Pontos Fortes
Pegador ergonômico
Design e Acabamento bom
Pegador dobrável traz portabilidade
Pontos Fracos
Sem proteção para tecidos delicados
Reservatório Pequeno
Não possui saída contínua de vapor
Avaliação
Dez 10, 2025, 2:53 PM
10 min de leitura
Compartilhar














Pegador ergonômico
Design e Acabamento bom
Pegador dobrável traz portabilidade
Sem proteção para tecidos delicados
Reservatório Pequeno
Não possui saída contínua de vapor
O Vaporizador Philips Walita 3000 faz parte do extenso catálogo da marca voltado à lavanderia. Além de opções de Ferros à Vapor Walita e Ferro à Seco Walita já avaliado, a marca traz também vários vaporizadores de roupa.
Na gama de vaporizadores portáteis da marca, encontramos também os modelos da Série 1000 e 5000, modelos mais simples da marca que também traz vaporizadores de coluna.

O corpo segue um design triangular e arredondado, sendo praticamente o mesmo do modelo Série 1000, porém de “cabeça para baixo”.
Aliás este é um formato que se perpetua nos outros modelos de vaporizador portátil Walita, cada um com pequenas variações.

Em suma, o vaporizador Philips Walita 3000 é todo construído em plástico branco fosco. A qualidade do acabamento agrada, com as junções das peças discretas e bem encaixadas.
Além disso, na parte superior possui um LED vermelho de brilho leve para indicar o funcionamento do produto quando a resistência está ligada.

Seu emissor de vapor é composto por uma chapa metálica, revestida em pintura antiaderente cinza de boa qualidade. Possui 7 furos alinhados na horizontal para a liberação do vapor de água.

Ao redor, uma vedação discreta de borracha faz uma boa conexão do corpo com o emissor.
Uma vantagem desse vaporizador Walita é sua empunhadura ser dobrável. Deixa o produto mais compacto para armazenar em malas de viagem, reduzindo seu volume em cerca de 29%.
O lado negativo é que a junção do pegador tende a soltar levemente na parte superior. Não impacta diretamente na sua funcionalidade, é mais uma questão estética.
Desdobrado, o produto já é compacto: com 21,2 cm de altura, 9,5 cm de largura e 17,3 cm de comprimento. Entretanto, dobrado perde quase metade de sua altura ao custo de ganhar 5 cm de comprimento. Além disso, no cabo é preso numa fita velcro, que ajuda a guardá-lo enrolado.


Na empunhadura estão localizados também, o botão de liberação do vapor e a chave para ligar o produto no fim do pegador.

Por mais que seja leve ao pressionar o botão, não há nenhuma espécie de trava para que o vapor possa ser liberado de forma contínua sem interferência, como visto no modelo de Vaporizador Black Decker BDV2000V.

Ao fim do pegador, está o cabo de alimentação, com um acabamento de borracha branca. Não permite um giro de 360°, mas possui boa mobilidade. O cabo de 186 cm de comprimento o torna razoavelmente versátil durante o uso.
O peso médio do produto na hora do manuseio do produto é de 795g, o que faz dele leve e prático na hora de passar uma roupa.
Como preparação para passar, é preciso encher o reservatório localizado na traseira do Vaporizador Walita. Feito de plástico translúcido e alguns detalhes na volta em plástico cobreado, elevando a estética.

O reservatório permanece encaixado ao corpo do produto, sem precisar de nenhuma trava. Prático de retirar e encaixar de volta.
Com 122 ml de capacidade, o reservatório pode ser enchido com tranquilidade. Sem qualquer componente sensível à água, basta ser colocado sob uma torneira. Além disso, fica bem vedado com uma tampa de borracha.

Devido a forma como a mangueira do reservatório está posicionada, o vaporizador Philips Walita 3000 aproveita praticamente toda a água disponível no reservatório, sem desperdícios.
Para começar a usar o vaporizador Walita 3000 é preciso esperar apenas 30 segundos para que ele chegue na temperatura de trabalho. Uma boa vantagem para quem busca ter o produto funcionando com agilidade.
Vale ressaltar que o modelo permite a liberação de água se o produto ainda não estiver quente o suficiente para produzir o vapor. Nesse caso, o vaporizador irá soltar muitos respingos de água e aumentar o tempo para o produto chegar na temperatura ideal de trabalho.
A capacidade do reservatório rende aproximadamente um pouco menos de 6 minutos de vapor em uso contínuo. Em termos práticos, é possível passar cerca de 2 camisetas levemente amassadas.
Para roupas maiores ou mais amarrotadas, será necessário encher o reservatório a cada vez que se passar uma peça de roupa.
São liberados cerca de 21 gramas de água por minuto, bem próximo do declarado pela Philips Walita de 20 g/min.
A chapa chega em uma temperatura média de 141°C, juntamente com o vapor que chega a 138°C próximo à chapa. permitem trabalhar bem com tecidos como, Lã, Acetato e Viscose.

Porém para tecidos delicados como Nylon, Lycra e Veludo deve ser ter cuidado devido a chapa quente, mantendo certa distância já que a temperatura máxima na chapa pode chegar a 144°C.
Outros tecidos como Algodão e Jeans, este vaporizador Philips Walita 3000 é capaz de tirar o aspecto amassado, mas longe do resultado visto em ferros de passar.
Esse comportamento é comum em vaporizadores, mas depende do tecido. Já abordamos em quais situações é melhor usar Vaporizador ou Ferro de Passar.
Vale ressaltar que este modelo não possui acessórios como o modelo Vaporizador Black Decker BDV2000V, o qual possui um removedor de pelos e um higienizador com escovas.
E aqui, um acessório para tecidos delicados seria de muita utilidade para este produto da Philips Walita.
Com uma potência de aproximadamente 1000W, o vaporizador portátil Philips Walita 3000 consome cerca de 0,46 kWh em um uso contínuo de uma hora.
O consumo é mínimo para usos curtos e corriqueiros, como o de passar de uma camisa para trabalhar diariamente. Ao final do mês o consumo ainda ficará abaixo de 1 kWh.

Vaporizadores tendem a ser silenciosos comparado com outros barulhos do ambiente como ventiladores ou o diálogo de uma conversa, dessa forma o ruído quando ligado alcança cerca de 53 dBA.

Apesar do vaporizador trabalhar com altas temperaturas, as regiões do pegador se mantêm em temperaturas seguras na casa dos 30°C.

A parte de cima do corpo do produto pode alcançar 74°C. Pode dar um susto ao encostar na região, mas não será um problema. A única região que pode apresentar problemas é a chapa, como esperado. Esse local passa facilmente de 115°C.

O produto depois que desligado demora cerca de 35 minutos para que possa ser manuseado e armazenado com segurança. O que deve ser feito deixando o vaporizador portátil repousado sem interferência e em lugar seguro.
As junções das peças do vaporizador de roupas são onde há maior pontos de acúmulo, seja no pegador com o contato da mão que pode gerar resíduos, ou no corpo apoiando sobre uma mesa.
Além disso, depois de fria, a chapa antiaderente facilita bastante a limpeza do local caso fique suja. Apesar da vedação de borracha entre a chapa e o corpo acumular um pouco de sujeira, não traz dificuldade com a sua limpeza.
No geral, com um pano úmido e um pouco de detergente é suficiente para limpar e preservar as áreas que podem acumular sujeira como todo o restante.
O Vaporizador Philips Walita 3000 agrada no quesito desempenho, entregando um bom calor de saída para a maioria das roupas, além de uma portabilidade atrativa para quem busca um vaporizador de viagens.
Apesar disso, não é um produto recomendado para a passagem de muitas roupas devido ao seu reservatório exigir muitos enchimentos no processo. Além disso, se limita no que poderia ser usado se houvesse acessórios a serem usados.
Acessórios
Altura (cm)
Amplitude Sonora (dBA)
Cores do produto
Comentários


