Avaliação

Ventilador Mallory Olimpo TS

Jan 29, 2019, 11:54 AM

6 min de leitura

Imagem do vídeo da avaliação Mallory Olimpo TS
Logo youtube
Mallory Olimpo TS - Imagem 1
Mallory Olimpo TS - Imagem 2
Mallory Olimpo TS - Imagem 3
Mallory Olimpo TS - Imagem 4
Mallory Olimpo TS - Imagem 5
Mallory Olimpo TS - Imagem 6
Mallory Olimpo TS - Imagem 7
Mallory Olimpo TS - Imagem 8
Mallory Olimpo TS - Imagem 9
Mallory Olimpo TS - Imagem 10
Mallory Olimpo TS - Imagem 11
Mallory Olimpo TS - Imagem 12
Mallory Olimpo TS - Imagem 13
Mallory Olimpo TS - Imagem 14
Mallory Olimpo TS - Imagem 15
Mallory Olimpo TS - Imagem 16
Mallory Olimpo TS - Imagem 17
Mallory Olimpo TS - Imagem 18
Mallory Olimpo TS - Imagem 19

Pontos Fortes

Ótimo alcance de oscilação

Ótima força de vento

Bom variação de velocidade

Pontos Fracos

Vibração excessiva

Pouca opção de ângulo vertical

Produto anda em velocidade alta

Nota:

8.0

Desempenho e Funções

9.2

Design e Acabamento

8.4

Praticidade

7.2

Segurança

6.4

Outros Pontos

6.4

Ruído

4.9
banner telegram black friday detalhei

Avaliação de Ventilador Mallory Olimpo TS 126W - Harpyja

Um ventilador discreto, mas com bom gosto no desenho. O Mallory Olimpo TS é praticamente inteiro de plástico fosco (polipropileno). Esta versão que testamos é preta, mas também se encontra este modelo em branco. Em ambas as cores a hélice é cinza com 6 pás. 

Há vários outros modelos parecidos da Mallory com este desenho com outros tamanhos e diferentes quantidades de lâminas. Um exemplo é o Mallory Eco TS que possui lâminas de 30 centímetros e 4 pás. O Mallory Olimpo TS possui hélice de 40 centímetros.

O desenho é agradável. O adesivo com marca no centro da grade é de ótima qualidade e dá um toque mais atraente para o ventilador. Na base não há nada estético que se destaque muito Em compensação, não há defeitos de fabricação chamativos evidentes. Somente no encaixe da haste com o motor que há algumas deformações desagradáveis no plástico. O bom é que é uma área meio escondida. A base é boa e não é exageradamente larga. Mesmo assim ela garante a estabilidade do conjunto.

Praticidade

O seletor de velocidades fica em uma posição ergonômica, só incomodou a folga entre as posições. Quando deslocando o seletor devagar para selecionar uma velocidade o ventilador desliga o motor entre as posições. No começo era meio estranho esse comportamento. Depois acostuma.

É possível selecionar 3 ângulos verticais (-5°, 8° e 25°). Infelizmente é pouca variação. O produto poderia ter mais opções de ângulos ou ter um variação de ângulo maior. Um produto mais versátil em termos de ângulo é o Britânia Ventus 40, com 80° de ângulo, ou o Arno VF40, com 55° de ângulo vertical. O ângulo mínimo deveria ser um pouco mais alto, pois ele encosta na haste. Não atrapalha o funcionamento do produto, mas é um ponto a mais para gerar vibração desnecessária e desgaste.

Mallory Olimpo TS - Imagem sobre Mallory-Olimpo- angulo002

Por outro lado o ângulo horizontal do Mallory Olimpo é muito bom. A área de cobertura chega a quase 90° quando oscilando. Além disso o pino de acionamento para o sistema oscilar é simples, basta puxar ou empurrar o pino. A peça parece meio solta, mas não demonstrou ser um problema.

Mallory Olimpo TS - Imagem sobre Mallory-Olimpo- angulo001

Mesmo quando desligado é possível rotacionar a cabeça do ventilador. Isso muitas vezes facilita para manuseá-lo ou direcionar o produto para um local específico. Alguns modelos como o Britânia Ventus esse processo é chato, ficando em alguns momentos a cabeça travada, exigindo que o produto seja ligado e colocado em modo de oscilação para poder rotacionar seguramente.

Na parte de baixo da base há espaço para enrolar o cabo de alimentação. Não há local para travar o plug, mas já facilita para guardar, sem ter que enrolar o fio ao redor da haste. Por sinal este ventilador tem um ótimo cabo de alimentação, com 1,36 metros. 

Performance

A Mallory fez um bom trabalho em alguns pontos da performance deste ventilador. Primeiro é sua variação de velocidade. Da velocidade mínima para a máxima há 31% de diferença. Quanto maior essa diferença melhor, pois traz mais verstilidade para seu uso, e neste quesito o Mallory se destacou.

O segundo ponto forte de sua performance é a força do vento. O Mallory Olimpo gera ventos acima de 35km/hr. Nenhum ventilador testado até agora atingiu essa velocidade. Para empurrar todo esse vento este Mallory é equipado com um motor de 126W. Apesar de não vermos sinais do motor estar sobrecarregado em termos de potência, seria interessante se a Mallory tivesse colocado um pouco mais de folga devido a vibração do conjunto.

Apesar de possuir uma variação de velocidade grande, na velocidade mínima o produto ainda é barulhento. Não chega a ser mais barulhento que outros modelos de 40 centímetros de hélice, mas quando comparado com um modelo de 30cm, como o Britânia Protect 30 ou o Arno VF30, a amplitude sonora do Mallory é muito maior. Consideramos acima da amplitude desejada para dormir. 

Segurança

Em velocidade alta o corpo do motor vibra consideravelmente e transmite grande parte dessa vibração para a haste e base do conjunto. Na base há 4 pés de borracha, mas os dois pés de trás não dão contato sendo sustentado pela A parte plástica da traseira do ventilador. Com a vibração transferida para a superfície de contato o ventilador anda quando em velocidade máxima. E não anda pouco. Chega a andar 1 metro por minuto! Isso compromete a segurança do conjunto a não ser que seja feito um ajuste no produto.

É possível contornar esse problema calçando o plástico que dá suporte na parte traseira. Colando uma peça de borracha ali elimina o movimento do produto. Infelizmente cabe ao usuário consertar um problema de fábrica.

Fora esse problema o conjunto é seguro. A grade tem mais de 10mm de espaço entre as aletas que protegem a hélice, mas como a distância da grade até a hélice é grande, não há perigo de mexer na grade mesmo com o ventilador em funcionamento.

Para a remoção da grade é necessário uma chave de fenda. Apesar disso, tendo a chave não é complicado abrir a grade. É até um item de segurança para evitar que uma criança abra o conjunto. Quando aberta a grade é possível acessar a frente e a parte de trás das hélices sem remover a hélice por si só. E mesmo que precisasse, a remoção dela não é complicada. Para montar de volta a grade não é necessário nenhuma ferramenta, só um pouco de paciência para alinhar todas as aletas de encaixe.

Conclusão

O Mallory Olimpo TS é uma boa opção de ventilador para aqueles que buscam força de vento por um custo acessível. Há como contornar o problema de vibração na base, porém o conjunto em si chacoalha mais que o desejado. Para aqueles que mudam com frequência o ângulo vertical, este produto deixa a desejar. Mas se seu foco é a osilação, neste quesito o Mallory tambem se destaca entre outros do mesmo tamanho.  

  • Acessórios

    Nenhum
  • Alcance do oscilação

    87
  • Altura (cm)

    67
  • Ângulo máximo vertical (graus)

    25

Comentários