilidade. Isso permite usar o vaporizador portátil Black Decker mesmo inclinando-o com a mão em diversas posições.
O lado negativo é que em alguns momentos a mangueira fica presa no canto do reservatório, impedindo que parte da água seja usada no processo.

A capacidade total marca 260 mL, bem fiel ao declarado pela Black Decker.
Associado ao consumo de água de aproximadamente 22 ml/min, o vaporizador pode operar por cerca de 12 minutos sem interrupções.
Com isso, é capaz de passar cerca de 4 camisetas levemente amarrotadas com o reservatório cheio.
Esse vaporizador leva aproximadamente 28 segundos para aquecer. Antes disso, não há liberação de vapor mesmo se o botão estiver engatilhado.
Isso evita que acabe gotículas de água respinguem nas roupas por o produto não estar quente o suficiente. Mesmo com essa medida, alguns respingos podem aparecer se o produto for usado instantaneamente depois desse tempo. O ideal é esperar alguns segundos a mais para garantir que toda a parte interna esteja quente.
A chapa metálica do produto que fica em contato direto com a roupa pode chegar em média a 59°C, frio para tecidos. O contato da chapa com as peças de roupa não traz um benefício direto ao processo de passar roupas, ao menos não acarreta em problemas mesmo nos tecidos mais finos.

Na saída do emissor o vapor pode chegar a temperaturas de 111°C. Não são temperaturas suficientes para trabalhar com tecidos como lã, acetato e viscose. Estes não irão passar com tanta facilidade, precisando de mais repetições no processo.
Para tecidos mais grossos como algodão e linho, a situação piora e está longe da temperatura ideal. Se torna necessário mais passadas e abusar do vapor para um resultado melhor. Infelizmente essa situação é comum para esses tipos de tecidos em vaporizadores, e costuma ser melhor optar por um ferro à vapor.
Nylon e Lycra, por outro lado, se beneficiam das temperaturas mais baixas de vapor e chapa.
Confira quais tecidos é melhor usar o Vaporizador ou Ferro de Passar
No decorrer de uma hora de uso, o consumo desse vaporizador portátil Black Decker registra 0,52 kWh. Fica levemente acima do modelo Philips Walita 3000.
Para quem busca usar o vaporizador diariamente de forma rápida e corriqueira, a conta de luz pode ter um pequeno acréscimo de 1,1 kWh ao final do mês (considerando 4 minutos de uso diário).

O o vaporizador portátil BDV2000V apresenta um ruído baixo enquanto logado, com cerca de 44 dBA quando operando com água. Gera um barulho de bomba d’água evidente, mas sem ser um incômodo

No geral o vaporizador portátil Black Decker esquenta pouco, tendo apenas alguns pontos e regiões mais quentes. O pegador, se mantém em uma temperatura segura, com 33°C.

Na região de cima do produto a temperatura pode chegar a 85°C. Vai dar um bom susto térmico ao encostar a mão na região.

Algo que chama a atenção neste vaporizador Black Decker BDV2000V é a capacidade de identificar tempo em ociosidade e desligar sozinho. Casos mantenha o vaporizador ligado sem uso, o produto desliga após 8 minutos.
Alguns pontos tendem a acumular e evidenciar sujeiras no vaporizador. Ao redor da chapa metálica, acumulam-se fiapos de tecido e podem ser mais chatos de limpar, necessitando de uma escova ou pincel. Além disso, os furos tendem ao mesmo acúmulo.

Outro ponto é no encaixe do reservatório que acaba passando despercebido, mas com o tempo acumula sujeiras. Apesar disso, sua limpeza não é complexa, apenas utilizando um pano úmido com detergente.
No geral o vaporizador Black Decker pode ser limpo com facilidade no mesmo sentido com um pano úmido e detergente. Aliás, para evitar que o produto fique com aspecto amarelado é importante que sempre esteja limpo e armazenado longe da luz solar.
O vaporizador portátil Black Decker BDV2000V possui um enfoque especial para usabilidade. Com seu acessório de remoção de pelos e reservatório maior, o modelo tende a agradar mais quem busca fazer jornadas mais longas de passagem de roupa com um vaporizador.
Porém, é um modelo que não alcança altas temperaturas. Se por um lado facilita ao lidar com tecidos finos, demanda mais tempo no passar de roupas e limita o uso do acessório higienizador.
Acessórios
Altura (cm)
Amplitude Sonora (dBA)
Cores do produto
Comentários


