
Aprenda a fazer o Apfelstrudel, o tradicional doce austríaco que desperta emoções.
Aprenda a fazer o Apfelstrudel, o tradicional doce austríaco que desperta emoções.
Se você veio atrás de uma sobremesa rápida e fácil, essa pode não ser a escolha mais indicada. O Apfelstrudel é um preparo que demanda muito carinho e uma pitada extra de tempo.
De origem austríaca, Strudel significa "redemoinho". Apfelstrudel então seria um redemoinho de maçã. A sobremesa ganhou ainda mais fama em todo mundo depois de uma icônica cena do filme "Bastardos Inglórios", do diretor Quentin Tarantino.
Para mim é uma das receitas que mais reafirmam a minha ancestralidade na cozinha. Cresci vendo minha bisavó, de origem austríaca, preparar a receita com toda a maestria de quem aprendeu com as antigas gerações o preparo.
A receita é um ritual, tem um passo a passo que me reconecta às origens e é uma excelente oportunidade para reunir as pessoas em volta da mesa.
Uma das cenas mais emblemáticas em minha mente, quando me referencio à cozinha, é da minha bisavó estendendo habilidosamente a fina camada de massa, que mais parecia um véu, por cima da mesa.
O cheiro de maçãs assadas no forno e um batalhão de familiares ansiosos pelo doce dourado que saia da porta do forno como uma joia sai de um cofre.
Tem muita afetividade nessa sobremesa, e fico emocionado só de lembrar da textura e das camadas que envolviam o recheio com lembranças de infância.
Ingredientes
Massa
- 450 g de farinha de trigo
- 1 ovo e 1 gema
- 50 g de manteiga sem sal
- 1 colherinha de chá de vinagre
- 170 ml de água morna
- Uma pitada de sal
Recheio
- 1 kg de maçã Fuji que é mais firminha
- 4 colheres de açúcar
- 100 g de uvas passas pretas
- 100 g de nozes
Farofa doce
- 150 g de farinha de rosca
- 3 colheres de sopa de açúcar
- Canela em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
Preparo
Começando pela massa, em um bowl misture com o auxílio de uma colher a farinha de trigo, o ovo e a gema, a manteiga que deve estar em temperatura ambiente, a água morna e o vinagre.
Para garantir a elasticidade que estamos buscando, a massa precisa ser muito bem sovada e depois descansar.
Se você tem uma batedeira planetária com gancho, utilize o acessório para sovar a massa por aproximadamente 10 minutos.
Caso decida fazer a sova da maneira rústica, já diria a minha bisavó: "tem que surrar a massa". Realize se assim for, a sova manual por 30 minutos para garantir uma massa elástica e maleável.
Em uma parte quentinha da cozinha, deixe a massa descansar. Cubra-a com papel filme e espere a mágica acontecer.
Enquanto isso prepare o recheio. Descasque e pique as maçãs em lâminas com a espessura de ½ dedo. Misture o açúcar, as uvas passas e as nozes picadas. Você pode acrescentar algumas gotas de limão para que a maçã não oxide enquanto você não assa.
A farofa doce é simples, derreta a manteiga em um frigideira e dê uma leve tostada na farinha de rosca com açúcar. Coloque a quantidade de canela que preferir e reserve.
Montagem
Este processo é o grande truque para uma receita de strudel de sucesso.
- Estique uma toalha de mesa de algodão ou algum outro tecido macio. Você pode usar um lençol também, caso não tenha a toalha adequada .
- Em uma mesa grande, enfarinhe a superfície da toalha com uma camada bem fininha de farinha de trigo. Você pode utilizar um pincel e o resultado esperado é como o acabamento de uma maquiagem.
- Disponha no centro da mesa a massa e vá a esticando em direção a todas as laterais. A matriarca da minha família tem um segredo muito especial para evitar que a massa rasgue.
- Utilize as "costas das mãos" e faça com que os ossinhos entre os seus dedos possam esticar por debaixo da massa, alongando calmamente o comprimento dela.
- A massa deve ocupar praticamente a mesa toda, aproximadamente 1,5 X 1 M e deve ter a espessura tão fina quanto um papel.
- A prática leva a perfeição, e é bem provável que você tenha que ir remendando os buracos que se abrirem com a borda da massa, que tende a ser mais grossa.
- Espalhe a farofa doce e o recheio de maçãs por toda a extensão da massa. É importante que eles estejam frios para não danificar a estrutura do doce.
- Com as duas mãos levante uma das extremidade da toalha e deixe o strudel rolar até a outra ponta.
- Ela vai se enrolar todo e o resultado é uma massa comprida e recheada que você deve fechar as laterais, apertando um pouco com dedos para vedar os cantinhos.
- Transfira a massa para uma forma retangular grande levantando a toalha ou lençol com cuidado e dispondo o strudel delicadamente.
- Pincele gemas e um pouquinho de água para garantir um dourado especial.
- Asse a 180 graus por aproximadamente 1 hora.
- Sirva as fatias com nata batida em ponto de chantilly.
Leia mais